Transformar o depoimento do ex-presidente Lula ao Juiz Sérgio Moro nesta semana em Curitiba em uma guerra entre dois poderes políticos é ajudar a interpretação de que a Justiça persegue Lula com objetivos que nada têm a ver com corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, crime contra a Administração Pública, tráfico de influência e obstrução da Justiça, todos esses crimes de que é acusado em diversos processos.
O rendimento da JBS/Friboi para o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef), ao longo dos últimos 9 anos, não conseguiu cobrir a chamada meta atuarial (a rentabilidade mínima necessária para cobrir os gastos com os planos de previdência) e, por isso, os beneficiários e a empresa patrocinadora, no caso a Caixa, terão de dividir o prejuízo.
Há uma proposta inserida na Reforma Trabalhista, que a primeira vista deu a impressão da extinção total do Imposto Sindical no país.
Logo surgiu a dúvida sobre qual a razão da extinção, considerado o fato de que iria retirar também bilhões de reais dos cofres das entidades sindicais empresariais.
Agora parece desvendado e esclarecido. Tudo não passou de conversa para "inglês ver".
A libertação de José Dirceu, certa ou errada, gera um debate de curta duração: dentro de pouco tempo o Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4) julgará o apelo de Dirceu.
Se o absolver, Dirceu continua em liberdade, inocentado neste caso, esperando o julgamento de outros processos.
Se o condenar, Dirceu volta à prisão para cumprir pena de quase 21 anos, menos o que já foi cumprido e os abatimentos legais.
Ele pode fazer as proclamações revolucionárias que quiser que isso não muda sua situação.