|
CURTO & GROSSO
Edição de 04/07/2001
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
As Ongs "indigenistas" e vivaldinos do mesmo naipe que se cuidem: Daniel Cabixi, uma das mais respeitadas e respeitáveis lideranças indígenas, no Brasil e no Exterior, é o mais novo colaborador de clickmt.
A boa nova chegou ontem. Para quem não sabe de quem se trata, uma palinha: Por ocasião da primeira visita do Papa ao México, Daniel, que pertence à nação Pareci, foi escolhido para falar em nome dos povos indígenas da América Latina, mas sua viagem a Puebla foi impedida pelos militares, que lhe negaram o passaporte.
O regime militar temia que a participação de Cabixi viesse a "prejudicar a imagem do Brasil no Exterior". A emenda saiu pior que o soneto, com o fato explorado à exaustão pela mídia internacional.
Nosso mais novo colaborador fala com fluência seis idiomas e acaba de chegar da Suíca, onde participou de palestras e debates sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil.
Além da colaboração, já confirmada, de Daniel Cabixi, estamos mantendo contato e esperamos ter em nossa esquadra outra personalidade mato-grossense que também vive socada no meio do mato e é tão conhecida -- e respeitada -- internacionalmente quanto. Esperar para ver. Melhor, ler.
O assassinato do vereador Daniel Lopes da Silva, de Tangará da Serra, tem toda a pinta de ter uma "motivação clássica". Para bom entendedor...
Publicidade do site da TV Centro América -- aquele grandão -- afirma que o rio Amazonas é o curso de água mais longo do mundo.
A "informação" contraria a convicção de todos os geógrafos do mundo, para os quais o rio mais longo do mundo é o Nilo...
Para não ficar atrás, o site do Grupo Gazeta&Planeta -- o gazeta.gov -- também resolveu investir na mídia.
Para o gazeta.gov, o melhor governador do mundo é o atual. Melhor que este, só o próximo -- pouco importando quem seja o próximo.
Para antecipar o início das obras de construção de novas hidrelétricas que ainda dependem de licença ambiental, o Ministério do Meio Ambiente promete recursos para capacitação de mais técnicos em diversos estados.
Graças a Dante e à bancada governista na Assembléia Legislativa, Mato Grosso vai ficar sem o dinheiro e sem novos técnicos da área. É que agora, depois da "sessão apagão" do último dia 28, quando foi rasgado o Código Estadual de Meio Ambiente, basta o secretário Ito Müller, "no interesse público", dispensar a elaboração do EIA/Rima e estamos conversados...
Compartilhe:
|
|