|
CURTO & GROSSO
Edição de 26/12/2004
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
><>///<>///<><
Prestenção, vivente!
Se você e-leitor, ainda não se recuperou da “rabanada” da sogra; do bafão estatutário da cunhada solteirona; dos faniquitos daquele compadre mal-resolvido; das sengraceiras daquele sobrinho metido a besta; dos suores daquela vizinha mal-amada; do “ovo virado” da distintíssima...
...Enfim, das conseqüências desastrosas tão comuns no day-after daquela “celebração cristã” que acontece na véspera de Natal...
...E, mesmo mastigando boldo, por conta daquela “azeitona” que não caiu bem ou tendo madrugado sentado no trono, “graças” àquela maionese que só a vovó tem a receita...
...E, ainda assim, já está pensando nas “comesebebemorações” da virada do Ano Novo...
...Então, precisa ler na seção “Sabor da Terra” a talentosa receita de Churrasco à Kamarada Mederovsk.
Está de dar água na boca; simplesmente deliciosa, em todos os sentidos.
><>///<>///<><
Aproveitando a balada:
Ainda não será desta vez, com a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, que o super-híper-ultra-plus-big-best-top-top secretário Luiz Antonio Pagot vai sentir o gostinho da vitória.
Entenda o caso:
Mesmo prometendo 20 milhões em obras para os vereadores dispostos a votar no candidato que tirou da carteira, digo, da cartola, quem vai presidir a Câmara é a vereadora Chica Nunes (PSDB).
Aliás, desde que Pagot se meteu a Mãe Dinah do Cerrado e virou “estrategista político”, ainda não conseguiu dar uma dentro.
Oh, coitado!
Bem a propósito, vamos repetir o que dissemos quando denunciamos a interferência da sinistra figura no processo: Cuiabá tem história e dispensa tutela.
De boi sonso, mermão, cuiabano só tem a cara!
Tomara que tenha aprendido.
><>///<>///<><
Leitura dinâmica -- 1
Na guerra contra a ferrugem, fungicidas são trazidos de avião...
Ferrugem da soja, claro.
Well...
Enquanto se move céus e terras para conter o avanço da ferrugem, numa verdadeira operação de guerra...
...A grande ameaça aos rebanhos suíno e bovino de Mato Grosso, que é a criação de porcos soltos – potenciais vetores da peste suína e da aftosa -- não é levada a sério pelo governo, que só se preocupa, mesmo, quando é o seuzinho de (ainda) Reizinho que está na reta.
Coisa relativamente simples de se resolver: basta dar um prazo de 30 dias para tais “criadores” darem um jeito no corpo e no porco e, depois mandar matar tudo.
Well...
Simples para quem tem sangue no olho e não para quem está de olho gordo nas terras hoje ocupadas pela pecuária e cujo sonho é vê-las transformadas em intermináveis plantações de soja.
Soja transgênica, claro.
><>///<>///<><
Leitura dinâmica – 2:
´´Percevejo castanho´´ é a nova praga nas lavouras de Mato Grosso...
Nas lavouras de soja, claro.
Também, tão querendo o quê, se desmataram tudo e soja é a única coisa que o pobre do percevejo encontra pra comer?
Tá ruim?
Pois é...
Sem pássaros e outros predadores naturais por perto, o que – vamos insistir – só é possível com a preservação ou a reposição de faixas de vegetação nativa...
...Pode ir tratando de providenciar uma ponte-aérea permanente entre as lavouras e as indústrias de pesticidas e fungicidas na Europa e nos Estados Unidos, porque a situação só tende a piorar.
Entenda o caso:
Sem os predadores naturais por perto e sem as faixas de vegetação natural para reduzir a velocidade do vento, tanto o ataque de percevejos como a propagação dos esporos do fungo da ferrugem só vão aumentar, lamentavelmente.
Mas, também lamentavelmente, ainda está para nascer governador que não confunda “ser estadista” com “construir estádios”.
Garimpo triste!
><>///<>///<><
Esta última segunda-feira de 2004 – com direito a lua cheia e tudo o mais --, promete babados fortíssimos a Oeste de Tordesilhas.
Entenda o caso -- por outra, os casos:
Pela manhã, a partir das 9 horas, recomeça no Tribunal de Contas a apreciação da papelama encaminhada pelo ainda prefeito Roberto França Auad.
“Bríncipe” Auad passou a festa de Natal disparando telefonemas irados e enviando emissários que se prestam a este tipo de patifaria, tentando reverter o quadro de mais uma derrota certa, já que três conselheiros se pronunciaram contrários à aprovação, tamanhas e tão sortidas são as bandalheiras.
O caso promete.
Promete revelar se o TCE vai fechar o ano com chave de ouro ou se libera geral, promovendo a distribuição de chaves de cadeia.
A conferir.
Já em Brasília, o ainda senador Pés de Barro promete para a tarde apresentar um relatório alternativo da CPI do Banestado – aquela ópera-bufa que antecipamos aqui que terminaria em Pitta.
Brasília...
Segunda-feira...
Depois do Natal...
Semana do Ano Novo...
Só vai dar ele, claro!
Afinal, temos aí as condições ideais de temperatura e pressão para a última performance solo do ano do senador, com direito a banho de lua cheia.
Well...
A segunda-feira, felizmente, termina com outro tipo de babado e muita babação -- como deve, nestes casos -- e envolta num cenário de esperança e alegria para os vovôs estreantes, Therezinha e Blairo Maggi.
Entenda o caso:
Está previsto para as 19 horas em um hospital da Capital, o nascimento de Bianca -- que resolveu botar a carinha no mundo um pouco antes do esperado.
Que seja bem-vinda, como são bem-vindos todos os viventes que chegam e hão de chegar a Cuiabá.
><>///<>///<><
Compartilhe:
|
|