capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.739.754 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 17/05/2005

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Isso é que é furo!

TV do grupo Gazeta&Planeta anuncia mais uma “entrevista exclusiva” com o senador Pés de Barro – a milésima, pelas nossas contas.

Na próxima virada da lua cheia tem mais, com certeza.

Entenda o caso:

O dono da emissora e o ilustre senador são réus em vários processos juntos.



Leitura dinâmica -- 1

Manifestantes exigem nacionalização do gás e do petróleo boliviano...

E o que o nobre e-leitor tem a ver com a Véia Chica?

Entenda o caso:

Pelo andar da carruagem, se e quando a MT-Gás resolver dar um jeito no corpo, o preço do gás veicular vai estar mais caro que gasolina de avião.



Leitura dinâmica –- 2:

Governador de Rondônia grava tentativa de extorsão por deputados...

Ah, se ¨Meu Rei¨...

Xá pra lá!



Leitura dinâmica – 3:

Taques admite candidatura no futuro...

No passado, já andamos lendo qualquer coisa a respeito, com direito a enquete e tudo mais...

KKKK!!!



Cena da vida real :

Último final de semana, no Cybercafé do Supermercado Modelo da Perimetral, acompanhado de mulher e filhos, marido acessa o site do governo – www.mt.gov.br --, vota e manda toda a família votar na opção MT Fomento Card, na enquete que quer saber ¨qual dos programas de governo realizados para beneficiar o servidor público, se destaca como o mais importante¨.

Completada a operação, pegou o celular e ligou pra alguém a quem chamou de chefe e lá se foi, alegre e feliz...

...Pra outro cybercafé, continuar seu “trabalho”.

Acontece...

Em Mato Grosso acontece...



Aproveitando a balada...

Anote e depois confira:

Computador básico da MT-Fomentos ainda vai dar muito o que falar.

Falar o ¨básico¨, claro.



Quanto mais a gente reza...

Entenda o caso:

Rabicó que se apresenta como aspone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente anda ameaçando acabar com todos os quiosques da avenida Beira-Rio.

Com certeza está com saudade dos “bons tempos” em que as instalações, depois de quase que completamente destruídas, foram transformadas em pontos de distribuição de drogas, motel de pé inchado e até terreiro de quimbanda, com direito a matança de bode preto, boneco de cera cravejado de alfinetes e tudo o mais.

Pior:

Para o curioso bípede, não só os quiosques, mas a própria avenida estão em “local inadequado”.

Well...

Não seria o caso de se transferir para “local mais adequado” também a própria Capital de Mato Grosso e Várzea Grande, que ficam às margens do rio Cuiabá, e, ainda, São Paulo (Tietê), Belo Horizonte (Arrudas), Recife (Capiberibe e Beberibe), Porto Alegre (Guaíba) e todas as demais cidades ribeirinhas e litorâneas?

E exigir que a ONU faça o mesmo com Londres (Tâmisa), Milão (Pó), Roma (Tibre), São Petersburgo (Volga), Paris (Sena), Nova York (Hudson), Viena (Danúbio), Lisboa (Tejo), Xangai (Yang-Tsé-Kiang), entre tantas outras metrópoles igualmente edificadas em “locais inadequados”?

Ah, falta do que fazer!



Aproveitando a balada:

Associação de Moradores do Jardim das Américas consegue reformar no STJ decisão do TJMT que beneficiava construtora Gerencial.

A demanda -- noticiada em primeira mão pelo Super Site Good -- se arrasta desde 2001 e envolve, ainda, a Prefeitura de Cuiabá e Curadoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual como ¨sócias¨ na lambança.

Veja todos os detalhes na seção Tá Ligado?



Por falar em lambança...

Via decreto, “Meu Rei” autorizou a contratação de serviços de auditoria interna e externa.

É o caso de se perguntar:

E para que servem, respectivamente, a Auditoria Geral do Estado e o Tribunal de Contas se não é para cuidar de auditorias interna e externa?

Aí tem!

Ah, se tem!



Grande Cáceres finalmente pode ter um representante na Assembléia Legislativa.

Aliás, só não vai ter se o quase-quase ministro Pedro Henry -– o aprendiz de cacique do PP -- não quiser.

Entenda o caso:

O deputado Jirau de Freitas, digo, José de Freitas – aquele que é dono da Feicovag e também da arquibancada que desabou, ferindo 600 pessoas – está na mesmíssima situação de Sérgio Naia, que acabou cassado por falta de decoro, por conta do desabamento de dois prédios no Rio.

Situação de Jirau de Freitas, digo, José de Freitas, é pior ainda, porque mentiu ao alegar que os serviços eram “terceirizados”, desrespeitou acintosamente o laudo do Corpo de Bombeiros, nem se deu ao trabalho de providenciar alvará e obriga pessoal pago com verba de gabinete a trabalhar em sua empresa de eventos.

Não há meio termo:

Ou o presidente da Assembléia Legislativa inicia – e já – o processo de cassação do desastroso deputado e sinaliza, assim, para a população e para as vítimas, que o Parlamento estadual não está conivente com este tipo de bandalheira...

...Ou terá de fazê-lo sob vara ou sob vaia – pressionado pelo Ministério Público ou pela opinião pública, porque ninguém mais suporta tanto deboche e descaramento.

Os ventos estão “favoráveis”, vamos dizer assim, para esta esperada decisão histórica.

Jirau, digo, José de Freitas foi eleito pelo PPB (agora PP), de onde migrou para o PFL do imperador Jota Veríssimo, depois de um arranca-rabo com o cacique Pedro Henry.

O primeiro-suplente do PPB (agora PP) é o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Wilson Kishi – unha e carne de Pedro Henry.

A cassação, de resto, coloca, o PP na posição de maior bancada da Assembléia Legislativa, passando de seis para sete parlamentares -– um trunfo e tanto para quem, como Henry, precisa se cacifar, se é que deseja mesmo construir sua candidatura ao Senado.

O ex-imperador Jota Veríssimo -– se bem conheço o meu gado --, não vai mover uma palha para defender seu desastrado e desastroso pupilo, até porque se entende muito bem com o quase-quase ministro e estão juntos na queda-de-braço com “Meu Rei”.

Aliás, é mais fácil Jota Veríssimo aparecer mancando na Câmara Municipal de Várzea Grande, dizendo-se também “vítima” do desabamento e pleiteando uma pensão vitalícia – que será concedida, claro -- que dar as caras na AL para solidarizar-se com o ainda deputado Jirau, digo, José de Freitas.

O destino do indecoroso deputado, portanto, ¨num inflói nem desinflói¨ em nada na ordem do dia, tanto na AL como no Paiaguás.

PFL e PP continuarão com os mesmíssimos 12 votos na AL e o governador com os mesmíssimos problemas, com ou sem José ¨Jirau¨ de Freitas.

Já para a imagem da Assembléia Legislativa, a cassação cai tão bem como milho em boca de bode.

Traçados os paralelos e meridianos, então fica assim:

Ou a Assembléia Legislativa esquece o espirito de corpo e faz o que tem que fazer -– cortar na própria carne e, com o gesto, recomeçar a conquistar a confiança da população e do eleitor -– ou se desmoraliza de vez.

Se prevalecer o corporativismo, mermão, aí só resta à AL outorgar o título de comendador para o “injustiçado” Sérgio Naia.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de Leitor (lei@tor.com.br)
Em 17/05/2005, 22h52
Eu sei...
É a síndrome do flato efêmero...

Comentário de Astrogildo Borges (astroborg@hotmail.com)
Em 17/05/2005, 15h35
Cassação já!
Filho de que,Piamonte ?

Comentário de José Piamonte (josepiamonte@ig.com.br)
Em 17/05/2005, 14h35
Parabens
Dias que não acessava o seu site... Que surpresa a seção de comentários. Quanto ao deputado, acredito que não vai acontecer nada, afinal ele também é filho e tem o direito de errar.

Comentário de Leitor (lei@tor.com.br)
Em 17/05/2005, 10h55
Autofagia útil
São raros os momentos em que temos esse alívio, onde ¨cânceres¨ de imoralidade e improbidade de caráter são extirpados por si só...

Comentário de Edson (ebastoss@hotmail.com)
Em 17/05/2005, 10h12
Casa do Povo
Esta seria uma boa oportunidade para o deputado presidente da casa, Silval Barbosa, mostrar que ainda resta um "pingo de dignidade", na tão desacreditada Casa do Povo, se é que isso é possível.
O que aconteceu em Várzea Grande não pode ficar por isso mesmo, o responsável tem que ser punido.

Comentário de Antonio Neto (antoniofneto@hotmail.com)
Em 17/05/2005, 09h22
Beira Rio
É muito triste constatar que a Prefeitura de Cuiabá continua tendo em seus quadros pessoas sem vinculação ao interesse público e sem conhecimento técnico e de causa.
O governo anterior conseguiu, acredito que através de verba federal, melhorar muito aquela região, parece-me que tinham um projeto de revitalização, mas como a alegria de cuiabano dura pouco, o tal projeto fora abandonado, juntamente com os quiosques. Quem se lembra do Mac Donald´s?
Por iniciativa própria e a duras penas, os concessionários dos quiosques estão devagarinho conquistando uma clientela fiel e com isso, estão contribuindo com a melhoria do ambiente ali encontrado, pois está movimentando o lugar.
Mas, ao invés do Poder Público ajudar, aparentemente, por uma total falta visão, ele vem contribuindo apenas para dificultar a vida dos comerciantes, pois nem mesmo a manutenção da limpeza está acontecendo.
As calçadas continuam sujas; em praticamente toda a extensão da avenida não encontramos lixeiras (do museu do rio até o modelo) e as árvores que margeam a calçada não são podadas.
Ressalto que aquela Avenida,principalmente na região mencionada é o melhor lugar na capital para a prática de caminhada, pois o piso é plano, por estar ao lado do rio a umidade do ar é maior, o ar é mais limpo e a vista é bonita. Mas em que pese todos esses atributos o poder público não fomenta a atividade, pois como já disse, não disponibiliza lixeiras, não limpa e conserta as calçadas, não melhora a segurança, etc...
A decepção aumenta quando lembramos que a região é dita como turística... imagina as que não são.
O nosso prefeito tem a chance de mostrar que realmente entende de gestão. Sem gastar praticamente nada, ou melhor, sem gastar nada além do que está no orçamento, poderá efetivar a Beira Rio como uma área de lazer, de prática de esportes, um real e verdadeiro cartão postal da Capital.

Comentário de Manoel Netto (mnetto_40@hotmail.com)
Em 17/05/2005, 09h11
Ver pra Crer!!
Só rindo mesmo, e voce acredita em duende, duvido muito que a AL faça alguma coisa para ter moral, e o rio que corta acapital da venérea brasileira é CAPIBARIBE. E vai você que eu não vou.. KKKK

  Textos anteriores
Edição de 16 de Maio de 2005
Edição de 14 de Maio de 2005
Edição de 13 de Maio de 2005
Edição de 12 de Maio de 2005
Edição de 11 de Maio de 2005
Edição de 09 de Maio de 2005
Edição de 08 de Maio de 2005
Edição de 07 de Maio de 2005
Edição de 06 de Maio de 2005
Edição de 05 de Maio de 2005
Edição de 03 de Maio de 2005
Edição de 02 de Maio de 2005
Edição de 1º de Maio de 2005
Edição de 29 de Abril de 2005
Edição de 27 de Abril de 2005
Edição de 26 de Abril de 2005
Edição de 25 de Abril de 2005
Edição de 22 de Abril de 2005
Edição de 20 de Abril de 2005
Edição de 19 de Abril de 2005

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques