|
CURTO & GROSSO
Edição de 08/09/2005
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Pela primeira vez em 40 dias, na Baixada Cuiabana, foi possível olhar para o firmamento e ver uns fiapos de nuvens.
Sabiá-laranjeira esgoelou até secar a língua, mas chuva que é bom...
Bem a propósito:
O e-leitor já reparou como estão os pés de manga?
Um carocinho aqui, outro acolá...
Entenda o caso:
“Ano de pouca manga é ano de pouca safra” – ensinam os antigos.
Só pra constar:
Pode ser coincidência, mas o fato é que bastou o Rei da Soja botar os pés no Paiaguás para Mato Grosso ter dois anos de muita safra e nenhum preço.
Só falta mais um ano de urucubaca, sem safra e sem preço.
Pé-de-pato mangalô treis veiz, mizifio!
Por falar em urucubaca...
Os irmãos Pedro e Ricardo Henry foram as figuras mais lembradas, ontem, nas comemorações do Dia da Independência, em Cáceres, com direito a fechamento da BR e tudo o mais.
Nova manifestação está marcada para o próximo dia 17 – abertura do Festival Internacional de Pesca.
E por falar em filho da pátria...
Companheiro-presidente Lula convidou o companheiro Olosegum Obasanjo, da “Migéria”, para desfilar em carro aberto, ontem, em Brasília.
Entenda o caso:
O negão achou que era uma homenagem, mas, na verdade era pra servir de bucha-de-canhão, caso Lula fosse “ovocionado”.
E o companheiro Severino, heim?
Tá mais enrolado que rocambole do Fiorela.
Quê situação!
E por falar em “enrolado”...
Faltam, agora, 76 dias para a inauguração do asfalto na BR-163, até Santarém, segundo “garantiu” o ministro Ciro Gomes, com o aval de “Meu Rei” e do companheiro-presidente Lula...
...“Se não houver nenhum imprevisto”, claro.
Capataz daquele terreno no Coxipó onde um dia funcionou a UFMT – a gloriosa FUFU --, feitor, digo, reitor Paulo Speller só abre a boca para pedir voto para candidatos do Campo Majoritário do PT.
Conseguiu reduzir a Unisselva na Unirelva e, pelo jeito, nem se lembra de que a Universidade Federal de Mato Grosso, mais que qualquer outra instituição, tem compromisso de honra para com a preservação do Salto Dardanelos, no Aripuanã – patrimônio ambiental ameaçado de desaparecimento, para gerar energia e lucro para a generosa empreiteira Norberto Odebrecht.
Pela proverbial omissão e total descompromisso para com a comunidade, merece figurar na Galeria dos Colaboracionistas da Usina da Morte.
Tá explicado!
Soja Majestade engavetou o projeto BID/Pantanal para forçar a privatização dos sistemas de saneamento básico das cidades localizadas no entorno do Pantanal de Mato Grosso – casualmente, as mais populosas e que mais despejam esgoto nos rios da região mais bela do mundo e, por conta disto, ameaçada de virar uma imensa cloaca a céu aberto.
Entenda o caso.
O Projeto BID/Pantanal é, fundamentalmente, um programa de saneamento básico, e prevê recursos para tratamento de esgoto em todas as cidades -- Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Primavera do Leste, só para citar algumas -- que lançam esgoto in natura nas águas que correm para o Pantanal.
Maggi improvisou um desculpinha esfarrapada para segurar o projeto, porque sabe que o Banco Mundial só financia instituições públicas, como também sabe que, sem os recursos do BID/Pantanal, os prefeitos não terão como segurar a bronca por muito tempo.
O primeiro a abrir as pernas, aliás, foi o prefeito de Cuiabá que, conforme antecipamos aqui há muitas e muitas luas, decidiu pela privatização da Sanecap.
Com isso, WC, digo, WS joga pela janela os 45 milhões de dólares a que a Capital tem direito, mas embolsa qualquer coisa parecida com 200 milhões de reais do Grupo Carioca Engenharia, que já avaliou o patrimônio da Sanecap e só espera a formatação burocrática da coisa para fechar o negócio e até já estabeleceu o preço da tarifa mínima em 25 reais, conforme revelamos na bat-calúnia de ontem.
Na Câmara Municipal, por onde a negociação tem que passar, nenhum problema -- apenas as negaças de praxe.
Afinal, quem aprova prestação de contas do ex-prefeito Roberto França, aprova qualquer coisa.
Os próximos a cair na esparrela são os municípios de Rondonópolis e Várzea Grande -- casualmente dirigidos por prefeitos que pertencem ao mesmo partido do governador.
Os demais virão de arrasto.
Voltaremos à carga.
Compartilhe:
Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Gibran Lachowski (gibranluis@bol.com.br) Em 09/09/2005, 03h08 |
FOI AQUI MESMO |
Cleusa, tudo bem! Foi aqui mesmo esse lance das revistas Veja e Época, e fui eu que escrevi. Escrevi que elas estão fazendo "jornalismo de esgoto" e que ter divulgado acusações contra Severino sem provas era uma prova disto. As provas estão saindo agora, dias depois. Então, Veja e Época deveriam ter coletado mais dados, ou seja, deveriam ter trabalhado mais alguns dias para escrever o material. O que soltaram inicialmente eram só especulações e não havia veiculação de cópia do documento, não havia concretude do material.
Abraço, senhorita! |
Comentário de Cleuza (astral100@bol.com.br) Em 08/09/2005, 22h46 |
Busca |
Por acaso foi aqui que eu li uma matéria falando mal das revistas (Epoca e Veja) por falsearem acusações contra Severino Chic Chic? Não sei se foi aqui ou no Observatório da Imprensa... Help! A busca não fununcia. |
Comentário de Olinto Pinto (olintinho@hotmail.com) Em 08/09/2005, 22h42 |
Utilidade Pública |
Buana. Choveu no Coxipó. Uns pingos no CPA. Tá rodeando. O calor bateu mais de 30º à noite. Se ficar olhando bem no horizonte, mas bem mesmo, vai ver um ou outro relâmpago. Amanhece chovendo na sexta. Se Deus quiser. |
Comentário de Enzo Martins (enzomartins@hotmail.com) Em 08/09/2005, 10h55 |
Cuiabá é puro esgoto |
Falando em saneamento básico...Nunca vi, ou melhor, percebi uma Cuiabá mais fedorenta que agora, vôte! É um furdum de esgoto, de merda humana (se fosse de boi...), que dá nojo, e isso é mais sentido nos bairros em que se constroem mais prédios residenciais... |
Comentário de Enzo Martins (enzomartins@hotmail.com) Em 08/09/2005, 09h55 |
A serviço da iniciativa privada |
No plano federal o governo acabou com o soft livre, preferindo economizar R$200 milhões agora a economizar R$10 bilhões depois... |
Comentário de ... (beija-flor@mmm.com) Em 08/09/2005, 08h45 |
!!! |
Pois é! |
|
|