|
CURTO & GROSSO
Edição de 05/01/2006
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Prestenção, bugrada!
Fato Relevante:
Grupo Fazendas Reunidas Perereca, Enterprise, Broadcasting & Corporation comunica ao respeitável público e-leitor que na próxima segunda-feira, 9, o SuperSiteGood vai permanecer fora do “al”, por conta de umas “adapetaçõs” na tripa do bruto, necessárias para implementar as altas novidades que vêm por aí.
Então, fica assim:
Te cuida, concorrência!
Por falar em “te cuida”...
Enquanto os servidores, como nos “bons tempos” da Era Dantesca, sob a sola da Turma da Botina amargam o terceiro ano consecutivo de arrocho, Soja Majestade resolve aumentar para 10 mil reais apenas o salário dos funcionários do Grupo Amaggi, digo, dos secretários de Estado – o que vem a dar no mesmo.
Ou quase.
Esse é “Meu Rei”...
Sempre preocupado com aquela promessa de ajudar aos menos favorecidos...
Companheira-senadora Serys Ex-Slhessarenko pirou a cachola.
Entenda o caso:
Agora, anda dizendo por aí que “as estradas estão em situação precária devido à falta de investimentos dos governos passados”.
Ora, ora, ora, ora!...
Três anos depois, o do companheiro-presidente Lula, na prática, já é um “governo passado”.
Pior:
Passado a sujo.
Ainda o companheiro-presidente que “não sabe de nada”:
Pergunta mais indigesta não foi feita a Lula, na fantástica “entrevista” exibida pela TV Globo no último domingo:
Será que até hoje o presidente e também o senhor Pedro Bial não estão sabendo que o filho embolsou cinco milhões de reais do Grupo Telemar?
Francamente!
E por falar em TV...
Por conta de outros afazeres, este pobre marquês não vai poder participar, também este ano, da Corrida de Reis.
Mas, para não deixar de prestigiar o evento promovido pela TV Centro-América, contratamos um japonês para fazer o percurso de 11 quilômetros, sob aquele sol de estalar mamona.
E rachar o prêmio, claro, em caso de vitória.
KKKK!!!
Outro país:
Dono da distribuidora Skol – o abençoado neo-empreiteiro Maurinho Chapolin Colorado -- vai morar na avenida Antárctica.
Acontece...
Em Mato Grosso, acontece...
Cresce a pressão para que a CPI dos Correios investigue também os parlamentares que trocaram de partido desde a posse do companheiro-presidente Lula.
A se concretizar a iniciativa, além de Pedro Henry (PP) – publicamente acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão --, também serão convidados a depor os nobres colegas Ricarte de Freitas, que trocou o PSDB pelo PTB, e o recordista mundial de troca-troca, Lino Rossi, que até o fechamento desta edição (ainda) estava no PP.
O nome não deixa de ser sugestivo: Elmo – que vem a ser aquele capacete de metal que os antigos guerreiros usavam para proteger a cabeça dos golpes de adaga -– uma espécie de “testa-de-ferro”, vamos dizer assim.
Coincidência ou não – acontece – o fato é que os direitos sobre a maior parte da megajazida de fosfato recentemente descoberta no município de Planalto da Serra pertencem ao empreiteiro goiano Elmo Teodoro Ribeiro, citado em ação do Ministério Público Federal como ¨laranja¨ -- ou testa-de-ferro, como queiram -- do ex-ministro da Agricultura Íris Rezende e do ex-governador Maguito Vilella.
Bastaram dois requerimentos ao DNPM para que o senhor Elmo assegurasse a parte do leão na jazida, cobiçada pelas tradings Amaggi, Büng, Cargill e ADM e cujo potencial de produção é suficiente para suprir as necessidades nacionais por pelo menos 500 anos.
Um negócio bilionário -– bilionário, em dólares -- já que o fosfato é imprescindível na formulação de adubos e na mineralização do gado – matéria-prima que o Brasil hoje importa, o que encarece em cerca de 30% a produção brasileira de grãos e de carne.
Por aí já se pode ter uma idéia do impacto que a autosuficiência e a conseqüente redução de custos para o produtor rural vai provocar no mercado externo – coisa para abalar a Bolsa de Chicago, conforme comentamos ontem.
Daí também a preocupação das tradings – Grupo Amaggi, incluído -- em monopolizar a exploração da megajazida, para poder continuar ditando o preço e perpetuar o virtual sistema de escravidão que impõem aos produtores nacionais – aos produtores de Mato Grosso, em especial, onde cerca de 70% deles estão endividados até a quinta geração.
Se o senhor Elmo Teodoro Ribeiro -- detentor dos alvarás de pesquisa 11468 e 11469, expedidos pelo DNPM em outubro passado sobre duas áreas contígüas de 1.980 hectares, cada -- está sozinho nesta ou se tem alguém por trás, é prematuro e seria até leviandade afirmar...
...Mas que já se prestou ao papel de “laranja” de governador e ex, isso já, conforme pode ser comprovado no MPF/GO, mais exatamente no processo n.º 1999.35.00.005225-5.
Voltaremos à carga.
Prestenção, traveis!
Convide os amigos, vizinhos, compadres, comadres, a turma toda para trocar mensagens, mandar recados, participar do fórum, enfim, juntar-se aos bons na comunidade clickmt.
Basta “apertar” aqui: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6850955
Participe, também, de nossa nova enquete na página inicial:
Você votaria de novo no companheiro-presidente Lula?
Vôte!
Compartilhe:
|
|