capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.740.720 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 10/05/2006

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


20:28

Escalada

Âncora do programa Hora da Tosse, apresentado pelo “Bríncipe” Auad, faz questão de destacar que começou na TV “trabalhando no programa do Ratinho”.

O rapaz está evoluindo, por supuesto.

KKKK!!!






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


20:23

Só 16 serão investigados no Caso Sanguessuga

De Mato Grosso foram ¨premiados¨ Wellington Fagundes e o ¨eco-turista¨ Ricarte de Freitas, presidentes, respectivamente, dos diretórios estaduais do PL e do PTB.

Só?

Tá bom...
Disfarça!

Entenda o caso lendo comentário ¨Sanguessudódromo¨, postado às 11:26.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


18:56






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


17:29

Escola Normal piorada

Demagogia política desvirtuou a idéia original e transformou a Universidade Estadual de Mato Grosso numa ¨Escola Normal¨ de qualidade e eficiência pra lá de duvidosas -- e bota ¨pra lá de duvidosas¨ nisto!

Com a pulverização do campus por esses grotões afora, perde a Educação estadual -– não sem motivos eleita a pior do Brasil -–, perde a população e perde a economia de Cáceres, que tinha tudo para se transformar na maior Cidade Universitária do Centro-Oeste.

Aliás, perdem também os municípios supostamente ¨beneficiados¨ com o esquartejamento da Unemat.

...

Leia mais em comentário exclusivo amanhã, aqui mesmo nesta bat-calúnia e neste bat-canal.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


17:23

Tudo de si

Soja Majestade está dando ¨tudo de si¨ para perder a eleição para ele mesmo.

Entenda a caso:

Apesar de o produtor rural já estar vendendo o almoço para comprar a janta, a ¨nova¨ Secretaria Estadual de Meio Ambiente decidiu dar ¨aquela forcinha¨ e, plena véspera de campanha eleitoral, decidiu cobrar as multas por desmatamento que estavam engavetadas desde o governo anterior.

Por conta da sanha tributarista e legisferante do promotor-secretário ou secretário-promotor -- com o aval da Assembléia Legislativa, registre-se -- o valor da multa foi estabelecido em cinco mil reais por hectare desmatado -- várias vezes o valor da própria terra, com madeira e tudo.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


16:49

Batumes, maceiras, camalotes e saranzeiros

Na chamada Grande de Cáceres, o que tem ex-prefeitos e assessores rompendo maceira de aguapé no muque, rasgando saranzeiro, rompendo a eito batume de camalotes e descendo o Paraguai com zinga, não está escrito, informa nosso ¨Repórter da Fronteira¨, João Arruda.

Well...

Não estava.

Entenda o caso:

Basta soar a sirene de uma ambulância, claro, para o pessoal confundir com o sinal de outro tipo de viatura e ¨vazar¨.

Pior:

A Bolívia -- o valhacouto preferido por 10 entre 10 foragidos da Justiça de Mato Grosso, até a eleição do companheiro-cocaleiro Evo Morales -- está fora de cogitação, porque o índio não está pra brincadeira.

Há duas semanas, por exemplo, ninguém sabe o paradeiro de um ex-prefeito de Glória do Oeste, que conseguiu a façanha de pagar R$ 376 mil por uma ambulância que custava R$ 76 mil -- uma ¨pequena¨ diferença de ¨apenas¨ 300 mil reais.

...

Mais Cáceres -- e sirene de ambulância -- em comentário postado às 10:31






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


15:28

TRE também em greve

Enfim, a solidariedade superou o medo.

Entenda o caso:

Pela primeira vez, o pequeno grupo de servidores concursados na sede do Tribunal Regional Eleitoral resolveu ¨comprar a briga¨, junto aos colegas das Justiças Trabalhista e Federal.

O TRE em Mato Grosso é um caso atípico, pois possui em seu board gente requisitada da Justiça estadual e prefeituras, total numericamente superior ao quadro de servidores concursados na Capital.

São 60 cartórios no interior, variando de 2 a 3 servidores por unidade, além dos cerca de 40 lotados em Cuiabá.

A sequência de não adesões às paralisações em anos anteriores, porém, desta vez foi quebrada, apesar do receio sobre possíveis retaliações das chefias contra os grevistas.

Os servidores das outras duas casas, no entanto, demonstraram que a grande maioria dos grevistas possui função comissionada ou está em estágio probatório, ou ambos os casos ao mesmo tempo, injetando assim ânimo aos colegas da Justiça Eleitoral.

Os servidores do TRE nos cartórios estavam apenas esperando a iniciativa dos colegas da Capital para aderir ao movimento, pois havia total e irrestrito apoio à manifestação na luta pelo plano de cargos e salários.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


13:35

Média com a Mídia

Por precaução, não convidem para a mesma entrevista coletiva os antes inseparáveis deputados Humberto Bosaipo (PFL) e José Riva (PP), que se revesaram no comando da Assembléia Legislativa por cerca de uma década.

Entenda o caso:

Tudo começou com uma reclamação de Bosaipo, insatisfeito com o critério de distribuição da verba publicitária adotado pela Secretaria de Comunicação da AL, que privilegia veículos das regiões Norte e Noroeste -- coincidentemente, bases eleitorais de Riva e do atual presidente Silval Barbosa (PMDB), em detrimento da região Araguaia -- também coincidentemente, base de Bosaipo.

Não fosse a intervenção da onipresente ¨turma do deixa disso¨, os dois teriam chegado às vias de fato -- a popular ¨porrada¨.

Well...

Agora, entre os dois nobres colegas pugilistas, digo, deputados, está tudo muito bom, vai tudo muito bem -- diz que...

Só falta aparecer algum parlamentar disposto a advogar -- no murro, se for o caso -- em defesa da democratização da verba de publicidade, a fim de incluir quem foi deixado na ¨vorta de fora¨ na mídia da Capital e regiões Sul e Oeste, leia-se: Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres.

Alguém se habilita?






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


11:26

Sanguessugódromo

Se bem apurada esta história dos ¨sanguessugas¨, não sobra um, mermão!

Entenda o caso:

Não é de hoje que a primeira providência de qualquer deputado federal ou senador -- deputados federais e senadores de todos partidos, ideologias ou sexos -- é montar uma arapucazinha travestida de empresa de ¨consultoria¨.

Geralmente esses ¨empreendimentos¨ estão em nome de parentes ou chegados -- não raro, ¨laranjas¨ -- e têm como clientela preferencial as prefeituras e os governos estaduais controlados pelos respectivos partidos.

São elas, as tais ¨consultorias, que elaboram projetos -- normalmente um projeto-padrão, em que o único trabalho é trocar o nome do município e o objeto do pleito -- para facilitar a aprovação e são eles, os congressistas, os encarregados de batalhar pela liberação de recursos públicos.

Levam vantagem, obviamente, as ¨consultorias¨ ligadas a congressistas da bancada chapa-branca.

Operam -- este é o verbo preferido da crasse -- a troco de um ¨deltazinho¨ básico, claro, que vai servir para bancar as ¨obras sociais¨, vamos dizer assim -- leia-se: turbinar a reeleição -- do parlamentar-lobista que, via de regra, quando em ¨visita às bases¨ despacha confortavelmente sentado na cadeira do ¨dono¨ das referidas arapucas, digo, consultorias e, invariavelmente, são tratados respeitosamente como ¨o chefe¨, até porque, também invariavelmente, os funcionários são pagos com verba do gabinete do deputado ou senador.

De mamando a caducando, todo mundo no Congresso -- no alto e no baixo cleros -- sabe disto e faz isto.

Salvo as raríssimas -- se é que há -- exceções de praxe, o Congresso Nacional pode ser descrito como um imenso escritório de despachantes de luxo.

Traduzindo:

Tá todo mundo com o pé na peia.

Os ¨sanguessugas¨ do Ministério da Saúde são apenas a ponta de um colossal iceberg.

É o nosso parecer.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


10:57

Santo forte

¨Justiça¨ seja feita.

Entenda o caso:

Ao contrário dos fornecedores e prestadores de serviços do ¨baixo clero¨, vamos resumir assim, e que em alguns casos não recebem desde outubro do ano passado...

...Aqueles que têm ¨santo forte¨ -- tipo parente ou aderente senador, deputado federal, deputado estadual ou vereador, para fazer lobby -- estão com os pagamentos rigorosamente ¨em dias¨ na Prefeitura de Cuiabá.

Acontece...

Em Mato Grosso acontece coisa que até no Paraguai dá cadeia.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


10:31

¨Atração¨

Deu no Jornal Cacerense:

Maior prêmio do próximo Festival Internacional de Pesca pode ser uma ambulância.

Faz sentido.

Entenda o caso:

Nas águas daqueles Pantanais e arredores, o que não falta é ¨xamexuga¨.

Coisa para Guiness Book.

KKKK!!!






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


09:59

Só pra chatear

Também hoje, “sexta-feira”, tem entrevista sobre a Semana Santa, na rádio CBN.

É o que segue ¨informando¨ o site do jornal Gazeta&Planeta, que enfeita a capa com uma foto do Médico da Pobreza¨ e novamente candidato a deputado estadual, Dr. Clóvis Roberto.

Já que perguntar não ofende:

Alguém viu a Curadoria do TRE por aí?




   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


09:27

Linha 50

O que tem de ¨legítimo petista¨ torando linha 50 é uma grandeza.

Explica-se:

Salvo as chicanagens de praxe, está agendado para as 11 horas de hoje -- 10 horas em MT -- o esperado depoimento de Silvinho Pereira, ex-secretário geral do PT, na CPI dos Bingos.

Para quem não ligou o nome à pessoa, trata-se daquele companheiro ¨desequilibrado¨... ¨atormentado¨... ¨abalado¨, segundo diagnósticos da petelhada...

...Que depois de admitir ao jornal ¨O Globo¨ que o companheiro Lula não só sabia do ¨mensalão¨, como comandava tudo, entrou em desespero e saiu gritando:

¨Eles vão me matar! Eles vão me matar!¨

O caso promete.

Muito choro e ranger de dentes, claro.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de E-leitor (tlk211@hotmail.com)
Em 10/05/2006, 12h42
Presidente, já!
Circula por Cuiabá veículos adesivados com a inscrição: "Se LULA é inocente, BEIRAMAR pra presidente"


09:01

É o cara!

Maggi busca nome para a Secretaria de Segurança.

Olha o ¨Rosinha¨ aí, Meu Rei!!!

...

Recuerdos de Chacororé:

¨Leitura dinâmica:

Jornalista José Carlos Dias vai presidir a MT-Gás...

Próximo será Adilson Rosa na Segurança Pública.

Entenda o caso:

Carinhosamente chamado pelos amigos de Zé Veneno, José Carlos prestava assessoria de imprensa em Cuiabá para a Enron e foi nomeado -- segundo explicação do governador -- porque se trata de um “especialista no assunto”.

A justificativa deixa em aberto a perspectiva de uma futura indicação de Adilson Rosa, o ¨Rosinha¨, para a Secretaria de Segurança Pública – repórter policial experimentadíssimo que é.

...

SuperSiteGood, 13 de setembro de 2003 -- ¨indicação¨ já sugerida há dois anos e oito meses, portanto.

...

KKKK!!!






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


08:41

Leitura dinâmica

¨A situação não vai se resolver com facilidade. Isso deve perdurar até que seja escolhida uma Assembléia Constituinte, em 2 de julho, para mudar a Constituição boliviana¨.

Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ontem, em audiência no Senado.

Recuerdos de Chacororé:

¨Está redondamente enganado quem está pensando que o companheiro do Lula, Evo Morales, já esgotou todo seu repertório patriótico-político-populista.

Entenda o caso:

Conforme antecipamos, depois da nacionalização do gás e da terra na faixa de fronteira, vem aí a prisão em massa de foragidos da Justiça.

Só com esta última providência, garante pelo menos 90% da área agricultável na Bolívia, por supuesto.

Mas, se bem conheço a bugrada...

Evo Morales vai ficar por aí, mas só até a eleição de 2 de julho, quando -- por conta da popularidade reforçada com as medidas já adotadas -- espera eleger a maioria na Assembléia Nacional Constituinte.

Com uma constituição sob medida, o índio partirá, então, para a concretização do grande sonho do povo boliviano: retomar, na marra, se preciso, uma saída para o Pacífico, com o apoio, claro, do companheiro Hugo Chávez.

O alvo ainda não está definido, pois dependerá do resultado do segundo turno da eleição presidencial no Peru:

Se ganhar o companheiro Olanta Humala, parte pra cima do Chile. Se Alan Garcia vencer, será o Peru.

A concretização deste sonho coletivo, implica na realização do projeto pessoal: perpetuar-se no poder, com auras de ¨libertador¨...

...Se bem conheço a bugrada.

Traduzindo:

Para os próximos dias e meses estarão garantidos babados fortíssimos nos Andes.

Que vê?
Então, escuta!¨

...

Comentário postado às 11:51 na bat-calúnia de anteontem, 08/05.

...

Então, fica assim:

Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Quem riu?
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Fui eu!


E ficam revogadas as disposições em contrário.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de KAMARADA mederovsk (DONQUIXOTE@ESTADAO.COM.BR)
Em 10/05/2006, 18h50
LA NACION..
NO LA NACION... (ARGENTINA)

"...ao mesmo tempo que Hugo Chavez combate os tratados comerciais dos países latino-americanos com o "império do mal", a própria Venezuela está aumentando, em números sem precedentes, seu comércio bilateral com os Estados Unidos.

As exportações venezuelanas para os EUA dispararam de U$ 15,2 para U$ 34 milhões entre 2001 e 2005. E as importações venezuelanas dos Estados Unidos cresceram de U$ 5,6 para R$ 6,4 milhões no mesmo período. Ou seja, o anti-imperialismo de Chavez funciona de suas fronteiras e da boca para fora. Temos que reconhecer, o presidente da Venezuela é muito esperto. Mas, como ensina um velho adágio popular: "esperteza demais vira bicho e engole o dono.."


07:54

Abra o olho, companheiro!

Se você é ou imaginam que seja ¨inimigo¨ dos poderosos de plantão, é bom tomar muito cuidado com o que conversa ao telefone: com certeza seu aparelho está grampeado.

Que a ¨arapongagem¨ sempre correu frouxa, não chega a ser exatamente uma novidade. É uma ¨norma¨, vamos dizer assim.

A diferença é que agora, na Petelândia, não se busca informações que sirvam para abortar as estratégias dos adversários políticos ou vigiar os passos de figuras incômodas ao sistema.

Depois que a petelhada perdeu o cabaço e a exclusividade sobre a moral, a ética e demais virtudes peregrinas, o objetivo é -- com a prestimosa colaboração de organizações-companheiras engastadas no aparelho de Estado e com acesso a informações privilegiadas -- encontrar ¨rabos¨ e ¨podres¨ para provar que a ¨concorrência¨ é muita mais corrupta que o PT, mas os corruptos do PT são ¨menas¨ iguais que os outros.

Este e muitos outros ¨boatos¨ e comentários exclusivos, no decorrer do dia, só aqui neste bat-canal e nesta bat-calúnia.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 09 de Maio de 2006
Edição de 08 de Maio de 2006
Edição de 07 de Maio de 2006
Edição de 06 de Maio de 2006
Edição de 05 de Maio de 2006
Edição de 04 de Maio de 2006
Edição de 03 de Maio de 2006
Edição de 02 de Maio de 2006
Edição de 1º de Maio de 2006
Edição de 30 de Abril de 2006
Edição de 29 de Abril de 2006
Edição de 28 de Abril de 2006
Edição de 27 de Abril de 2006
Edição de 26 de Abril de 2006
Edição de 25 de Abril de 2006
Edição de 24 de Abril de 2006
Edição de 23 de Abril de 2006
Edição de 22 de Abril de 2006
Edição de 21 de Abril de 2006
Edição de 20 de Abril de 2006

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques