Em Verdade, em Verdade vos digo... Glória! Glória! Glória! Ontem, 20, reverenciamos o poderoso e glorioso mártir São Sebastão, padroeiro do Rio e nosso – "uma flechada a mais ou a menos" já nem faz cócegas neste escriba. E hoje o Bocionário abriu o Forum Mundial de Davos na Suíca. Glória.
Enquanto isso, em PoA, reina a mais perfeita ordem e a mais santa paz – vitórias de Grêmio e Inter, à parte – porque uscupanhêru estão sem os pixulecos e o imposto sindical, roubados, pra farrear em um certo (?) Forum Social Mundial, o contraponto clepto-narcotráfico-bolivariano àquele dazelite.
Cá na Planície, outra semana começa com direito a choro e ranger de dentes. E na Terrinha, Freixo de Espada à Cinta, a uivos, na madrugada, na conta da SuperLua de Sangue. Do único "fato preciso" foi arauto Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal: grana do FEX só em fevereiro/março/abril...
Well... Deste cenário "risonho e franco", desta conjuntura extremamente propícia a gracejos, aproveitou-se o ex-líder da "Era Bundalelê", deputado W$ – só reeleito "graças" a sobras da legenda – justo no momento que o decreto de calamidade chegou à AL, para se dizer "sósia" de... Brad Pit.
"Bred Pêta" seria o mais apropriado, por certo, para quem tem a justificada fama de "mentiroso militante" e caloteiro praticante. Colocar apelido não é lá bem a praia deste pobre marquês – traço da tradição cuiabana que toleramos, porém, não apreciamos, embora quase sempre certeiros, definitivos.
Realçamos tal passagem a fim de que o eleitor meça o grau de despreocupação, de total descolamento ante a aflição de servidores e fornecedores do Estado. Enquanto o Ogro curte férias-ostentação nazoropas, nosotros ficamos a mercê de deboche. Terá troco, sim! Em Verdade, em Verdade vos digo.
General Mourão despacha de seu próprio gabinete, no anexo II do Palácio do Planalto. Às 10 horas, recebeu o engenheiro da CSN Miguel Angelo da Gama Bentes para discutir projetos de mineração estratégica.
Hoje à tarde, o presidente em exercício tem encontros com os embaixadores da Alemanha, Georg Witschel, e Tailândia, Susarak Suparat e também com o coronel Hélcio Bruno de Almeida, especialista em combate ao terrorismo.
O governo brasileiro prepara um projeto para acelerar o processo de reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) e tentar acomodar os interesses de exportadores de produtos agrícolas e as exigências do governo de Donald Trump.
Diplomatas brasileiros e estrangeiros ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo querem que o Fórum Econômico Mundial, que começa nesta segunda-feira, 21, em Davos, na Suíça.
O Itamaraty se recusa a deixar a agricultura e as distorções criadas pelos subsídios como um “assunto do século XX”.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, por meio de vídeo publicado em seu perfil no Twitter, que o governo de Jair Bolsonaro vai retomar as concessões de ferrovias e prometeu três licitações até 2020.
A primeira concessão, segundo o ministro da Infraestrutura, será realizada já em março com a licitação da ferrovia Norte-Sul, que vai ligar Porto Nacional, em Tocantins, à Estrela do D’Oeste (SP), unindo Porto do Itaqui, no Maranhão (MA), ao Porto de Santos, em São Paulo (SP).
As outras duas concessões serão a ferrovia de integração Oeste-Leste na Bahia, que vai ligar Caetité ao Porto de Ilhéus, e ainda a Ferrogrão, no Mato Grosso (MT).
Freitas anunciou ainda que o governo fará a prorrogação antecipada dos contratos de concessão e vai usar as outorgas (antecipação da receita futura dos licitantes) para a construção de novos trechos.
A primeira que utilizará este modelo, conforme o ministro, será a Ferrovia da Integração do Centro-Oeste, que vai ligar Água Boa, no Mato Grosso, a Campinorte, em Goiás.