Em Verdade, em Verdade vos digo... Glória! Glória! Glória!!! É um processo. Antes, lento – coisa de quase uma vida, 50/60 anos. Nestes tempos, uma geração, 20/25 janeiros, se tanto. O que não muda é a distância da VelhaCap, 500 Km ou mais, e o fato: locomotiva apitou, um novo Estado brotou.
Em MT agora temos duas. Uma no Nortão, outra na Calha do Araguaia, o Berokan, ambas prioritárias no Superministério de Infraestrutura – a Ferrogrão, Sinop/Porto de Miritituba/PA e a FICO, a Ferrovia Integração do Centro-Oeste, esta no trecho Água Boa/Campinorte/GO, onde engata na Norte-Sul.
Na segunda, está projetada também a ampliação Lucas do Rio Verde/Vilhena, porém, muito mais provável que vire um ramal na primeira e o resto do trecho empurrado para as calendas. Em qüestã, nos dois casos, não é dinheiro. Tem grupo chinês e tradings aúfa na parada – gauchadas à parte.
Na esteira de marias-fumaças, esse Mato-Grossão véi de guerra teve duas divisões territoriais. A Madeira-Mamoré – a tal "Ferrovia do Diabo" 1907/1912 – gestou o Estado de Rondônia; e a Noroeste, meados do século XX, fechou a rota Três Lagoas/Campo Grande/Corumbá, o querido MS. Glória!
Quais serão as capitais dos Estados em botão, quase flor? Não sabemos. Contudo, se conhecemos esse gadão – se pelo bem do pooovo! – vão construir, sim, duas novinhas em folha. A propósito, conforme aconteceu quando o Tocantins foi apartado do de Goiás. Em Verdade, em Verdade vos digo.
Quando você começa a achar que entendeu alguma coisa na lista de deveres a ser obedecida hoje por pessoas e nações, os deveres mudam, ou entram em choque entre si, ou exigem ações que você não sabe como executar, ou nem sequer imagina como podem ser executadas.
É mais ou menos natural, porque os propositores do novo pensamento não sabem direito, eles próprios, o que querem. Nem todos querem as mesmas coisas.
A apresentação foi de Arrascaeta, mas outras negociações também foram assunto no Flamengo na tarde de ontem, no Ninho do Urubu.
Durante a coletiva de apresentação do meia uruguaio, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, comunicou a desistência em relação às duas tratativas que se arrastavam desde dezembro.
Braz, no entanto, deixou aberta a possibilidade de outros nomes chegarem ao clube para a disputa do Campeonato Carioca - o Flamengo estreia domingo contra o Bangu.
O general Franklimberg Ribeiro de Freitas voltará a ser presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A escolha foi feita por Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ao qual a Funai está vinculada.
Franklimberg deixou o cargo da Funai em 19 de abril do ano passado. Na ocasião, ele vinha sofrendo uma forte pressão da bancada ruralista, que já havia pedido sua saída diretamente ao ex-presidente Michel Temer.
“Está se encaixando”, diz um analista ao lembrar que a Bovespa subiu quase 7% desde o início de 2019 e 12% desde o 2º turno das eleições, além das quedas do dólar e dos combustíveis, já sentidas na economia.
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Teodoro da Silva Junior (teodorosilva.jr@gmail.com) Em 15/01/2019, 13h48
Bovespa sobiiiindo!
Só falta ser aprovada uma reforma da previdência que tenha a profundidade necessária ao re-equilíbrio de longo prazo do estado brasileiro, haverá a consolidação da recuperação sustentável da economia! Assim esperamos e partimos para o desenvolvimento de fato do Brasil!