Governo de Soja Majestade institucionaliza a Polícia Mineira 10/12/2005
- Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
Soja Majestade teve mais uma daquelas idéias malucas.
Até aí, tudo “normal”.
PUBLICIDADE
Acontece que, desta vez, o teimoso Menininho Mimado que resolveu brincar de governador simplesmente ultrapassou os limites da irresponsabilidade, pois a coisa beira a insanidade – para se dizer o mínimo.
Acredite se quiser:
Mato Grosso acaba de institucionalizar a “Polícia Mineira”, o jaguncismo chapa branca, ao permitir que policiais militares de todas as patentes, para complementar o soldo, possam fazer “bico” – fardados e armados -- para particulares, o que, na prática, significa a privatização da Polícia Militar de Mato Grosso.
Só faltou liberar as viaturas.
Serão favorecidos particulares que têm dinheiro, claro – como o próprio sr. Bráulio Mággico, que herdou um império que movimenta meio bilhão de dólares/ano.
Já para “proteger” a patuléia -- para o cidadão comum, eleitor e contribuinte – que paga pela Segurança Pública (inclusive pelo descanso dos policiais), restarão PMs cada vez mais estressados pela dupla jornada de trabalho; sem tempo e disposição, portanto, para treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e reciclagem.
A questão é:
Por quê não reduzir os gastos com propaganda enganosa e melhorar o soldo da tropa?
Para quem não sabe, na vida real, a Secom opera o terceiro maior orçamento do Estado. Só perde para Educação e Saúde.
Mais:
E se, por desventura, algum PM resultar ferido ou morrer a serviço de algum ricaço? Quem vai bancar as despesas médicas ou o provento da família?
Well...
Aforante a discriminação aos policiais civis -- que também ganham pouco, porém excluídos do ¨benefício¨ – esta verdadeira “palhaçada legal” traz embutida conseqüências nefastas – inclusive para o Estado de Direito e, sobretudo, para o correto funcionamento da instituição Polícia Militar, já que a tropa estará “legalmente” subordinada a dois comandos:
O comando hierárquico, público, e o comando financeiro, privado.
Dispensável dizer qual deles será obedecido...
Ao tornar “legal” o que era uma atividade ¨informal¨, durante a Era Dantesca -- e que propiciou a infiltração do Crime Organizado no meio policial em Mato Grosso...
... Ao solenizar o “princípio” de que a segurança pública é um privilégio somente de quem tem dinheiro para pagar...
...Ao estabelecer um vínculo de subordinação da PM aos endinheirados...
...Ao favorecer que as relações incestuosas entre o aparato policial-militar e a burguesia se estreitem “com embasamento legal”...
...Soja Majestade está criando o caldo de cultura ideal para o surgimento, num horizonte não muito distante, de novos “comendadores”...
...Se é que o sr. Bráulio Mággico não está pensando em substituir o próprio, depois de deixar o governo, já que para ele dinheiro também não é pobrema...
...Até porque Soja Majestade já preencheu a “vaga” do ex-comendador João Arcanjo no quesito “agiotagem”, impondo a escravidão econômica aos produtores de soja, através de sua factoring, digo, trading.
Participe, também, de nossa nova enquete na página inicial.
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Célio Fúrio (celio.furio@mp.mt.gov.br) Em 12/12/2005, 11h31
PM
Qual a mudança que será feita e qual a alteração legislativa ou administrativa.
Comentário de pantanaldo (pantanaldo@brturbo.com.br) Em 12/12/2005, 06h46
Paciência Vila!
Tenha calma, Vila, faltam apenas 384 dias para acabar a era do Patinhas Botinudo.
Comentário de BARBANT "O LEGÍTIMO" (mauriciobarbant@ibest.com.br) Em 10/12/2005, 10h15