Oficiais estão proibidos de questionar a privatização da PM 13/12/2005
- Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
O novo Estatuto da Polícia Militar de Mato Grosso, que “legaliza” o jaguncismo chapa branca ao permitir que PMs de todas as patentes façam “bico” fardados e armados, nas horas de folga -- o que, na prática, equivale à privatização da Corporação...
...Para a Secom e, por osmose, para a “Valorosa”, significa “mais um paradigma quebrado”, porém, na vida real, trata-se mesmo de mais uma daquelas costumeiras diarréias mentais de Soja Majestade...
PUBLICIDADE
...Uma insanidade que, se não for revista imediatamente pelo próprio autor da proeza, está a exigir a pronta intervenção da Assembléia Legislativa ou do Ministério Público, sob pena de assistirmos, no curtíssimo prazo, ao esgarçamento da instituição e à inevitável quebra do sistema hierárquico na PM...
...Algo infinitamente pior que o tenebroso quadro vigente durante a Era Dantesca, quando o crime organizado fincou raízes no aparato policial e quando este tipo de “bico” era apenas uma atividade “informal”.
Conforme lembramos ontem, de cara, a estapafúrdia “solução” para compensar o baixo soldo, provoca um inevitável “racha” na estrutura da Corporação, ao colocar a tropa sob duplo comando:
O formal – que exige disciplina e paga mal...
...E o privado – para o qual dinheiro não é pobrema, que não tá nem aí para farda amarrotada, coturno com saudade de graxa e, melhor ainda, não manda ninguém “pagar” duzentas flexões, por exemplo.
Pior:
Como a PM adota o sistema 24x48 – um dia de trabalho, por dois de descanso – teremos a tropa mais tempo sob comando dos ricaços...
...Enquanto a população – vamos repetir: que paga inclusive pelo descanso dos policiais militares – só vai poder contar com profissionais estressados e sem tempo e ânimo para cursos de reclicagem e aperfeiçoamento.
A maluquice de Soja Majestade encerra outros desdobramentos de ordem prática tão preocupantes quanto e suscita uma série de indagações que exigem respostas urgentes, urgentíssimas:
-- A contratação será do conhecimento do comandante formal, para o caso de eventual mobilização da tropa no interesse público?
-- Tais “contratos” serão registrados e os direitos trabalhistas respeitados ou vai ficar tudo no “bico”?
-- A folha corrida do “comandante” privado será checada?
-- A natureza do ¨selviço¨ especificada?
-- Quem vai repor a munição ou mesmo a arma em caso de extravio?
-- E se, por desventura, algum PM resultar ferido ou morrer a serviço de algum ricaço? Quem vai bancar as despesas médicas e o provento da família?
-- E se o PM for obrigado a matar? Vai responder como agente público ou agente privado? O ¨comandante¨ endinheirado será enquadrado como mandante?
-- No serviço público, o PM conseguirá tratar com a mesma isenção o ¨patrão¨ ricaço?
-- Quem garante que o PM não vai fazer ¨hora extra¨ no serviço público para o comandante privado?
Pior de tudo:
Por uma questão hierárquica, para não correr o risco de punição e até mesmo de cadeia, por insubordinação, os oficiais da ativa da PM estão literalmente proibidos de questionar publicamente esses delírios privatizantes, pois, conforme se sabe, até ser desalojado do Palácio Paiaguás, o sr. Bráulio Mággico é o comandante em chefe e estamos conversados.
Francamente!...
Voltaremos à carga.
Prestenção!
Hoje também tem ¨boatos¨ na calúnia Curto&Grosso
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Wilson Eboaba Réa (eboaba@hotmail.com) Em 18/06/2010, 19h51
Coragem
Marcos Villa!..., Cara! você continua o mesmo, Encara os "poderosos" e sem mêdo das conseguências bota a boca no trombone. Sempre tive uma grande adimiração por você e suas idéias. Nesse momento estou em uma sala de aula, mas passei o tempo todo lendo os seus comentários. Abraços e parabéns pelo aniversário. Wilson E. Réa - Bela Vista do Paraiso - Paraná
Comentário de Eliana Crivellari (crivellaga@yahoo.com.br) Em 13/06/2010, 00h39
PARABÉNS, VILA
Vila,
Fiquei feliz em descobrir o seu site,excelente obra de jornalismo virtual, a encher-me de orgulho por ser brasileira!
Toda obra nascida da inteligência nacional
faz-me sentir muito grata por ser do Brasil!
Em q
Aqui, em Minas Gerais, descobrimos o clickmt,por intermédio do Índio Véio, como você chama o Gabriel N. Neves.
Foi como descobrir novas minas de ouro!
Tudo bão no Saite Bão!
Estou adorando ver tudo o que você deixa aqui.
Abraços mineiros,
Eliana Crivellari
Comentário de Hélio Araújo Silva (helioaraujosilva@hotmail.com) Em 13/04/2010, 14h03
VAMOS LUTAR PELA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS ÍNDIOS!
VAMOS LUTAR PELA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS ÍNDIOS!
HÉLIO'S BLOG
O Brasil avançou muito nestes últimos anos. Por um lado, ele se transformou num exemplo de democracia para a América Latina. Por outro lado, ele conseguiu incorporar a luta pela equidade de gênero e pela promoção da igualdade racial. Mas ainda não conseguiu promover o resgate histórico dos nossos povos originários, ou seja, dos índios, que ainda se mantém, de certa forma, à margem do próprio processo de desenvolvimento como uma população tutelada.
Qual é a razão deste atraso? O mundo mudou e o país também precisa mudar. Não adianta continuar discutindo sobre o futuro com resquícios do passado. O nosso país precisa de um novo desenho institucional e de um novo repertório de convivência cívica. Para a construção de uma nação forte e soberana, capaz de aglutinar, verdadeiramente (e não apenas retoricamente) pessoas, gêneros, raças, credos, etnias e nacionalidades, para a celebração da paz e da harmonia entre todos...
Como um grande passo nesta direção, o Brasil precisa acordar e se lembrar de que a conquista da autonomia é o primeiro passo para o fortalecimento da cidadania em sua plenitude. Esta é uma das razões pelas quais os índios brasileiros querem falar por si mesmos, isto é, sem intermediários. Eles querem e têm o direito de participar desta nova etapa, até por uma questão de ancestralidade. Sendo parte constitutiva de nossa nacionalidade, eles não podem continuar a ser excluídos deste processo. Eles não podem ser deixados para trás, até porque a nossa história não pode ser órfã. Precisamos de todos os brasileiros, unidos e reconfigurados, para dar a nossa contribuição ao novo estágio civilizatório que se avizinha...
VAMOS LUTAR PELA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS ÍNDIOS!
Passe um e-mail para o seu Deputado...
Comentário de FELIPE ALVES (felipealves.jornalismo@gmail.com) Em 27/11/2008, 17h00
PRECISAMOS SER JORNALISTAS
VILA, SUA FORMA DE ESCREVER ME INFLUENCIA MUITO A CONTINUAR ESCREVENDO DE FORMA SOLTA, E APONTANDO PARA A SOCIEDADE ONDE E O QUE NAS MAQUINAS POLITICAS ESTAO ERRADOS. FAÇO UM TRABALHO DE MONOGRAFIA ONDE ANALISO O CASO CLICKMT X SERGIO RICARDO 2004, POR ISSO, ABAIXO A CENSURA!!!!! UM ABRAÇO...
Comentário de Cidadão consiente (opiniao@hotmail.com) Em 13/10/2007, 16h52
"O governador não tem essa noção"
Caro redator. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO. MAS CREIO QUE SEQUER O GOVERNADOR TEM ESSA NOÇÃO ISSO FOI PROPOSTO, PASMEM PELO SEU EX-SECRETÁRIO DE SEGURANÇA COPIANDO O MODELO DE BRASILIA. EM VEZ DE PAGAR SALARIOS DIGNOS, REALIZAR CURSOS DE CAPACITAÇÃO E CRIAR CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS REAIS, ELES PREFEREM CEDER A PRESSÃO DE UM GRUPO DE OFICIAIS DA PM (é foram esses que insuflaram o ex-secretario a criar este absurdo). EM SUMA SENDO O EX-SECRETARIO UM PROMOTOR O SOJA NEM SEQUER FEZ CRITICAS AO PROJETO ELE NEM TEM ESSA NOÇÃO CRITICA, SÓ A TEM QUANDO SE FALA EM ESTRADA PARA ESCOAR SAFRA E "ELISÃO" FISCAL PARA SUA EMPRESAS.
Comentário de Montezuma (montezuma@agenciaamazonia.com.br) Em 26/06/2007, 09h53
Moda nacional
Infelizmente, Vila, em nosso País, Pm fazendo bico virou instituição.
Comentário de Halisson Lasmar (hlasmar@hotmail.com) Em 23/11/2006, 03h05
Quanta felicidade...
Grata surpresa quando redescobri o clickmt. Como sempre, aquele que considero um dos maiores talentos do jornalismo com que tive o privilegio de trabalhar, o fantastico VILA, está de volta. Sempre fui fâ. Vai escrever gostoso assim, é entretenimento e diversão pra curar qualquer stress. Parabens, tó realmente feliz...
Comentário de Wesson Pinheiro (wesson@terra.com.br) Em 15/09/2006, 08h40
paradigma
Esse sistema é usado, com sucesso, nos Estados Unidos. Mas, se for para importar a idéia, é bom importar, também, os ideais e, principalmente, a estrutura, os conceitos de cidadania e a responsabilização criminal séria. Além disso, os policiais são obrigados a trabalhar fardados e tem um limite de tempo.
Comentário de Alexandre Slhessarenko (slhessarenko@terra.com.br) Em 13/12/2005, 14h05
Aí Perereca....
Você tá de sacanagem, não? Que ABSURDO é esse? Não estou bem lembrado - teria que consultar os alfarrábios - mas a COMPETENCIA para legislar sobre esse assunto é PRIVATIVA da UNIÃO...isso é brincadeira, né? Fala sério...se for verdade, me confirme, vamos agitar uma Ação Declaratória de Inconstitucionalidade.
Um abraço,
Alexandre Slhessarenko
por esses dias, em Cuiaba.