capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.743.295 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 08/01/2005

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00

><>///<>///<><

Recuerdos de Chacororé:

¨Vereadores reprovados nas urnas, luas-pretas e aspones estão sendo contemplados com o “direito” de explorar linhas de microônibus nas áreas mais rentáveis para o ramo, na Capital, a título de “compensação” pela fidelidade canina ao “bríncipe” ao longo dos últimos oito anos¨.

Prestenção!

A informação que você acaba de reler foi publicada aqui nesta bat-coluna no dia 10 de dezembro.

Well...

Vamos às manchetes deste sábado, 8 de janeiro:

-- Prefeitura cancela 11 linhas de ônibus irregulares em Cuiabá... (24 HorasNews)

-- Wilson Santos cancela 11 linhas... (Diário de Cuiabá)

-- Wilson anula atos de França e desativa 11 linhas de lotação... (Folha do Estado)

Well...

Qualquer semelhança é mera coincidência...

><>///<>///<><

Bem a propósito...

Diário de Cuiabá “informa”:

¨Integrantes da Turma da Botina estão de olho num grupinho de jornalistas que só vão (sic) ao Palácio Paiaguás para questionar sobre supostas mudanças no Governo. O grupo não se interessaria pela divulgação de ações do Estado¨...

Por ¨integrantes da Turma da Botina¨ leia-se ¨o correspondente e editor-assistente do DC no Paiaguás¨, aquele que ainda se imagina o super-híper...

...E por ¨ações do Estado¨, entenda-se babação de ovo e puxação de saco pura e simples, como nos ¨bons tempos¨ da Era Dantesca.

Well...

Depois da primeira e segunda notas desta bat-coluna, faça idéia o e-leitor, se este pobre marquês só se interessasse pela ¨divulgação das ações do Estado¨ ou seja, do interesse do bam-bam-bam de plantão?

Naquela mesmíssima data -- 10/12/04 --, teríamos ¨informado¨, pela ordem de citação:

-- Prefeitura de Cuiabá conclui o maior programa de regularização fundiária... (24 Horas News)

-- A 14ª Feijoada da Paz, mais uma vez foi sucesso absoluto!... (Diário de Cuiabá)

-- Charlotte de três queijos... (Folha do Estado).

Para quem não ligou o nome à pessoa, Charlotte de três queijos vem a ser uma ¨eguaria¨ que cai bem, pacas...

...Com coxinha e tubaína, claro.

KKKK!!!

Lamentável, profundamente lamentável o posicionamento do DC de tantas e tão gloriosas jornadas cívicas.

Além de porta-voz da Turma da Botina, acabou virando também porta-recado, para não dizer outra coisa.

Nem em sua “melhor fase”, durante a Era Dantesca, o grupo Gazeta&Planeta se prestou a tanto.

Coisinha mais feiiinha!!!

><>///<>///<><

Três nomes do Ministério Público Estadual sonham com uma vaga no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a saber: Guiomar Theodoro Borges, Mauro Delfino César e Mara Lígia Barreto.

Para quem não ligou o nome à pessoa, Theodoro Borges é aquele mesmo que “achou conveniente” não recorrer de decisão do TJ e, na prática, acabou engavetando o Caso MS Almeida.

Para quem não se recorda, a MS Almeida era uma empresa “pertencente” a uma favelada e a um servente de pedreiro analfabetos, com sede em um terreno baldio na BR-364, especializada em “fornecer” de alfinete a turbina de avião a jato, às repartições públicas estaduais e prefeituras do PSDB – a da Capital, incluída --, e que tinha como procurador um sobrinho-torto do governador do Estado, durante a Era Dantesca.

O caso, só para variar, foi denunciado por este pobre marquês na coluna “Críticas Construtivas” e, também para variar, mereceu o silêncio cúmplice da “Valorosa”.

Na ocasião, recebemos -- e temos arquivado -- e-mail de um hoje botinudo de altíssimo coturno, no qual critica a omissão da mídia local e recomenda que o caso fosse levado às revistas e jornais de circulação nacional, tamanha a gravidade e a grandiosidade do trambicão.

Pesa a seu favor -- além das qualidades do campo jurídico, claro -- também o fato de ser irmão do articulado empreiteiro Edgar Theodoro Borges, presidente do Sincop -- Sindicato da Construção Pesada e homem forte nos governos Carlos Bezerra, Jota Veríssimo, durante toda Era Dantesca e, agora, claro, na Era da Botina...

...Sendo um dos raros empreiteiros que conseguem falar com o (ainda) titular da poderosa Secretaria de Infra-Estrutura, sem marcar audiência, independente do horário.

Bem a propósito:

Reparando bem, como acontece no vizinho Tribunal de Contas, até que o Tribunal de Justiça anda precisado de um bela reforma ou não?

><>///<>///<><

Leitura dinâmica – 2:

Lula estréia avião no lançamento do Projeto Rondon II...

Francamente!

Inaugurar o “tapete voador” justamente nesta ocasião beira ao escárnio.

Entenda o caso:

Rondon – para quem não sabe – durante os longos anos em que palmilhou a fronteira Oeste do país, enfrentando riscos e sofrimentos indizíveis, implantando as linhas telegráficas...

...O mais tarde Marechal e Patrono das Comunicações sempre se recusou a receber as diárias a que fazia jus, limitando-se ao próprio soldo e nenhum centavo a mais.

Well...

Para quem assiste hoje qualquer bunda-mole em carguinho DAS requerer e receber diária até pra ir ao banheiro ou ¨viajar¨ de Cuiabá para a distante Várzea Grande...

...E o presidente da República estreiar seu nababesco brinquedinho de 300 milhões de dólares justamente no relançamento do Projeto Rondon, é doloroso.

Haja estoicismo!

><>///<>///<><

O e-leitor sabe da história do machão -- do tipo que não come mel: come abelha -- e que, para surpresa geral, de repente grita:

-- Ah, que vontade de daaaaaar!!!

Mas, logo se recompõe e acrescenta:

-- Passou! Já passou!

Pois é...

Assim está o nosso DC.

Publicou uma edição inteira sem citar uma única vez o nome do ex-super-híper-ultra-mega-Magda-best-top-top secretário Luiz Antonio Pagot...

...Mas “já passou”.

KKKK!!!

><>///<>///<><


E-leitor quer saber porque estamos nos referindo ao deputado federal, presidente regional e líder da bancada do PP no Congresso, Pedro Henry (à esquerda, na foto), como “quase-quase” ministro.

Prezado consulente, entenda o caso:

Pelo seguinte: porque é a segunda vez que o nome do citado parlamentar é dado – inclusive pelo próprio suplicante – como nome certo para o ministério de Lula.

Da primeira vez, teriam lhe oferecido o Ministério da Pesca, um cargo tão importante que até como autarquia – a extinta Superintendência do Desenvolvimento da Pesca – acabou deletado por absoluta desnecessidade, mas que, no governo Lula, foi criado às pressas só para agasalhar numa sinecura dourada um “companheiro” de Santa Catarina.

Desta vez fala-se no Ministério dos Esportes – aquele que também foi promovido a Ministério no governo Lula e que só saiu no noticiário três vezes: quando o ex-jogador Zico foi nomeado, quando Zico pediu demissão e quando o ex-jogador de Voley, Barnard -– aquele da “jornada nas estrelas” --, o segundo ocupante, foi a uma festa a caráter de ¨gente bonita”, vamos dizer assim.

Evidente que Pedro Henry quer coisa melhor, tipo Ministério das Cidades, da Integração Nacional ou Comunicações, mas vai acabar aceitando qualquer coisa, até porque logo, logo terá que deixar a liderança do PP no Congresso e vai precisar de motivo -– e, sobretudo, infra, tipo jatinho da FAB e outras mordomias -- para ficar zanzando pra cima e pra baixo, para manter o nome em evidência na “Valorosa” e, assim, ter alguma chance de disputar o Senado em 2006.

O Ministério dos Esportes não é nada, não é nada...

...Não é nada!

Mas, no pau da viola, pelo menos vai servir para que o deputado, lá adiante, possa incluir no currículo o pomposo título de “ex-ministro”...

...Como faz hoje o ex-presidenciável que virou motorista de madame, que foi ministro da Reforma Agrária e, mesmo não tendo assentado uma única família, diz que foi e ninguém pode contestar.

Ah, não esquecer a fineza de passar no caixa do Grupo Fazendas Reunidas Perereca e depositar o generoso óbulo ¨para as obras sociais¨, tá ligado?

Outra coisa, prezado consulente: mandinga, maleita, encosto, coisa feita e outras febres também a gente traça.

><>///<>///<>

Leitura dinâmica em dose dupla:

-- Ferrugem afeta a produção de soja no Brasil, diz NY Times...

Ministro da Agricultura nega...

-- Presidente Lula bebe até fofar o pé, diz NY Times...

Palácio do Planalto nega...

KKKK!!!
KKKK!!!

><>///<>///<><

Beira à suspeição – para não dizer que cheira à sermão encomendado – o número de manifestações espontâneas na “Valorosa” acerca das belezas naturais, vamos dizer assim, da publicidade do governo estadual.

Entenda o caso:

Nosso glorioso Zé Veneno, o (ainda) titular da Secom, está pela bola sete.

><>///<>///<><

Cenas da vida real:

Por insistência de minha Lagartixa, que tem o coração mole, além de reforçar o boião do ingrato com um substancioso fufu com abóbora -- com direito a ¨repiso¨...

...Para evitar novas fugas, este pobre marquês resolveu promover a inclusão digital do escravo da família.

Pela primeira aula, até que ficou bem encutido:

Aprendeu onde “acende o bitcho” (Start), como maneja o “guidão” (mouse) e já sabe como faz pra “carcá o capacete azul” (clicar o Internet Explorer) e “pegá” o Saite Bão, que vem a ser o Super Site Good.

Então fica assim: pode alistar o Grupo Fazendas Reunidas Perereca na relação das tais ¨empresas cidadãs¨.

Well...

Tá encutido e tal, mas, por medida de precaução, o piraím e o tronco vão ficar no sobressalente.

Nunca se sabe!

KKKK!!!

><>///<>///<><

Agora que está sem mandato, ex-prefeito Percival Muniz já pode passar mais tempo na região das Águas Emendadas, entre Paranatinga e Campinápolis, onde é proprietário de uma grande fazenda onde se dedica à produção de algodão e soja.

><>///<>///<><

Aproveitando a balada, mais uma leitura dinâmica em dose dupla:

-- Maggi convence Jaime a plantar soja...

-- Soja fica em último lugar no ranking de rendimentos em 2004...

Ah, se arrependimento matasse!

KKKK!!!

><>///<>///<><

Leitura dinâmica “single”:

-- Casas do Fethab não resistem à chuva em Sorriso...

Quê que é esse, meu rei?!!!

Nunca vi desse!
Que frescura é esse?

Well...

Acontece...

Em Mato Grosso acontece...

...Acontece coisa que até no Paraguai dá cadeia.

><>///<>///<><

Por falar em cadeia...

Situação da Prefeitura de Cuiabá é muito pior que se imagina. Nos últimos dias nem as escolas e postos de saúde foram poupados, por conta de uma pilhagem generalizada.

Novo prefeito Zé Fraqueza, digo, WS (à esquerda, na foto), não encontrou nem a capa da gaita:

Prefeitura inadimplente, salários em atraso, fornecedores, em alguns casos, há anos no ¨veremos¨ e a farta distribuição de benesses para os luas-pretas do ex-prefeito e sua voraz criação de gafanhotos.

Um verdadeiro caso de calamidade pública.

Se tudo andar bem – e bota “tudo andar bem” nisto! – o salário do pessoal só vai estar regularizado lá pelo mês de julho, agosto e olhe lá.

Well...

Sorte da população é que, depois desta ¨política¨ de terra arrasada, ¨Bríncipe¨ Auad finalmente acabou reduzido à condição de colega do ex-professor de Deus e sumo sacerdote da Era Dantesca.

Entenda o caso:

Ambos, a título de consolo, apesar de ocupar a presidência dos partidos a que (ainda) são filiados são proibidos de manifestar apoio para não queimar a imagem do ¨apoiado¨...

...Ambos estão com os bens indisponíveis...

...Ambos ruminam o sonho de ¨voltar por cima¨.

...E ambos tendo como única ocupação conhecida dirigir o carro e carregar a frasqueira das respectivas caras-metades -- uma (ainda) deputada federal e outra (ainda) vice-governadora.

Só falta encangar para formar uma parelha.

KKKK!!!

><>///<>///<><





   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 06 de Janeiro de 2005
Edição de 05 de Janeiro de 2005
Edição de 02 de Janeiro de 2005
Edição de 30 de Dezembro de 2004
Edição de 29 de Dezembro de 2004
Edição de 28 de Dezembro de 2004
Edição de 26 de Dezembro de 2004
Edição de 25 de Dezembro de 2004
Edição de 23 de Dezembro de 2004
Edição de 21 de Dezembro de 2004
Edição de 18 de Dezembro de 2004
Edição de 16 de Dezembro de 2004
Edição de 14 de Dezembro de 2004
Edição de 10 de Dezembro de 2004
Edição de 08 de Dezembro de 2004
Edição de 07 de Dezembro de 2004
Edição de 03 de Dezembro de 2004
Edição de 02 de Dezembro de 2004
Edição de 30 de Novembro de 2004
Edição de 26 de Novembro de 2004

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques