|
CURTO & GROSSO
Edição de 19/02/2005
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Prestenção, bugrada!
Logo no início do ¨próximo ano¨ -- mais exatamente na noite do dia 10 de março --, acontece no Sesc-Arsenal, o lançamento de documentário sobre a vida do agitador cultural Silva Freire -- poeta, professor, jornalista, advogado, diretor da UNE, presidente da OAB/MT, imortal da Academia Mato-grossense de Letras e militante político de esquerda.
Todo mundo lá!
Ai... iaiai... iaiai... iaiaaai! – 1:
Entenda o caso:
Brigar com o marido reduz risco de doença cardíaca, diz estudo...
Nem Deus há de deixar que minha Lagartixa saiba disto!
Ai... iaiai... iaiai... iaiaaai! – 2:
Maggi critica presidente Meza...
Tá pensando em voltar de avião, com certeza! Ou cortar volta pela Argentina.
Entenda o caso:
Para quem não ligou os nomes às pessoas, Meza – Carlos Meza – é o presidente da Bolívia...
... E Maggi – Blairo Maggi --, o governador de Mato Grosso, que está no Chile...
...De carro, comandando a Expedição Estradeiro IV.
É...
...Pelo jeito, “meu rei” gosta mesmo de viver perigosamente!
Pois é...
Negaram o anel, foram-se os dedos.
Entenda o caso:
Irmã Dorothy Stang só queria uma pequena reserva extrativista aqui, outra acolá...
Resumo da ópera:
Passaram chumbo nela e taí o diabo na casa do terço: lá se foram 8,2 milhões de hectares – com direito à Missa de Réquiem para a BR-163 e aos portos de Santarém e Miritituba.
Só pra chatear a concorrência, em geral:
Doze horas depois da informação ter saído nesta bat-coluna -- atualizamos o Site Good na madrugada --, presidente do PP confirmou a pretensão de reivindicar dois e não apenas um ministério.
Detalhe:
Em nenhum momento citou o deputado Pedro Henry como um ou um dos possíveis ou prováveis nomes escolhidos.
Mais:
Se bem conheço o meu gado...
...O PP vai dar-se por muito satisfeiro -- e bota ¨muito satisfeito¨ nisto! -- com um ministério e uma estatal...
...Mais especificamente qualquer coisinha no setor da energia, tipo assim: Eletronorte, Chesf, Furnas, Eletrosul, Itaipu -- por aí...
...Se bem conheço o meu gado!
Aproveitando a balada:
Se bem conheço o meu gado...
...Deputados que se dizem contra a duplicação dos próprios salários, na Hora do Brasil, vão acabar embolsando a grana sem maiores pruridos ideológicos.
E a mesmíssima coisa vai acontecer quando o tema “prorrogação de mandatos” – antecipada aqui pelo Super Site Good – entrar oficialmente na ordem do dia...
...Se bem conheço o meu gado!
Bem a propósito:
Pra falar o português bem rasgado, se o novo presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti, impedir mesmo a aprovação da MP-232 – aquela que aumenta delirantemente o Imposto de Renda de profissionais liberais, pequenos empresários e dos produtores rurais -- pode reajustar à vontade o salário dos deputados, que a população ainda vai ficar no lucro.
Já pode encomendar o Hino, Brasão e Bandeira.
Entenda o caso:
Diante dos últimos acontecimentos – assassinato da missionária norte-americana e o conseqüente funeral da BR-163 e dos portos de Santarém e de Miritituba...
...E a constatação ¨in loco¨ de que a tal “saída para o Pacífico”, via Bolívia, está “noiada” – vamos dizer assim...
...O Vale do Araguaia – ou “Vale dos Esquecidos”, na definição de ¨meu rei¨ Blairo Maggi – volta a ser lembrado, numa espécie de ¨revival¨ da Marcha para o Oeste, comandada por Getúlio Vargas, na década de 40, já que a única alternativa que sobrou para baratear o escoamento da produção de Mato Grosso, no curto prazo, é o porto de Itaqui, no Maranhão -- conforme comentamos na bat-coluna passada.
No médio prazo, a estimativa é a de que, na região – que compreende o Leste de Mato Grosso e o Oeste dos Estados de Goiás e Tocantins – abrigue uma população de aproximadamente 20 milhões de habitantes.
Por curto prazo, entenda-se: quatro ou cinco anos e, por médio prazo, qualquer coisa parecida com duas décadas – por aí.
Inevitável, por supuesto, que no tal “médio prazo” -- provável até no ¨médio-médio prazo¨ -- as bacias dos rios Araguaia e Tocantins obtenham autonomia político-administrativa.
Por autonomia político-administrativa, leia-se: uma nova estrela na bandeira do Brasil ou um novo Estado -- goste-se ou não...
...Tendo como eixos de desenvolvimento a BR-158, pela margem esquerda do Araguaia e a Ferrovia Norte/Sul, pela margem direita...
...Sem falar na Hidrovia das Mortes/Araguaia/Tocantins, até porque esta -- por outra: também esta -- ainda promete muito pano pra manga...
...E sem falar no ¨discoporto¨ de Valdon Varjão, em Barra do Garças, claro.
Saiba mais sobre a futura unidade da Federação, lendo o excelente trabalho elaborado pelos participantes do ¨Projeto Marcha para o Oeste¨, na seção Releitura.
Compartilhe:
|
|