capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.941.581 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 17/03/2005

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Leitura dinâmica – 1:

Mentiroso engana a população do Nortão prometendo asfaltar a BR-163...

Ora, ora, ora, ora!...

Se for pra prender todo mentiroso que andou prometendo a mesma coisa, tem que colocar na cadeia também todos os presidentes da República, todos os governadores, todos os senadores e todos os deputados federais de Mato Grosso nos últimos trinta anos – incluindo os atuais.

Ou não?

Afinal, do ponto de vista ético, não há nenhuma diferença entre enganar tomando dinheiro e enganar tomando votos de incautos.



Leitura dinâmica – 2:

Ministro Gilmar Mendes vai comandar as eleições 2006...

Well...

Isto se, até lá, a idade-limite para a aposentadoria compulsória na magistratura não for ampliada de 70 para 75 anos, conforme está pintando.



Leitura dinâmica em dose dupla:

1 -- Selic sobe pela oitava vez seguida e vai a 19,25%...


2 -- HSBC condenado a indenizar correntista em R$ 0,40...

Well...

Precisa dizer mais alguma coisa?



Mato Grosso só no nome – 3

As chamadas Águas Emendadas -- bacias hidrográficas distintas cujas nascentes ficam próximas das outras -- são um fenômeno raro na Natureza, mas que em Mato Grosso ocorre no Chapadão dos Perecis, na Serra Azul e no município de Alto Taquari, que se vê na foto à direita, onde nasce o Taquari -- que aos trancos e barrancos ainda insiste em desaguar no rio Paraguai, e o Araguaia -- não se sabe até quando, mas ainda o mais belo rio do mundo.

Em qualquer país minimamente civilizado, regiões como essa -- pela singularidade, pela importância ambiental, pela beleza cênica e pelo potencial para o turismo científico e ecológico – seria protegida como um tesouro, uma dádiva.

Aqui, porém, a vegetação nativa é devastada com uma irresponsabilidade preocupante, sob o olhar cúmplice das autoridades ditas “competentes”.




Prestenção, bugrada!

Se receber comunicado, via e-mail, “alertando” que seu CPF/CNPJ constam como pendentes ou, então, mensagem de alguém que não conhece ou, ainda, algum cartão amoroso de algum admirador ou admiradora que não quer se identificar, fique esperto.

Se cair na besteira de abrir e seu PC não estiver protegido, vai acabar instalando o vírus “Cavalo de Tróia” – Trojan Horse, em inglês.

Aí, mermão, seu computador vai ficar igual ao serviço ADSL-Turbo da Brasil-Teleton: devagar, quase parando.



Liberou geral!

Entenda o caso:

Para livrar a valorosa companheira Martha Suplício de dois anos de cana, presidente Lula editou Medida Provisória com efeito retroativo a junho de 2000, para “regularizar” operação feita pela ex-prefeita de São Paulo, que não tinha amparo na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A “Lei Martha Suplício” vai livrar a cara de meio mundo, nas mesmas condições.

Este é o PT!
Quem te viu!
Quem te vê!!!



Anote e depois confira:

Se bem conheço o meu gado...

Programas “Minha Primeira Empresa” e “Meu Primeiro Contrato com a Seduc” ainda vão muito o que falar.

Ah, se vão!...

...Se bem conheço o meu gado!



Por falar em gado...

Amanhã a terra treme na Associação de Criadores de Mato Grosso -- Acrimat.

Entenda o caso:

Pecuaristas de todo o Brasil estarão reunidos, a partir das 9 horas da manhã, no Pavilhão de Eventos do Parque de Exposições de Cuiabá, para debater saídas para a crise no setor e as relações com a indústria frigorífica.

Presentes, entre outros, o deputado federal Ronaldo Caiado, presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária; Antonio Ernesto de Salvo, presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil; Laucídio Coelho Neto, presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul e representantes de quase todos os estados da federação...

...Além da prata da casa, claro: o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Homero Pereira; o secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, presidentes de sindicatos rurais de todo o estado, que serão recepcionados pelo presidente da Acrimat, Jorge Pires de Miranda.



Well...

Outro mato-grossense tentou a mesma coisa antes e não deu certo.

Entenda o caso:

No melhor estilo Jânio Quadros, presidente interino do PFL, Jota Veríssimo, ensaia uma “renúncia”, confiante na “solidariedade das bases”.

O ex-imperador do extinto Reino Encantado de Vadjú – atual Nova Palestina, sonha em ser vice de Blairo Maggi, mas dois episódios recentes o levaram à conclusão de que, com verticalização ou sem verticalização, está no sal.

Com a verticalização, forçosa e abertamente terá de voltar a fazer dobradinha com o presidenciável que virou motorista de madame – o que já ocorreu informalmente na eleição de 98, quando trabalhou contra o próprio irmão, Júlio Campos...

...E, sem a verticalização, o candidato a vice será o senador Jonas Pinheiro, que cede a vaga para o primeiro-suplente, que é “chegado” de Maggi.

O destronado imperador sentiu faltar o chão no início da noite de segunda-feira, quando se deu conta de que o prazo de 143 dias da -- para ele -- inesperada licença do vice-presidente Jorge Pires de Miranda, coincidia com o período de afastamento do titular, Jonas Pinheiro.

Mais agoniado, ainda, ficou quando soube, no decorrer da semana, que o senador Jonas Pinheiro almoçou no sábado com o governador, sem o seu conhecimento e “consentimento”.

Sem ter absolutamente o que fazer desde janeiro, Jota Veríssimo imaginava poder continuar exercitando seu esporte preferido -- dar ordens e ser obedecido sem contestação -- na presidência do PFL, mesmo na condição de interino.

Os dois episódios revelaram que não é bem assim e, por esta razão, o ex-imperador anda jururu, sorumbático, circunspecto, macambúzio e meditabundo...

...Tramando um meio de, com o auxílio da “Valorosa” e dos “fornecedores de opinião” dar a volta por cima...

...Embora só lhe reste como opção largar mão da política e ir cuidar de suas inúmeras fazendas...

...Ou, acatar a “orientação” de seu guru, “Ana” Maria Leite – também conhecido como “Exterminador do Futuro” -- e, no melhor estilo “trapezista delirante”, via “renúncia”, tentar algo parecido com o arriscadíssimo triplo salto mortal com os olhos vendados, no escuro, sem rede e sem música de fundo...

...Que nunca deu certo, registre-se.

O caso promete.

Muito choro e ranger de dentes, claro.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 16 de Março de 2005
Edição de 15 de Março de 2005
Edição de 12 de Março de 2005
Edição de 11 de Março de 2005
Edição de 10 de Março de 2005
Edição de 09 de Março de 2005
Edição de 08 de Março de 2005
Edição de 04 de Março de 2005
Edição de 03 de Março de 2005
Edição de 02 de Março de 2005
Edição de 28 de Fevereiro de 2005
Edição de 25 de Fevereiro de 2005
Edição de 24 de Fevereiro de 2005
Edição de 23 de Fevereiro de 2005
Edição de 22 de Fevereiro de 2005
Edição de 19 de Fevereiro de 2005
Edição de 18 de Fevereiro de 2005
Edição de 16 de Fevereiro de 2005
Edição de 15 de Fevereiro de 2005
Edição de 11 de Fevereiro de 2005

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques