|
CURTO & GROSSO
Edição de 15/03/2005
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Conforme o prometido, a partir desta semana iniciamos a publicação de fotos de satélite dos municípios de Mato Grosso, para que o e-leitor possa avaliar visualmente o nível de devastação da cobertura florestal.
Na foto desta terça, mostramos o município de Chapada dos Guimarães, onde fica boa parte das nascentes que formam o rio Cuiabá e também onde, conforme pode ser observado, nem o Parque Nacional é poupado e o desnudamento do solo chega à beira dos paredões.
A triste conclusão é óbvia: neste ritmo, dentro de pouco tempo, as dezenas de cachoeiras existentes na região ficarão apenas na lembrança.
Leitura dinâmica – 1:
Os índios não são mais tontos!...
Esta ¨preciosidade¨ é da lavra do colunista Onofre Ribeiro, na edição de hoje do Diário de Cuiabá.
Ora, ora, ora, ora!
A pergunta é:
Você bancaria o “esperto”, enfrentando arma de fogo com arco e flecha?
Francamente:
Essa foi de doer, mermão!...
...Preconceitos à parte.
Leitura dinâmica – 2:
Luiz Pagot quebra acordo...
Será que o nosso super-híper-mega-ultra-big-best-top-top secretário agora deu pra não sustentar em pé o que combina sentado?
Pelo ronco e pelo berro, tudo indica que sim.
Leitura dinâmica – 3:
Jorge Pires pede afastamento do PFL por 143 dias...
Por que não 120 ou 150, só para arredondar a conta?
Entenda o caso:
Daqui a exatos 142 dias, a contar de hoje, o senador Jonas Pinheiro reassume a presidência do Diretório Estadual do PFL, interinamente “sobre” a direção do ex-imperador Jota Veríssimo...
...Que se lançou candidato ao governo do Estado e, pelo que se nota, só empolgou o Exterminador do Futuro ¨Ana¨ Maria Leite e o deputado Humberto Bosaipo, de novo pefelista desde criancinha.
Para bom entendedor...
Governador Blairo Maggi andou peregrinando ontem no Rio de Janeiro.
No BNDES tentou viabilizar PPPs – Parcerias Público-Privadas, com vistas à recuperação e pavimentação da BR-163 e, na Petrobrás, buscar parcerias objetivando assegurar a implantação de um pólo petroquímico, em Cuiabá ou Cáceres, tendo como matéria-prima o gás boliviano.
Valeu pelo passeio...
...Já que a pavimentação da BR-163, até Santarém, é carta absolutamente fora do baralho – e Sua Excelência tá careca de saber...
...E, pelo jeito, só “Meu Rei” não sabe que e o pólo petroquímico será implantado em Corumbá (MS) e estamos conversados.
Entenda o caso:
A escolha de Corumbá deve ser encarada como um fato “natural”, vamos dizer assim.
Primeiro, porque Mato Grosso do Sul, inegavelmente, reúne muito mais poder de fogo, do ponto de vista político, econômico e logístico: o governador é do PT e Corumbá é a base eleitoral e terra natal do senador Deucídio Amaral -– funcionário de carreira da Petrobrás, ministro de Minas e Energia no governo Itamar Franco, líder do PT no Senado e candidato de consenso ao governo de MS.
Segundo, porque, lá, o gasoduto pertence à própria Petrobrás, que também é dona de 15% das reservas de gás na Bolívia.
E, terceiro, porque oferece transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário.
Conspirou contra Mato Grosso o fato de o governador e a representante do PT no Senado não falarem a mesma língua...
...O fato de nenhuma liderança política ou empresarial ter pleiteado o tal pólo de US$ 1,5 bilhão de dólares, ao contrário de Mato Grosso do Sul, onde o empresário Ueze Zahran, há anos vem carregando esta bandeira...
...O fato de o gasoduto pertencer a outra companhia – a GasOcidente...
...E, pior de tudo: o fato de Mato Grosso ter esnobado a Petrobrás, quando esta manifestou interesse numa parceria com a MT-Gás...
...O que foi prontamente descartado pelo governador do Estado, que caiu na conversa dos secretários José Carlos Dias -- o “Zé Veneno” -- ainda na Secom, depois de uma estéril e, pelo que se vê agora, desastrosa passagem pela própria MT-Gás, e Alexandre Furlan, ainda na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração ou algo que o valha.
Casualmente, Zé Veneno e Furlan, antes de fazer parte do governo estadual, prestavam serviços à Enron Electric Power – aquela mesma do maior trambique da história do capitalismo e que, aqui por estes tristes trópicos, atende pelos nomes de GasOcidente e Pantanal Energia --, o primeiro como relações públicas e o segundo como advogado.
Também casualmente, a GasOcidente seria a grande beneficária do tal pólo petroquímico, pois teria um megacliente cativo para o gás bombeado desde a Bolívia.
Acontece...
Coincidências à parte, toda essa tardia “mobilização” em torno de uma causa sabidamente perdida ou não passa de factóide...
...Ou “Meu Rei” está procurando um pretexto para romper com Lula.
Aí tem!
Oportunamente iremos debulhar este caso, com todos os esses e erres.
Compartilhe:
|
|