capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.740.428 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 22/03/2005

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Só pra chatear:

Por obra e graça da Turma da Botina, que moveu a ação, Mato Grosso “ganha” o primeiro site censurado no Brasil, por razões políticas.

Entenda o caso:

O domínio www.clickmt.com.br foi “congelado” na última sexta-feira pela Fapesp, por ordem da Justiça Eleitoral de Mato Grosso...

...Que, equivocadamente, entende que a comunicação via Internet, durante o período eleitoral, está sujeita às mesmas regras do rádio e da TV, que são concessões do Estado.

Em resumo, seria o mesmo que exigir que no site do PT fosse dado idêntico espaço ao PSDB, com ¨direito de resposta¨ e tudo mais...

...Além de confundir o direito de opinião com propaganda político-partidária.

Por conta disto, estamos atendendo em novo endereço: www.supersitegood.com -- sem o br -- registrado e hospedado nos Estados Unidos.



Mato Grosso só no nome - 5:

O que se vê na foto de satélite à direita é a área abrangida pelo município de Campos de Júlio – Oeste de Mato Grosso --, divisor das águas que formam as bacias hidrográficas do Guaporé e do Juruena...

...E onde o grande “pobrema” -- para os produtores de soja, claro, que pelaram tudo o que podiam -- é o “excesso de áreas indígenas”, que protegem nascentes e margens dos córregos e rios.



Por falar em “pobrema”, anote e depois confira:

BR-174 ainda vai dar muito o que falar.

Entenda o caso:

Para quem não ligou o número da rodovia ao trajeto, a BR-174 -- em território mato-grossense -- une as áreas produtoras de coca com as de refino da cocaína na Bolívia.



Aproveitando a balada:

Companheiro Hugo Chaves -- aquele mesmo que tem piti quando narcotraficante é preso – editou decreto que obriga a imprensa da Venezuela a só publicar elogios a ele e a seu governo, sob pena de censura e cadeia.

Qualquer semelhança com aquele país a Oeste de Tordesilhas é mera coincidência.



Por falar em coincidência...

...Enquanto ainda festeja a aquisição do deputado estadual Humberto Bosaipo, o imperador destronado Jota Veríssimo vê o PFL implodir sob seu “comando”.

Ontem, quem deu o fora foi o primeiro suplente de deputado federal, Helmute Lawish e, no próximo dia 14, acontece a debandada de pelo menos outros cinco prefeitos.

“Liderança” é isto, o resto é bosta de cachorro.



E por falar em debandada...

...Ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho e outros “históricos” estão com os pés fora do PTB...

...Que, pelo andar da carruagem, vai ficar mais magro que o presidente do diretório regional, deputado federal Ricarte de Freitas, depois da cirurgia para redução de estômago.



Mobilização total em Maués – Amazonas.

Entenda o caso:

Tribunal de Justiça de Mato Grosso publicou no Diário Oficial, edital de pregão para aquisição de guaraná ralado.



Só pra constar:

...Os maiores lances do leilão de reprodutores, matrizes e embriões, promovido recentemente pelo senador Jonas Pinheiro, foram dados por donos de frigoríficos.



Presidente da Câmara Federal intimou o presidente Lula a assinar ainda hoje o decreto de nomeação do deputado Ciro Nogueira (PP/PI) para o Ministério das Comunicações...

...Provocando a ira da Rede Globo, que não economizou munição contra a “ousadia” do presidente da Câmara -- o que nunca fez quando é o Palácio do Planalto que pressiona o Congresso.

Entenda o caso:

Dezenas de concessões de emissoras de rádio e TV serão ¨sorteadas¨ ou renovadas este ano e a Globo não tem a menor “intimidade”, vamos dizer assim, com o novo rapaz.

Não tem ainda, claro.



Novos comendadores na praça.

Entenda o caso:

Responsáveis pelas ações e sentenças que resultaram na cassação do titulo de comendador de João Arcanjo Ribeiro – chefão do crime organizado em Mato Grosso --, o procurador da República Pedro Taques e o juiz federal Julier Sebastião foram agraciados na última sexta-feira, 19 de março, com a Comenda do Mérito São José Operário, outorgada pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso.



O chamado “ICMS Garantido”, na prática, só “garante” mesmo é a formação de cartéis no varejo em Mato Grosso.

Entenda o caso:

Inventado para saciar o insaciável sumo sacerdote da Era Dantesca, o ICM Garantido faculta ao governo a cobrança do imposto antes do fato gerador, ou seja, a venda do produto para o consumidor final.

Uma insanidade, por certo, muito criticada pelo candidato Blairo Maggi, que na campanha de 2002 prometeu acabar com a ¨derrama¨, mas que – como tantas outras – “esqueceu” de cumprir e nem é cobrado pela Federação do Comércio de Mato Grosso, por razões óbvias: o presidente da Fecomércio não tem comércio e não tá nem aí pra paçoca, pois vive de fazer palestras tecendo loas ao governo – qualquer governo.

Assim, ao pagar antes a alíquota estipulada pela Secretaria de Fazenda, o comerciante fica sem margem de manobra, quando o consumidor pechincha uma redução no preço da mercadoria, por uma simples e boa razão: se vender por menos, fica no prejuízo, porque o tributo sobre aquele valor “x” já foi recolhido.

Com isso, o comércio de Mato Grosso não tem como fazer frente às compras diretas de lojas e empresas de outros estados – transações enormemente facilitadas pela internet – que recolhem o ICMS depois e apenas sobre o valor efetivamente faturado.

Isso vale para todo o comércio varejista em Mato Grosso: eletro-eletrônicos, vestuário, calçados e, claro, combustíveis -- indistintamente obrigado a praticar preços bastante parecidos.

Voltaremos ao tema.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 18 de Março de 2005
Edição de 17 de Março de 2005
Edição de 16 de Março de 2005
Edição de 15 de Março de 2005
Edição de 12 de Março de 2005
Edição de 11 de Março de 2005
Edição de 10 de Março de 2005
Edição de 09 de Março de 2005
Edição de 08 de Março de 2005
Edição de 04 de Março de 2005
Edição de 03 de Março de 2005
Edição de 02 de Março de 2005
Edição de 28 de Fevereiro de 2005
Edição de 25 de Fevereiro de 2005
Edição de 24 de Fevereiro de 2005
Edição de 23 de Fevereiro de 2005
Edição de 22 de Fevereiro de 2005
Edição de 19 de Fevereiro de 2005
Edição de 18 de Fevereiro de 2005
Edição de 16 de Fevereiro de 2005

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques