capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.945.301 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 22/06/2005

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Gentes!

Impressionante o que apareceu de neguinho interessado no ouro das monções!

Neguinho no sentido politicamente correto, é claro, como manda a Cartilha do PT.

Não faltou, inclusive, quem insinuasse uma sociedade com este pobre marquês, na localização e partilha do fabuloso ¨enterro¨ de 100 milhões de reais.

Não vamos revelar o local, claro.

Apenas contar o caso, como se passou o caso.

Foi assim:

A 1º de janeiro de 1727, quase oito anos depois da fundação da cidade, desembarcou em Cuiabá, à frente de uma comitiva de quase três mil pessoas -- uma espécie de Expedição Canoeiro da época --, o capitão-general Rodrigo César de Menezes, após 122 dias de uma viagem que começou em Araritaguaba -- atual Porto Feliz --, no Tietê...

...Desceu o Paraná, subiu o Pardo, varou as duas léguas do planalto de Camapuã, navegou águas abaixo os rios Coxim e Taquari, subiu o Paraguai, depois o São Lourenço e terminou em Cuiabá...

...Para onde transferiu a sede da Capitania de São Paulo e aqui permaneceu até o dia 5 de junho de 1728, promovendo uma autêntica pilhagem.

Rodrigo de Menezes veio a reencarnar quase três séculos mais tarde, sob o nome de Dândi Oliveira -- tão voraz e insaciável quanto, disposto a recuperar o ouro que ¨perdeu¨.

O capitão-general voltou a São Paulo carregando o que deu pra carregar e deixou aqui, para completar o serviço, o ouvidor Lanhas de Peixoto que, dois anos depois, em 1730, com vários batelões transportando cerca de 400 arrobas de ouro fundido, rumou para o Planalto de Piratini, pelo mesmo caminho das monções.

A comitiva com a preciosa carga, entretanto, foi atacada pelos índios-canoeiros Paiaguás e toda aquela fortuna em ouro foi parar no fundo no rio, onde permanece até os dias de hoje, presumivelmente sob toneladas e toneladas de lama e areia.

Dispensável dizer que a localização e resgate do cobiçado tesouro somente será possível através de ¨obras¨ de escavação e dragagem -- casualmente, o que se propõem o idealizador da obra -- o próprio Rodrigues de Menezes reencarnado...

...E os ¨patrióticos¨ investidores na parte mato-grossense da Hidrovia Paraguai/Paraná -- Soja Majestade Meu Rei e multinacionais associadas à frente.

...Que sem nenhuma razão plausível, insistem em adaptar o rio às embarcações e não o contrário -- o que seria racional e lógico -- sem a menor necessidade de escavações, o que absolutamente não interessa aos reais objetivos da empreitada.

Para quem sabe somar dois mais dois, isto explica a ensandecida idéia de levar avante tal hidrovia à moda deles, contra tudo e contra todos, mesmo sob o risco de transformar o Pantanal em um Everglades piorado.

Afinal, estamos falando de 100 milhões -- uma quantia respeitável, mesmo em reais --, capaz de virar a cabeça e a opinião de qualquer um.

Ou dois...

Ou mais...



Por falar em ¨virar a cabeça¨...

Os ¨movimentos sociais¨ -- leia-se MST, CUT, UNE e quejandos -- convocam a população para sair às ruas em defesa do ¨mensalão¨ e contra ¨as elites¨.

Então, fica assim:

Você que é aposentado ou pensionista do INSS, costureira, engraxate, ascensorista, trabalhador rural, policial, professor, militar, doméstica, funcionário público, comerciário, índio, bancário, estudante, favelado ou profissional liberal interessado em participar da tal ¨cruzada cívica¨...

...É só pegar uma bandeira vermelha e sair por aí gritando:

Viva o Mensalão!

Ou, melhor ainda:

Também quero um mensalão de 30 mil por mês!

Por aí...

Só rindo!



Manifesto que circula na Net, ¨em defesa do PT¨, acusa o ex-presidente FHC de ter comprado deputados por 200 mil reais a cabeça, a fim de aprovar a reeleição.

Não duvido nada...

...Como também não resta dúvida de que, se a reeleição foi mesmo comprada, o projeto de um segundo mandato para o companheiro-presidente Lula também é fruto de uma farsa, de uma bandalheira...

...E que o mais decente e o mais correto é acabar com a reeleição e já.

Ou bandalheira só é bandalheira quando beneficia o adversário?

Esse é o PT!

Quem te viu!...
Quem te vê!...



Por falar em manifestação espontânea...

...Equipe de reportagem da TV Globo foi agredida por desconhecidos, ontem à noite, na região central de São Paulo, horas depois da divulgação de reportagem em que a secretária Fernanda Karina Somaggio, que entregou o ouro do ¨mensalão¨ e voltou a confirmar -- agora publicamente e de viva voz -- todas as acusações que fez contra a banda podre do PT.

Acontece...

Naquele país vizinho também acontece cada uma!

Pior:

Pelo andar da carruagem desgovernada, vai acontecer mais...

...Com ¨direito¨ a muito choro e ranger de dentes.



Efemérides:

Depois de seis aninhos, Caso Secomgate será julgado hoje -- isto se mais uma daquelas chicanas não postergar a apreciação pelo TJ.

Entenda o caso lendo o artigo O ¨Mensalão¨ de Dante, do jornalista Arlindo Teixeira Jr., na seção Pra Seu Governo.

Veja também, na coluna Releitura, artigo de Elio Gaspari Ser direito dá cadeia, sobre a Operação Curupira e a estapafúrdia e performática prisão do diretor de florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel.



Senador Dulcídio Amaral (PT/MS) tem uma missão e tanto pela frente:

Enfrentar a fúria dos companheiros-militantes a cada passo das investigações e resgatar a credibilidade do instituto da CPI -- completamente desmoralizado na CPI Banestado pelo (ainda?!!!) senador Pés de Barro -- aquele que mente até sob juramento.

Em tempo:

Quem diz que a performática figura mente sob juramento não é este pobre marquês, não!

Quem diz isto -- em processo que estranhamente dormita na Comissão de Ética do Senado -- é o sr. Luiz Soares.

Para quem não ligou o nome à pessoa, Luiz Soares -- o Luizinho Cabeção --, vem a ser o suplente do PSDB, atualmente ocupando a vaga de Pés de Barro...

...Que não se lembrou desse pequeno detalhe.

Acontece...



Só pra chatear:

Serys quer que Blairo Maggi se retrate...

Pronto, senadora!

Taí ¨Meu Rei¨ devidamente retratado -- à direita, como convém à biografia de Soja Majestade.

KKKK!!!






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de jackson (jacksonmessias@brturbo.com.br)
Em 22/06/2005, 09h01
mensalão
TUDO INDICA, QUE O MST,UNE DEVEM SER FUNCIONARIOS DO PT, PORQUE NINGUÉM TRABALHA E QUANDO SAI A RUA É PARA DEFENDER O MENSALÃO, ISSO É UMA VERGONHA!

  Textos anteriores
Edição de 21 de Junho de 2005
Edição de 20 de Junho de 2005
Edição de 18 de Junho de 2005
Edição de 17 de Junho de 2005
Edição de 16 de Junho de 2005
Edição de 15 de Junho de 2005
Edição de 14 de Junho de 2005
Edição de 13 de Junho de 2005
Edição de 11 de Junho de 2005
Edição de 09 de Junho de 2005
Edição de 08 de Junho de 2005
Edição de 07 de Junho de 2005
Edição de 05 de Junho de 2005
Edição de 04 de Junho de 2005
Edição de 03 de Junho de 2005
Edição de 02 de Junho de 2005
Edição de 1º de Junho de 2005
Edição de 31 de Maio de 2005
Edição de 30 de Maio de 2005
Edição de 29 de Maio de 2005

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques