|
CURTO & GROSSO
Edição de 22/06/2005
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Gentes!
Impressionante o que apareceu de neguinho interessado no ouro das monções!
Neguinho no sentido politicamente correto, é claro, como manda a Cartilha do PT.
Não faltou, inclusive, quem insinuasse uma sociedade com este pobre marquês, na localização e partilha do fabuloso ¨enterro¨ de 100 milhões de reais.
Não vamos revelar o local, claro.
Apenas contar o caso, como se passou o caso.
Foi assim:
A 1º de janeiro de 1727, quase oito anos depois da fundação da cidade, desembarcou em Cuiabá, à frente de uma comitiva de quase três mil pessoas -- uma espécie de Expedição Canoeiro da época --, o capitão-general Rodrigo César de Menezes, após 122 dias de uma viagem que começou em Araritaguaba -- atual Porto Feliz --, no Tietê...
...Desceu o Paraná, subiu o Pardo, varou as duas léguas do planalto de Camapuã, navegou águas abaixo os rios Coxim e Taquari, subiu o Paraguai, depois o São Lourenço e terminou em Cuiabá...
...Para onde transferiu a sede da Capitania de São Paulo e aqui permaneceu até o dia 5 de junho de 1728, promovendo uma autêntica pilhagem.
Rodrigo de Menezes veio a reencarnar quase três séculos mais tarde, sob o nome de Dândi Oliveira -- tão voraz e insaciável quanto, disposto a recuperar o ouro que ¨perdeu¨.
O capitão-general voltou a São Paulo carregando o que deu pra carregar e deixou aqui, para completar o serviço, o ouvidor Lanhas de Peixoto que, dois anos depois, em 1730, com vários batelões transportando cerca de 400 arrobas de ouro fundido, rumou para o Planalto de Piratini, pelo mesmo caminho das monções.
A comitiva com a preciosa carga, entretanto, foi atacada pelos índios-canoeiros Paiaguás e toda aquela fortuna em ouro foi parar no fundo no rio, onde permanece até os dias de hoje, presumivelmente sob toneladas e toneladas de lama e areia.
Dispensável dizer que a localização e resgate do cobiçado tesouro somente será possível através de ¨obras¨ de escavação e dragagem -- casualmente, o que se propõem o idealizador da obra -- o próprio Rodrigues de Menezes reencarnado...
...E os ¨patrióticos¨ investidores na parte mato-grossense da Hidrovia Paraguai/Paraná -- Soja Majestade Meu Rei e multinacionais associadas à frente.
...Que sem nenhuma razão plausível, insistem em adaptar o rio às embarcações e não o contrário -- o que seria racional e lógico -- sem a menor necessidade de escavações, o que absolutamente não interessa aos reais objetivos da empreitada.
Para quem sabe somar dois mais dois, isto explica a ensandecida idéia de levar avante tal hidrovia à moda deles, contra tudo e contra todos, mesmo sob o risco de transformar o Pantanal em um Everglades piorado.
Afinal, estamos falando de 100 milhões -- uma quantia respeitável, mesmo em reais --, capaz de virar a cabeça e a opinião de qualquer um.
Ou dois...
Ou mais...
Por falar em ¨virar a cabeça¨...
Os ¨movimentos sociais¨ -- leia-se MST, CUT, UNE e quejandos -- convocam a população para sair às ruas em defesa do ¨mensalão¨ e contra ¨as elites¨.
Então, fica assim:
Você que é aposentado ou pensionista do INSS, costureira, engraxate, ascensorista, trabalhador rural, policial, professor, militar, doméstica, funcionário público, comerciário, índio, bancário, estudante, favelado ou profissional liberal interessado em participar da tal ¨cruzada cívica¨...
...É só pegar uma bandeira vermelha e sair por aí gritando:
Viva o Mensalão!
Ou, melhor ainda:
Também quero um mensalão de 30 mil por mês!
Por aí...
Só rindo!
Manifesto que circula na Net, ¨em defesa do PT¨, acusa o ex-presidente FHC de ter comprado deputados por 200 mil reais a cabeça, a fim de aprovar a reeleição.
Não duvido nada...
...Como também não resta dúvida de que, se a reeleição foi mesmo comprada, o projeto de um segundo mandato para o companheiro-presidente Lula também é fruto de uma farsa, de uma bandalheira...
...E que o mais decente e o mais correto é acabar com a reeleição e já.
Ou bandalheira só é bandalheira quando beneficia o adversário?
Esse é o PT!
Quem te viu!...
Quem te vê!...
Por falar em manifestação espontânea...
...Equipe de reportagem da TV Globo foi agredida por desconhecidos, ontem à noite, na região central de São Paulo, horas depois da divulgação de reportagem em que a secretária Fernanda Karina Somaggio, que entregou o ouro do ¨mensalão¨ e voltou a confirmar -- agora publicamente e de viva voz -- todas as acusações que fez contra a banda podre do PT.
Acontece...
Naquele país vizinho também acontece cada uma!
Pior:
Pelo andar da carruagem desgovernada, vai acontecer mais...
...Com ¨direito¨ a muito choro e ranger de dentes.
Efemérides:
Depois de seis aninhos, Caso Secomgate será julgado hoje -- isto se mais uma daquelas chicanas não postergar a apreciação pelo TJ.
Entenda o caso lendo o artigo O ¨Mensalão¨ de Dante, do jornalista Arlindo Teixeira Jr., na seção Pra Seu Governo.
Veja também, na coluna Releitura, artigo de Elio Gaspari Ser direito dá cadeia, sobre a Operação Curupira e a estapafúrdia e performática prisão do diretor de florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel.
Senador Dulcídio Amaral (PT/MS) tem uma missão e tanto pela frente:
Enfrentar a fúria dos companheiros-militantes a cada passo das investigações e resgatar a credibilidade do instituto da CPI -- completamente desmoralizado na CPI Banestado pelo (ainda?!!!) senador Pés de Barro -- aquele que mente até sob juramento.
Em tempo:
Quem diz que a performática figura mente sob juramento não é este pobre marquês, não!
Quem diz isto -- em processo que estranhamente dormita na Comissão de Ética do Senado -- é o sr. Luiz Soares.
Para quem não ligou o nome à pessoa, Luiz Soares -- o Luizinho Cabeção --, vem a ser o suplente do PSDB, atualmente ocupando a vaga de Pés de Barro...
...Que não se lembrou desse pequeno detalhe.
Acontece...
Só pra chatear:
Serys quer que Blairo Maggi se retrate...
Pronto, senadora!
Taí ¨Meu Rei¨ devidamente retratado -- à direita, como convém à biografia de Soja Majestade.
KKKK!!!
Compartilhe:
Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de jackson (jacksonmessias@brturbo.com.br) Em 22/06/2005, 09h01 |
mensalão |
TUDO INDICA, QUE O MST,UNE DEVEM SER FUNCIONARIOS DO PT, PORQUE NINGUÉM TRABALHA E QUANDO SAI A RUA É PARA DEFENDER O MENSALÃO, ISSO É UMA VERGONHA! |
|
|