capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 27/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.952.803 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 22/05/2006

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


18:38

¨Faiô¨

Uma descarga elétrica pifou um equipamento do sistema de controle de vôo e deixou o Aeroporto Marechal Rondon fora de combate nas últimas 24 horas.

O ¨incidente¨ impediu a viagem -- com todas as despesas pagas -- de ilustres mil-ongueiros especialmente convidados para vir a Cuiabá elogiar a ¨nova¨ política ambiental do governo de Soja Majestade -- com direito a uma foto de lembrança, em companhia de ¨Meu Rei¨, no Palácio Paiaguás.

Entenda o caso:

Tudo o que não é verdadeiro por si mesmo se destrói.

...

Mais mil-ongueiros em comentários postados às 09:20, 11:25 e 13:59 da bat-calúnia de hoje.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


17:54

Operação Padrão

ONGs de defesa dos direitos humanos propuseram ao procurador-geral de Justiça que uma comissão ¨da sociedade civil¨ -- lei-se: eles mesmos --, acompanhe as investigações sobre a morte dos 17 companheiros-presos e 109 companheiros-suspeitos mortos durante e depois dos ataques a delegacias, postos e instalações policiais em São Paulo.

Quanto às mortes de 41 PMs, policiais civis e agentes penitenciários -- entre os quais um bombeiro aposentado -- nenhuma preocupação, só para variar um pouco.

Traduzindo:

Logo, logo, essa brava gente bronzeada -- que apoiou o desarmamento da população ordeira -- vai querer revogar aquele postulado da física segundo o qual ¨toda ação provoca uma reação de igual ou maior intensidade em sentido contrário¨ e substituir por uma lei que obrigue a polícia correr de bandido e o rabo abanar o cachorro.

Só falta.

Só pra constar:

Tais companheiras-ONGs, depois de todo aquele barulho inicial, já não demonstram nenhum entusiasmo em esclarecer as mortes dos prefeitos Celso Daniel e Toninho do PT.

Acontece...






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


13:59

Disfarça!...

-- ¨Não somos mais livres para produzir o que queremos e da forma que queremos. Temos clientes externos que nos exigem uma postura diferenciada. Precisamos nos adaptar ao sistema de uma gestão socioambiental para não ficarmos de fora.¨

Soja Majestade, hoje, na abertura daquele congresso de mil-ongueiros internacionais, botocudos e bororos, patrocinado pelo governo de Mato Grosso.

Recuerdos de Chacororé

¨Os desmentidos são inevitáveis, mas o fato é que, com eles, sem eles ou apesar deles – os desmentidos de praxe, que fazem parte do show...

...O caminho estará livre, dentro em breve, para as tradings Cargill, ADM e Büng – as multinacionais do agronegócio ou ¨agribusiness¨, como queiram -- que disputam o cobiçado mercado da soja em Mato Grosso, maior produtor nacional.

Sem as mínimas condições de competir com as múltis, que trabalham com recursos próprios e, também com as instituições oficiais, que operam com dinheiro público, o grupo André Maggi – que controla algo parecido com 20% do mercado estadual, mas depende de dinheiro captado no país e, principalmente, no exterior...

...Ao grupo mato-grossense não resta outra alternativa: deixar os setores de fomento e exportação, para focar suas atividades em logística.

A opção de mudar de ramo – que não surpreende quem acompanha com olhos atentos os principais lances do herdeiro do grupo, Blairo Maggi, no governo de Mato Grosso – foi robustecida diante da decisão do Banco Mundial de promover uma auditoria no empréstimo de US$ 30 milhões do IFC para o Grupo Amaggi...

...O que acendeu o sinal amarelo no pool de bancos privados internacionais, que havia aprovado um financiamento de US$ 300 milhões para a grupo mato-grossense financiar a expansão da soja no Cerrado e na Amazônia Legal.

Para a banca privada internacional, o IFC -- aquela siglazinha que, conforme antecipamos aqui, há muitas luas, ainda daria muito o que falar e que vem a ser o braço financeiro do Bird para o setor privado -- funciona como uma espécie de “avalista” e a auditoria – resultado da pressão das ONGs ambientalistas nacionais e internacionais -- deixou o negócio em compasso de espera.

A decisão, de acordo com um executivo muito íntimo da família Maggi, precede a este “contratempo” e foi a principal motivação que resultou na estréia de Blairo Maggi na política partidária – algo que ele sempre detestou ---, e que resultou em sua eleição para o governo do Estado em 2002, com a declarada simpatia e ¨torcida¨ das tradings, vamos resumir assim.

No governo, contaria com o meios e com a “legitimidade” para pavimentar a entrada e consolidação do grupo no setor de logística – o que explica a presença de executivos do grupo nas posições-chaves da administração estadual...

...O investimento maciço de recursos do Estado e dos municípios ¨beneficiados¨ com a pavimentação de rodovias estaduais ¨consorciadas¨ – notadamente naquelas regiões onde o grupo Amaggi tem interesse direto – através de parcerias que lhe dão o “direito” de cobrar pedágio...

...O interesse no projeto das tais Parcerias Público-Privadas – aprovado nesta terca-feira, 21, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado da República – o que abre caminho para a participação do grupo na privatização da BR-163, rodovia que começa no Rio Grande do Sul e termina na fronteira com o Suriname, de onde segue até o Mar do Caribe...

...A participação acionária na Ferronorte, na construção do maior terminal graneleiro privado, em Santos, somada à decisão de transformar a currutela paraense de Miritituba, às margens do Tapajós, em um importante terminal portuário...

...E explica a obsessão no sentido de “remover”, vamos dizer assim, os impedimentos legais que resultaram na paralisação das obras de implantação das hidrovias Paraguai/Paraná e Araguaia/Tocantins – fazendo com que o grupo, que já controla a hidrovia Madeira/Amazonas, passe a monopolizar o transporte intermodal a Oeste de Tordesilhas.

O cuidado em “construir” e viabilizar a participação do grupo no setor de logística, a partir do governo, chega aos mínimos detalhes, conforme comprovam as tais “Expedições Estradeiro” – a próxima programada para “explorar” uma das saídas para o Oceano Pacífico.

Por outro lado, além do “contravapor” no IFC, conspira contra a permanência do grupo Amaggi nas áreas de fomento e exportação, as perspectivas nada alvissareiras para as principais commodities agrícolas nos próximos anos, em razão da depreciação do preço no mercado internacional.

Só para se ter uma idéia do baque, basta lembrar que “micaram” cerca de 40% dos contratos de financiamento entabulados durante a última Agrishow, em Rondonópolis e boa parte dos efetivamente contratados enfrenta inadimplência.

A situação está tão feia para o sojicultor que, na principal área produtora de Mato Grosso – o município de Sorriso – tem botinudo de alto calibre anoitecendo e não amanhecendo, pela simples e boa razão de que o valor do patrimônio mal e porcamente cobre um terço da dívida – e olhe lá!

Aliás, não seria nenhuma leviandade afirmar que, se virarmos de ponta-cabeça os produtores de soja, do bolso da maioria deles só cairia santinhos com a Oração de Santo Expedito.

Manter-se neste mercado e ainda tendo que peitar a concorrência direta das multinacionais, para Maggi é um duplo suicídio: econômico e político.

Suicídio econômico porque, com as torneiras externas fechadas ou no mínimo regradas, o grupo Amaggi vai acabar literalmente “engolido” pelas múltis. O mais racional, portanto, é aliar-se a elas.

E suicídio político porque, para o produtor que teve sua lavoura financiada pelo Grupo Amaggi e não tem como honrar os compromissos financeiros assumidos e sequer a perspectiva de ver o débito securitizado -- caso dos devedores do Banco do Brasil e BNDES.

Assim, aquele milionário simpático que, no Natal, mesmo no governo de Mato Grosso, mantém a tradição de vestir-se de Papai Noel, à medida que o tempo passa e a coisa aperta, vai ficando cada vez mais parecido com uma espécie de “João Arcanjo de Botina”.

Melhor, portanto, ganhar dinheiro de maneira menos traumática que a agiotagem...

...Tipo faturando no transporte, armazenagem ou cobrando pedágio de tudo que entra, sai ou passa por Mato Grosso.¨

...

Clickmt ou SuperSiteGood, em comentário datado de 22 de dezembro de 2004 -- lá se vão exatos 18 meses.

Então, fica assim:

Disfarça, Meu Rei!
Disfarça!...

Esse ¨manto¨ de neo-mega-turbo-ambientalista-modelo não lhe cai bem.

KKKK!!!

...

Mais congresso de mil-ongueiros amestrados em comentários postados às 09:20 e 11:25 da bat-calúnia de hoje.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


12:11

Ai... iaiai... iaiai... iaiaaai, Mizifio!

Entenda o caso:

Você sabia que desde a criação do troféu, há meio século, nenhum jogador de futebol que ganhou a Bola de Ouro, que premia ¨o melhor do mundo¨, conseguiu vencer a Copa no mesmo ano?

Pois é...

O brasileiro Ronaldinho Gaúcho foi o premiado em 2006.

Eparrê!

Será que desta vez, na Copa da Alemanha, a história será diferente?!!!

Click aqui para saber tudo sobre a Maldição da Bola de Ouro.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de corregedor (correg@hotmail.com)
Em 22/05/2006, 21h44
ai, ai, ai, ai, ai...
A seleção de futebol do Brasil foi campeã nos mundiais de 94 e 2002 e vice em 98. Se vencer mais uma vez estabelece hegemonia e pode até enfraquecer o torneio, vitrine e caça-níquel da Fifa. Vai ser todos contra o Brasil, inclusive a arbitragem.

Mas, também, se perder a culpa é do Lula.

Quem mandou???


11:25

Via rápida

Avanço da agricultura mecanizada -- leia-se soja -- para dentro das florestas de Mato Grosso e Rondônia nos últimos cinco anos mudou o perfil da conversão da floresta, reduzindo o tempo entre a derrubada e a instalação de lavouras.

Click aqui para ler matéria publicada hoje na Folha de S. Paulo.

Leia também ¨Sobre¨ encomenda, comentário postado hoje, às 09:20






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


10:43

Cada bordunada, um escalpo

Entenda o caso:

Depois da nacionalização do gás, do petróleo e da desapropriação das fertilíssimas terras na fronteira, companheiro Evo Morales anunciou neste final de semana um plano para redução da área com plantações de coca.

O preço da ¨commodity¨ vai subir, é claro, para desespero dos consumidores internacionais.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


09:37

Boa ação do dia

Conselho Federal de Medicina alerta sobre os riscos da aplicação da substância polimetilmetacrilato ou PMMA.

Para quem não ligou o nome à pessoa, a PMMA é usada na bioplastia, a cada vez mais popular ¨plástica sem cortes¨.

O tratamento de rejuvenecimento ¨não está isento de complicações¨, segundo advertência da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, que proibiu a aplicação da PMMA, sem supervisão médica, nas clínicas de estética de todo o País.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


09:20

¨Sobre¨ encomenda

Congresso de mil-ongueiros e ecologistas amestrados que começa hoje em Cuiabá -- patrocinado pelo governo do Estado --, pretende transformar Soja Majestade em Ecologista Nota 10.

Entenda o caso:

O freguês sempre tem razão.

KKKK!!!






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de corregedor (correg@hotmail.com)
Em 22/05/2006, 12h47
tsc, tsc, tsc...
Advinhe quem fará palestra sobre o importante tema: programas internacionais de financiamento da preservação ambiental?

Vou dar algumas dicas: a pessoa é capaz de discorrer sobre temas complexos e distintos como fissão nuclear, tricot, música dodecafônica e, é claro, financiamento internacional para o meio ambiente.

Advinhou? Ainda não? Vou dar mais dica...

É uma espécie de ultra-secretário do governador Maggi.

Agora ficou fácil, né? Ainda não? Ora, quem neste governo tem tamanhas qualidades? Quem é capaz de ensinar agricultor a plantar soja, empreiteiro a construir estrada e professor a dar aula? Aliás, dar aula é com ele mesmo. Alguns admiradores o tratam como professor de deus.

Agora ficou fácil, né?

Pois é o dito cujo quem foi escalado para apresentar painel a respeito dos programas de financiamento internacional ao meio ambiente. Ele deve entender do assunto. Como, aliás, entende de tudo. Ou quase.

Baita seminário esse do governo ¨Brairo¨...


09:03

Mensagem subliminar

Programa “Fantástico” exibido ontem à noite pela TV Globo, arranjou um jeitinho de misturar imagens de antigos leprosários, onde portadores de hanseníase eram mantidos completamente segregados, quando a doença contagiosa ainda não tinha cura...

...Com imagens atuais de rebeliões nas penitenciárias patrocinadas pelo PCC, como se os companheiros-presidiários tivessem assaltado, matado, seqüestrado, estuprado e exterminado policiais, por conta de uma “doença” que agora tem cura e que os ¨coitadinhos¨, mesmo assim, ¨injustamente¨ permanecem isolados devido ao atraso da ciência e aos preconceitos da sociedade.

Nem Joseph Goebels, o chefão da propaganda ideológica da Alemanha Nazista, faria igual.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


08:37

Comunicado ao ¨Praneta¨

ACABOU A CENSURA AO SAITE BÃO!!!

Depois de exatos 425 dias sob censura política -- desde a zero hora do sábado, 19 de março de 2005, o domínio ficou ¨congelado¨ no Brasil, por determinação da Justiça Eleitoral, que foi acionada pelo diretório municipal do PPS...

...Desde as 20 horas do último sábado, 20 de maio, o site www.clickmt.com.br -- aquele que o pooovo e até a ¨concorrência¨, carinhosa, merecida e respeitosamente chama de Saite Bão -- está novamente na área.

Nada a comemorar, contudo, porque o fim da censura ou de qualquer outro tipo de atentado às liberdades democráticas não se comemora.

Apenas se espera que jamais se repita, aqui e alhures.

Quanto ao destino dos autores da ação, o resultado da eleição de 2004 e o noticiário policial a respeito dos semoventes falam por si e são por demais eloqüentes: o candidato-pastor-marreteiro nem passou para o segundo turno e o presidente do diretório acabou preso.

Durante todo este período em que o Saite Bão permaneceu sob censura, apesar de tudo, o e-leitorado não ficou ¨abandonado na chapada¨, porque o Grupo Fazendas Reunidas Perereca Enterprise Broadcasting & Corporation transferiu a tempo todo o conteúdo para os Estados Unidos, onde atende -- e vai continuar atendendo -- pelo modestíssimo e também merecidíssimo codinome de Super Site Good, sob o registro www.supersitegood.com -- sem o tal de br.

Então, fica assim:

Para ¨pegar¨ aquelas informações que um dia ainda serão manchete naquele site que ninguém lê, tanto faz como fez:

O e-leitor pode optar ou pelo endereço www.clickmt.com.br ou www.supersitegood.com.

Traduzindo:

Todos os caminhos levam aos ¨boatos¨ daquele site que ninguém lê.

KKKK!!!

...

Reprodução de comentário postado às 21:51 de sábado.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


08:29

Contagem regressiva

Produtores rurais mantém a mobilização e o bloqueio de rodovias -- com ¨direito¨ a fechamento de agências bancárias no interior de São Paulo -- à espera do Dia D, a próxima quinta-feira, 25, quando o governo do companheiro presidente Lula ficou de anunciar o pacote de medidas de socorro aos agricultores endividados.

A expectativa aumentou depois que os companheiros assentados pelo MST e pequenos produtores ligados a sindicatos rurais filiados à CUT foram prontamente atendidos pelos companheiros do PT com cerca de 10 bilhões de reais. Click aqui para ler.

Este e muitos outros ¨boatos¨, no decorrer do dia, só aqui nesta bat-calúnia e neste bat-canal.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 21 de Maio de 2006
Edição de 20 de Maio de 2006
Edição de 19 de Maio de 2006
Edição de 18 de Maio de 2006
Edição de 17 de Maio de 2006
Edição de 16 de Maio de 2006
Edição de 15 de Maio de 2006
Edição de 14 de Maio de 2006
Edição de 13 de Maio de 2006
Edição de 12 de Maio de 2006
Edição de 11 de Maio de 2006
Edição de 10 de Maio de 2006
Edição de 09 de Maio de 2006
Edição de 08 de Maio de 2006
Edição de 07 de Maio de 2006
Edição de 06 de Maio de 2006
Edição de 05 de Maio de 2006
Edição de 04 de Maio de 2006
Edição de 03 de Maio de 2006
Edição de 02 de Maio de 2006

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques