Novo recurso da defesa do tucano motivou o adiamento. Primeira Turma do Supremo decidiu enviar irmã do senador para a prisão domiciliar com tornozeleira.
Em compensação, a tendência no Supremo é confirmar o entendimento da semana passada e manter presos Andrea Neves, irmã de Aécio, Frederico Pacheco, primo de ambos, e Mendherson Souza, assessor do senador Zezé Perrela.
CORUMBÁ ESCAPA DE SOLANO, MAS AINDA NÃO DE MAGGI Cáceres e a singular
ZPE com Porto Seco
Da pioneira Faculdade Municipal de Cáceres, no início dos anos 80, brotou e rendeu bons frutos a atual Universidade Estadual de Mato Grosso, UNEMAT.
Na "Princezinha do Rio Paraguai", à mesma época, surgiu o Festival Internacional de Pesca Esportiva -- primeiro evento do Estado a figurar no Guinness World Records.
Nasceu, ainda, o "Projeto Massa Barro" -- hoje o deturpado "Minha Casa, Minha Vida", a léguas tiranas da filosofia original: a construção em mutirão pelos suplicantes.
Isto para citar apenas algumas iniciativas da brilhante mente, sempre em ebulição, do engenheiro químico Ivo Cuiabano Scaff, então prefeito da cidade.
A preocupação, de uns tempos a esta parte, se resume a uma certa (?!!!) -- que não se perca pelo nome! -- Zona de Processamento de Exportação, a ZPE.
Ocorre que a viabilização da tal Zona implica na falada "retificação" do leito do Paraguaizão, maluquice que tem como patrono e maior interessado o ministro Blairo Maggi.
Apesar das sinistras consequências já enumeradas neste espaço, o desatino agora conta com a velada simpatia do governador José Pedro Gonçalves Taques.
Para quem não ligou lé com pré, trata-se daquele mesmo que na condição de procurador da República, em dobradinha com o ex-juiz federal Julier Sebastião, embargou a obra.
Todos os pantanais e pantaneiros vão sentir o baque, a começar da própria cidade, que ganha hilária singularidade: uma ZPE ancorada num fantasmagórico porto seco.
Mas o pior está reservado a Corumbá, Mato Grosso do Sul, que terá os casarões da parte baixa arrastada, bem como as instalações portuárias, devido à velocidade da água.
Pois bão... Corumbaenses e sul-mato-grossenses são mais proativos e até passionários em questões de meio ambiente. O caso da Usina Bodoquena, da Ometto, é emblemático.
Lá, o WWF é bastante aguerrido, ambientalista não é sinônimo de "milhãogueiro" e já tivemos inclusive o trágico registro de uma imolação em praça pública.
Esta briga promete!
Sexta, 23, tem mais
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Fernando Moura (fernandorpm@brturbo.com.br) Em 20/06/2017, 14h25
Tecnologia as avessas
A ideia maluca de adaptar o rio às embarcações existentes é o supra sumo da picaretagem. Evidente que o correto é criar novas tecnologias de embarcações que se adaptem ao rio e ao seu volume sazonal.
É, meus caros, é quando as feras estão feridas que elas são mais perigosas. É o caso de Rodrigo Janot. Não dá para associá-lo a um leopardo ou a algum outro felino. Mas a natureza esconde feras às vezes insuspeitadas. Poucos sabem, mas o maior assassino de humanos na natureza é o hipopótamo.
Tem aquele ar aparentemente abestado, inofensivo quase. Mas quê… Quando abre aquela bocarra, expõe presas destruidoras.
Para o bem estar e felicidade geral dos demais passageiros, saiba as coisas que você deve evitar da próxima vez que for viajar de avião — além de jamais rezar em voz alta, claro.
O ex-deputado Ulysses Guimarães, presidente nos anos 80 do século passado do PMDB, da Câmara e da Assembleia Nacional Constituinte, costumava chamar de “Vossa Excelência” o fato político relevante.
"Com a palavra, Vossa Excelência, o Fato", dizia Ulysses. E ensinava: