capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.741.274 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 06/01/2018

Marcos Antonio Moreira - fazperereca@yahoo.com.br


13:13



"Milagre" sem Santo
&/OU É BEM MATO GROSSO!!!

Esta semana, o deputado estadual Romualdo Junior (PMDB) tocou no ponto nevrálgico da relação entre os Poderes: o monstruoso valor do duodécio que o Executivo, por lei e no prazo combinado, é obrigado a repassar mensalmente, seca e verde, à própria Assembleia Legislativa, aos Tribunais de Justiça e de Contas, e ao Ministério Público Estadual.

Em outras palavras: citou o "milagre da multiplicação", porém, não disse um "a" sobre o santo milagreiro, por certo, porque este é tido e havido como um ícone da historiografia política mato-grossense e nacional. Parafraseando Aldemar Vigário: Quem? Quem? Quem? Dante Martins Oliveira – o Magrão, aquele mesmo da Emenda das Diretas-Já, é claaaro!

Foi assim: depois da eleição de 94, no Hotel Mato Grosso, onde se instalou o "escritório de transação" da coligação PDT/PMDB/PSDB/PTB, o então tucano "Pés de Barro" Neto – aquele do destemido punhado de bravos da rua 24 que se diz "geneticamente honesto", derrotado naquele pleito para o Senado – após garantir a Casa Civil, fez duas imposições:

a) rifar do futuroso governo o PTB do senador Louremberg Rocha, o "Loro", do federal Joaquim Sucena Rasga, o "Boa Praça", igualmente derrotados; de Manoel Antonio Rodrigues Palma, o "Dom Titito" e Roberto França, o "Bríncibe Auad", estes reeleito e eleito para a Câmara – sob a alegação de que "serviram para ganhar", jamais, "para governar".

b) emplacar Inês Oliveira – carinhosamente chamada pelos numerosos amigos e fans por "Gansolina" – na Secretaria de Planejamento. Para mimar o futuro "tchefe", claro, e valer-se da primeira-irmã para quitar umas antigas pendências dos tempos de infantilidade – e bota "infantilidade", nisto! – com os vizinhos irmãos Djúlio e Djaime Campos, este governador.

Pau e corda! Considerado um articulador fudido – e bota "fudido" nisto! –, encheu de graveto o nariz da coitada, que ela acabou convencendo o mano famoso a propor, logo após "empoçados" os novos estaduais, uma guaribada geral na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 1995, elaborada pelo antecessor. Foi sua primeira e única vitória por 24x0 na AL.

– "Até a Serys, votou com a gente, xômano!", comemoram os bestalhões. Para quem não se recorda e se ter uma ideia da façanha, a Professora foi reeleita estadual em 1994 e re-re-reeleita em 1998 pelo PT – aquele partido-seita que é contra tudo e contra "eles", "menas" a roubalheira e a cleptocracia institucionalizada "pela causa", constata-se com a Lava Jato.

Teria a companheira pisado no tomate ou pirado o cabeção? Ou seria "só" um ponto fora da curva? Nã-na-ni-nanáaaum!!! Acontece, meu bem, acontece que na tal "repaginada" da LDO/95 simplesmente foi triplicado o valor do Orçamento e, por osmose, na mesma proporção o duodécimo dos demais poderes! Agora mermão, taí o diabo na casa do Santo Terço.

Trocando em miúdos: pra vingar coisas nada edificantes dos tempos de criança, a vestal parida do PSDB – hoje, está no Podemos, depois de peperecar por trocentos partidos, da Arena Jovem ao PT – o doidivanas mal-resolvido, ao tentar ferrar seu alter ego Jotavessimossausus, acabou, isto sim, por comprometer as finanças e a governabilidade do Estado.

Abra-se casal de parênteses. Não estamos a dizer com isto que ainda cacique do Péfe-Éle seja lá boa bisca. Perpetrou coisa pior, tipo, no auge da inflação pós-Collor, aplicar no overnight em banco privado recursos da Fonte 100, antes de oficialmente contabilizados na Secretaria de Fazenda. O destino do lucro? Para seu e meu bolso é que não foi. Fecha.

Voltando ao fio da merda. Com as burras até no guampa, AL, TJ, TCE e MPE passaram a torrar dinheiro em instalações nababescas, mordomias a granel, gabinetes de fazer inveja a miliardários e outras inutilidades – no TCE há teatro top de linha e uma academia fitness desbundante – enquanto falta esparadrapo nos PSs, giz nas escolas e munição para a PM.

Mesmo que aquele que é "mais farxo que talba de andaime" quisesse, não ousaria pear o seu sucessor. Grosso modo, na elaboração da LDO, estima-se a arrecadação do exercício fiscal seguinte, deixando-se um "amortecedor" – 15/20% para menos – a fim de fazer face a imponderáveis frustrações de receita, embora geralmente ocorra superávit primário.

Numa região eminentemente agropastoril, onde são ceifadas três colheitas por ano e rumina boiada estabulada aúfa, em condições normais de temperatura e pressão, sobra uns tico-ticos. Com tal plus o Executivo se permite fazer graça aos demais poderes, via suplementações, porém, sem sacrificar sua atividade fim, ou seja, Saúde, Educação e Segurança.

"Triplicar a arrecadação" numa canetada, como ocorreu nos primórdios da Era do Desfrute, com base em passarinho voando, desejos de "vingança malígrina" à parte, uma de duas: ou é acreditar demais no potencial de Mato Grosso – click aqui, óh!, para saber o que exatamente vem a ser isto – ou total alheamento e descompromisso com a realidade.

PRA DESATAR ESSE NÓ GÓRDIO
NÃO BASTA UM "PARE, AGORA!"






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


13:00

FALA QUE TE ESCUTO!







   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


12:00

MAIS PATRIOTADAS!







“Fiz das tripas o coração para tê-lo com a gente, mudei o nome do partido, mexi no nosso estatuto, dei mais de 20 diretórios para o grupo dele. Mas você não pode ser convidado para entrar em uma casa e depois querer tomar ela inteira para você, expulsando seus moradores originais”, disse Adilson Barroso.

Bem ao estilo Barroso, o presidente do PEN-Patriota já avisou que, sem Bolsonaro, pretende focar em convencer o ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa a sair candidato por seu partido.

Click aqui para saber mais






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


11:00

O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!!!





Um dos casos de febre amarela registrados na Grande São Paulo só não evoluiu para a rápida morte da paciente graças a um procedimento inédito no mundo – feito pela equipe médica do Hospital das Clínicas.

Trata-se de um transplante de fígado em caso de hepatite fulminante provocada por febre amarela.

Nessas situações, o órgão do paciente é atacado pelo vírus e entra em falência total em poucos dias.

Click aqui para saber mais






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


10:30

SBÓRNIA NEWS

Só porque hoje é
o próprio sábado






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


10:00

TCHEGUEI!!! NEWS







   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


09:30

TEM QUE DAR CERTO!

Rueda já acertou com o Chile,
mas não deseja que o Fla seja
informado através dos jornais

Rueda terá a missão de classificar o Chile para a Copa do Catar. Se for muito mal na Copa América do Brasil, em 2019, há uma cláusula de rescisão, para que o técnico saia e seja indenizado.

Mas, a princípio, o contrato vai até o fim das eliminatórias, em 2021. Se "La Roja" se classificar, o compromisso será renovado automaticamente até o fim da Copa 22.

Click aqui para saber mais






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


09:00

GENTE BONITA NEWS








   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


08:30

TACURU DO SAITE BÃO







   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


08:00

OCTÁVIO COSTA





O desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, terceiro integrante da 8ª Turma do TRF4, terá papel decisivo no julgamento do recurso do ex-presidente Lula no dia 24.

Vota depois do relator e do revisor e é o único que costuma pedir vista nos julgamentos da 8ª Turma: de 23 recursos ali apreciados, pediu vista em seis.

Portanto, ele pode determinar se o caso de Lula será concluído agora ou se será marcada nova data de julgamento.

Click aqui para saber mais






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


07:30

VITROLÃO DO SAITE BÃO







   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg


07:00



"Milagre" sem Santo
&/OU É BEM MATO GROSSO!!!

Este Dia de Reis, 13:13, só pra tumultuar o processo!





   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 05 de Janeiro de 2018
Edição de 04 de Janeiro de 2018
Edição de 03 de Janeiro de 2018
Edição de 02 de Janeiro de 2018
Edição de 1º de Janeiro de 2018
Edição de 31 de Dezembro de 2017
Edição de 30 de Dezembro de 2017
Edição de 29 de Dezembro de 2017
Edição de 28 de Dezembro de 2017
Edição de 27 de Dezembro de 2017
Edição de 26 de Dezembro de 2017
Edição de 25 de Dezembro de 2017
Edição de 24 de Dezembro de 2017
Edição de 23 de Dezembro de 2017
Edição de 22 de Dezembro de 2017
Edição de 21 de Dezembro de 2017
Edição de 20 de Dezembro de 2017
Edição de 19 de Dezembro de 2017
Edição de 18 de Dezembro de 2017
Edição de 17 de Dezembro de 2017

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques