Cuiabá... Plena Segundona de Carnaval... Glória!... Glória!... E este escriba aqui, a estas horas, batucando teclas, porque combinado não é caro. Ficamos de suitar – não confundir com "surtar" – o caso dos blocos dos EUA e da China acerca de sobretaxas sobre suas importações. Agribusiness no bolo.
Últimas informações dão conta que ambos os países estão muito próximos de um acordo. Na qüestã do agro – que tem cara de bode na salão do baile – até pode ser. Pequim, como vimos, já cedeu duas vezes – na derradeira, triplicou a meta. Nada de "simpatia quase amor". Duplamente isto lhe convém.
De um lado, afaga Trump que por sua vez fica bonito para a fazendeirama do Meio-Oeste americano. De outro, sinaliza para o seu maior fornecedor de grãos e carnes – o nosso Brasilzão, claro – que está bem estocado e que tal realidade impõe uma "readequação" de preços... Para baixo. Faz parte.
Todo mundo conhece o provérbio – também chinês e de todos os rincões – "Atrás de Morro tem morro". Faltou dizer: e entre eles tem um vale. E é exatamente aí que está o busilis nesse perrengue. Chinesada pirateia de fitinha do Senhor do Bonfim a medicamentos; de havaianas a tecnologia de ponta.
Well... Na California, mais exatamente na Baixada do rio São Francisco lá deles, fica o Vale do Silício... Pois é... Aquele povo – só big-boss das mais valiosas empresas tech deste mundo – tá tendo um prejuízo lascado com pirataria na terra dos mandarins... Quebra-se patente como baiano corta coco.
Um, macaco véio, dono de cassinos – sempre sai no lucro – quando truca ninguém sabe se está blefando; outro, com cinco mil anos de malandragem – não importa a cor do gato, desde que pegue rato... Quer dizer: um costeia o alambrado com o papo furado de commodities. Outro, olha "de esgueio".
Enquanto as patentes copiadas seguem em banho-maria e os dois ganham com isso, até lá – não é tiro – mas novidade até boa teremos na campanha à Casa Branca, porque Trump vai precisar de votos e nada melhor que "escolher a dedo" um inimigo bem à feição... Em Verdade, em verdade vos digo.
Até o mês passado, quando o banco fazia uma emissão de Letras de Crédito do Agronegócio, era preciso garantir que uma parcela da carteira tivesse juros de até 8,5%.
Após uma resolução do Conselho Monetário Nacional, não há mais esse limite e cada instituição define qual o melhor modelo de emissão, escolhendo como se dará a relação risco e retorno.
Assim, quem investe em LCA poderá ter maiores ganhos – sem um aumento do risco.
Estamos rompendo com a tolerância irresponsável que ajudou a acobertar os crimes do regime chavista-madurista, e que continuaria acobertando até hoje, se o sistema que vinha governando o Brasil permancesse no poder.
A esperança de uma nova Venezuela não existiria sem o novo Brasil.
A missão de teste da cápsula Crew Dragon da SpaceX para a Nasa conseguiu superar uma fase delicada: se acoplou automaticamente ontem à Estação Espacial Internacional (ISS), a mais de 400 quilômetros sobre a superfície da Terra.
Poucas horas depois, os três membros da tripulação da ISS, a americana Anne McClain, o canadense David Saint-Jacques e o russo Oleg Kononenko, abriram a escotilha da cápsula e, pela primeira vez, entraram nela no Espaço.
Em seu interior encontraram o manequim, Ripley, instalado em um assento, e uma pequena pelúcia com a forma do planeta azul.