Alemanha e Portugal disputam medalha de bronze esta tarde 08/07/2006
- Reuters
O técnico da Alemanha, Juergen Klinsmann, volta neste sábado à sua cidade de origem, Stuttgart, para a disputa do terceiro lugar na Copa do Mundo, e está determinado a encerrar a campanha com estilo e dar algo para os torcedores comemorarem. O duelo contra Portugal começa às 16 horas -- 15 horas/MT.
Klinsmann, que nasceu em uma pequena cidade na região e ficou famoso como um artilheiro matador no VfB Stuttgart, tem todos os motivos para orgulhar-se da volta ao local, segundo informa a Agência Reuters.
Os anfitriões, que foram além do que muita gente esperava e perderam para a Itália apenas na prorrogação da semifinal, querem dar um pouco de alegria aos torcedores em sua última partida. Também está em jogo a artilharia da Copa para Miroslav Klose, que está no topo da lista com cinco gols, mas é dúvida devido a contusão.
PUBLICIDADE
¨Definitivamente queremos ganhar a partida. Nas Olimpíadas, a medalha de bronze conta alguma coisa¨, disse o goleiro Jens Lehmann, que vai sair da equipe e dar a Oliver Kahn um gostinho de jogar nesta Copa.
Já o técnico de Portugal, Luiz Felipe Scolari, tem suas próprias razões para querer encerrar o torneio com uma vitória.
¨Temos que sair desta melancolia, ainda temos um objetivo¨, disse o brasileiro. ¨O terceiro lugar na Copa do Mundo não é para ser desprezado. Vamos entrar em campo com a mesma dedicação que mostramos até agora¨.
Jogo Fraco
A disputa pelo terceiro lugar costuma ser criticada por ser um jogo fraco, mas os anfitriões, Portugal e a Fifa estão animados. O público, que comprou todos os ingressos, vai garantir um clima vibrante.
Mas, na verdade, os dois times poderiam preferir afogar as mágoas em silêncio, em casa. A Alemanha, em especial, terá a difícil tarefa de reerguer-se depois da dramática derrota na semifinal de terça-feira, quando a Itália marcou duas vezes no final da prorrogação.
O sonho de Portugal de chegar pela primeira vez à final da Copa terminou com um pênalti polêmico e o time perdeu por 1 x 0 para a França na quarta-feira. A saída foi menos traumática porque eles foram além das expectativas ao chegarem entre os quatro melhores pela primeira vez desde 1966.
A Fifa defende a realização da disputa pelo terceiro lugar em todas as Copas. O porta-voz Markus Siegler estava claramente preparado para falar sobre isso quando foi questionado, na quarta-feira. ´Acho que ainda há um alto valor neste jogo´, disse. ´Para os jogadores, importa se vão ficar em terceiro ou em quarto. Especialmente com a Alemanha em campo, acho que o interesse será alto. É um tema de prestígio. Trata-se de saber onde os times terminaram´.
Contusões
A Alemanha está levando o jogo a sério e Klose vai querer jogar, já que tem cinco gols, dois a mais que Thierry Henry e três à frente de Luca Toni -- franceses e italianos fazem a final no domingo.
Mas o artilheiro da Copa pode perder a final se o problema na panturrilha não for resolvido. A Alemanha jogará sem o zagueiro Per Mertesacker, que sofrerá cirurgia no pé, e sem o lateral-direito Arne Friedrich, que machucou o joelho. Outro desfalque na Alemanha é o meia Michael Ballack, que está fora do jogo de sábado por causa de uma lesão no joelho.
Portugal não terá o zagueiro Ricardo Carvalho, suspenso, e o ala Miguel, machucado, depois de deixar o campo com um problema no joelho na derrota para a França na quarta-feira.