Desafio a Oscar Soares 17/07/2006
- Gibran Lachowski*
O secretário de Transporte de Cuiabá, Oscar Soares, está chamando a população de idiota. Pois ele disse em entrevista à mídia que o tempo de espera nos pontos de ônibus vai aumentar ainda mais em julho. Portanto, o passageiro amargará neste mês de férias escolares não só os malditos 15 minutos, mas, sim, malditos 25 minutos. Isso são palavras do próprio secretário.
E o “cabra” disse isso com a maior “cara lavada”, sem vergonha nenhuma! Tempos Modernos? Modernizando o transporte? Faça-me o favor. São só factóides! E muito bem nutridos eticamente pela gerência-mor da Secom municipal.
O secretário de Transporte até que tentou justificar o prejuízo ainda maior à população. Disse que a causa do aumento do tempo de espera se dará em razão da redução da frota. Vinte por cento a menos por causa dos 61 mil estudantes a menos usando ônibus em julho. Não convence! Não convence, mesmo, Oscar Soares!
PUBLICIDADE
Diminuição de passageiros não pode aumentar tempo de espera. Que é isso: má-vontade, incompetência, safadeza?
DITO SECRETÁRIO
Vá lá, você, dito secretário de Transporte, esperar 25 minutos num ponto de ônibus, de manhazinha, para ir ao trabalho. Ou à noitinha, para sair do trabalho e voltar para casa (ou se dirigir ao local de estudo).
Quero ver você, dito secretário, esperar 25 minutos para se embrulhar num mundo de gente, nesses sucatões superlotados. Quero ver você, com seu discurso bem treinado, dentro de um coletivo ao lado de um trabalhador puto da vida com a péssima qualidade do transporte. É perigoso você levar porrada até dizer chega. Não duvide!
Ô, secretário, transporte moderno significa 2 minutos, 3 minutos de espera em um ponto de ônibus. Os R$ 400 mil que o Jaime Lerner embolsou da população cuiabana em 2005 têm de valer de alguma coisa, né!? Cadê o resultado, camarada? Cadê? O povo não é besta, não! Ninguém engoliu o aumento da tarifa, chapa! E todo mundo sabe que esses trinta ônibus que a prefeitura pôs aí na cidade não resolvem nem pequena parte dos problemas.
*** Observação: a Norte Sul tá deitando e rolando na gestão Oscar Soares-Wilson Santos. Por que será, hein (risos)!?
PROTESTOS
Prova do descontentamento da população com o atraso de vida do transporte coletivo de Cuiabá foi a recente manifestação no bairro Bela Vista. Os moradores desse e dos bairros vizinhos xingaram secretário e prefeito até. Afinal, por lá só andam sucatões. E ainda demoram um tanto que só!
Vá lá ao Bela vista dizer que o tempo de espera vai aumentar ainda mais! Vá lá, digníssimo secretário! Quero ver se o discurso de transporte moderno resiste a 25 minutos de realidade!
...
*Gibran Lachowski é jornalista em Cuiabá e militante do Comitê de Luta pelo Transporte Público.
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Leitor de MT (leitormt@lettera.es) Em 17/07/2006, 23h24
Não é pastor, mas é malandro...
Falaram tanto do pastor-marreteiro, mas Wilson Pinóquio Santos superou em muito a demagogia e populismo do primeiro. Portanto merece disputar o troféu "Cara de Lenho" com o Abicalil...
O rapazinho aprendeu muito com o falecido padrinho...
Comentário de corregedor (correg@hotmail.com) Em 17/07/2006, 13h17
perdas
Quantas pessoas são transportadas diariamente pelo TC de Cba? Multipique esse número por 10 minutos. Divida por 60. Vai apurar a quantidade de horas perdidas pela patuléia nos pontos. Depois pegue a renda média de um peão e divida pelo número de dias do mês e de horas do dia. Vai apurar o custo/hora do peão. Multiplique o primeiro número pelo segundo e chegará ao prejuízo que os 10 minutos diários causam à economia.
Em tempo: Nem pense em dividir seu salário pelo seu peso. Nem queira comparar seu valor/peso com o quilo de carne de vaca.