PSOL acusa PT de querer calar Heloísa Helena com ação no TSE 05/09/2006
- Folha Online
O PSOL repudiou, em nota, a ação movida pelo PT no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O tribunal proibiu, na última sexta-feira, a reapresentação de um programa da candidata à Presidência Heloísa Helena no horário eleitoral gratuito, por considerá-lo ofensivo ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
¨O PSOL não vai se calar diante dos fatos de corrupção, mensaleiros e sanguessugas¨, diz a mensagem do PSOL divulgada ontem.
PUBLICIDADE
A coligação que apóia o presidente Lula, candidato à reeleição, também solicitou direito de resposta, mas o TSE negou.
¨Em apenas um minuto, Heloísa Helena mostra para o povo o mar de lama que envolve certo candidato que tentou na Justiça, sem sucesso, cassar o nosso direito de debater com o povo esta vergonha que atinge parlamentares da maioria dos partidos e inclusive da base do governo¨, afirma a nota.
No programa, que foi ao ar na semana passada, Heloísa Helena diz que ¨deve ser mentira¨ o resultado das pesquisas eleitorais que apontam para a vitória do ¨banditismo político¨. No total, a peça tem 1 minuto e 2 segundos.
Heloísa Helena ainda se refere ao presidente Lula como ¨o fujão dos debates¨ e que, em seu governo ¨teve de tudo: sanguessuga, mensaleiro, perseguição ao caseiro pobre, que denunciou orgias com o dinheiro público roubado, e tantas farsas mais, que dá náusea a quem tem vergonha na cara e amor no coração¨. Encerrou dizendo que, ¨no segundo turno é diferente: com tempo igual no horário eleitoral, o Lula vai ter que descer do seu trono de arrogância e ir aos debates para ser desmascarado¨.
Em sua decisão, o ministro do TSE Marcelo Ribeiro afirma que o conteúdo do programa do PSOL ¨parece, em princípio, desbordar do limite traçado pela lei às críticas que os candidatos podem fazer um ao outro¨.
O partido de Heloísa Helena encerra a nota divulgada hoje fazendo um chamado ao candidato petista, para ¨debater e esclarecer¨ as questões levantadas pelo PSOL ¨com o povo¨.
Procurado pela reportagem, o PT ainda não informou que se vai comentar a nota do PSOL.