LULA AGORA TEME SER PRESO A QUALQUER MOMENTO 03/09/2016
- CLÁUDIO HUMBERTO - DIÁRIO DO PODER
´
Para desespero do ex-presidente Lula, será mesmo o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara de Curitiba, encarregado da Lava Jato, o responsável pelo caso do triplex no Guarujá, litoral paulista, onde foi indiciado.
O ex-presidente é acusado de crimes considerados graves, por isso quis virar ministro de Dilma para ganhar foro privilegiado e escapar do juiz; apelou ao Supremo, e até às Nações Unidas. Tudo resultou inútil.
CRIMES
PUBLICIDADE
Lula pode ser preso a qualquer momento. Ele pode ser condenado por corrupção, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro.
INDICIADO
O ex-presidente Lula, sua mulher Marisa e filhos foram indiciados pela Polícia Federal no caso do triplex e do sítio Santa Bárbara.
RÉU
O procurador-Geral Rodrigo Janot pediu e a Justiça Federal de Brasília tornaram réu o ex-presidente Lula por tentar melar a Lava Jato.
TRAMA DO ‘FATIAMENTO’ DEIXOU OPOSIÇÃO PERPLEXA
A antiga oposição a Dilma e ao PT ainda permanece atordoada com a trama do presidente do Senado, Renan Calheiros, para “fatiar” o impeachment. Apesar dos indícios de que o “estupro coletivo” da Constituição foi uma jogada para “melar” o impeachment e torná-lo sujeito a recursos no Supremo Tribunal Federal (STF), há senadores ainda achando que Renan apenas foi “gentil” com a ex-presidente.
TEATRO SENADO
O conchavo para “fatiar” o impeachment foi selado em jantar de Renan com o PT no dia em que ele se disse “indignado” com Gleisi Hoffmann.
CATATONIA
Senadores da antiga oposição não se perdoam: eles não perceberam o golpe do “fatiamento” sendo armado debaixo das suas barbas.
CAIU A FICHA
Agora os senadores entendem as visitas inapropriadas do presidente do Senado, Casa Julgadora, à presidente cujos crimes julgaria dia 31.
CASO DE AMOR
“Há relação de amor entre PMDB (de Renan Calheiros) e PT, um amor que não estava exposto”, diz o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
MASCATE BRASILEIRO
O ministro Blairo Maggi (Agricultura), que integra a comitiva de Michel Temer à China, vai permanecer na Ásia até o dia 23, prospectando negócios para o Brasil. Temer brincou: “Sinto inveja do ministro...”.
COMPROMISSO
Renan Calheiros fez o discurso mais elogiado em Shangai, no Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China. Prometeu que o Congresso será parceiro do governo no esforço para recuperar o País.
NÃO TINHA O QUE FAZER
Juristas têm censurado o comportamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, que nem sequer deveria estar à Mesa, no julgamento de Dilma. De lá, ele deu a senha para a trama do “fatiamento”.
PONTUALIDADE
Para não chegar atrasado em Shangai, o presidente Michel Temer permitiu parar só para reabastecimento. Foram duas paradas. Dilma, ao contrário, sempre intercalava longo percurso com pit-stop turístico.
NEM UM ‘OPS, FOI MAL’
Investigado por 544 torturantes dias, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) enfrentou humilhações, insultos, teve a casa devassada na 22ª fase da Lava Jato etc. Seu prestígio político ruiu. Há dias, o ministro Teori Zavascki arquivou o inquérito. Ninguém lhe pediu desculpas.
INSULTOS TROCADOS
Xingado de “golpista”, o ministro Geddel Vieira Lima (Governo) reagiu com uma ofensa ainda mais grave: “petista!” O senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) adorou a ideia e a adotou prontamente.
CONTRA O CENTRÃO
Aliados de Michel Temer voltam a tentar destituir o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE). Alegam que ele não conseguirá os votos para aprovar o limite de gastos públicos. O centrão já reclama.
RANKING NEGATIVO
Preso, o ex-prefeito de São Bento Luiz Gonzaga Barros (PCdoB-MA) já é considerado um dos prefeitos mais corruptos do país. Correligionário do governador Flávio Dino, ele é acusado de desviar R$26 milhões.
PERGUNTA NA PLANÍCIE
Com Léo Pinheiro fora de combate, alguém se habilita a fazer uma surpresa a Dilma, reformando o apartamento dela sem prévio aviso?