PT AMADURECE DECISÃO DE MUDAR NOME E SIGLA 07/10/2016
Após o fracasso eleitoral do dia 2, ganhou força no PT a proposta de mudança de nome e de sigla, para evitar a debandada de militantes do partido devastado pela corrupção.
O ex-presidente Lula e dirigentes petistas se assustaram com o resultado das urnas, mostrando que o PT encolheu 63%, e agora avaliam a necessidade de “mudar para sobreviver”, antes que a eleição de 2018 decrete a extinção do partido.
FANTASMA DA PRISÃO
PUBLICIDADE
O temor no PT é que sua extinção venha a ser precipitada com a eventual prisão de Lula. Sem ele, o PT acabaria, avaliam dirigentes.
VIRANDO NANICO
Estimativas internas indicam que em 2018 o PT somente deve eleger 30 deputados federais, se tanto. Hoje são 58, mas elegeu 70 em 2014.
SÉRIO OBSTÁCULO
Um obstáculo para o PT mudar de nome é a autoria da proposta: o ex-ministro Tarso Genro, é de facção contrária à de Lula, que o detesta.
COMO FOI
Em 1998, o PFL tinha a maior bancada na Câmara: 105 deputados eleitos. Em 2007 o PFL virou DEM. Em 2014, elegeu 28 deputados.
MAIA PRIORIZA LEI PARA REPATRIAÇÃO DE RECURSOS
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, enfiou o governo Michel Temer em saia justa ao colocar em votação requerimento de urgência, afinal derrubado, do projeto alterando a Lei de Repatriação de Recursos.
O Planalto não queria mexer nisso.
O líder do governo, André Moura (PSC-SE), teve de pedir socorro a líderes aliados.
olicitado a explicar seu empenho por esse projeto, Rodrigo Maia não respondeu à coluna.
VOTAÇÃO VAPT-VUPT
Rodrigo Maia anunciou ontem que serão mesmo votadas na manhã de segunda-feira (10) as alterações na Lei de Repatriação de Recursos.
PRESSÃO FORTE
Interessados em trazer de volta dinheiro que mandaram ilegalmente para o exterior pressionam por mudanças na lei de repatriação.
BÊ-Á-BÁ
O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) tem se dedicado a explicar a proposta de teto de gastos, pacientemente, aos parlamentares.
UMA ÚNICA OBRA
A PF indiciou Lula por facilitar propina de R$20 milhões para o sobrinho em uma obra da Odebrecht, em Angola: a hidrelétrica de Cambambe.
E é só o começo: a empreiteira tem outras 34 de obras naquele país.
O PROCESSO DIRÁ
Juízes federais criminais ironizaram ontem a possibilidade de Lula não ser preso caso aceite presidir o PT.
“Se Lula for considerado culpado, vai para a cadeia; inocente, continuará em liberdade”, disse um deles.
FRACASSO
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) reconhece que “a noção de esquerda, associada ao PT, sofreu duro revés” nas eleições. Ele aposta em partidos alternativos, como PSOL, PCdoB e Rede.
CREDIBILIDADE
Os governistas estão animados: em reunião no Alvorada, há 15 dias, o governo prometeu criar condições para “resolver” na primeira semana de outubro o projeto alterando regras do pré-sal. Resolveu mesmo.
SUS ROUBADO
Na operação Sermão dos Peixes, que apura roubo no SUS no Maranhão e no Tocantins, ontem, a Polícia Federal apreendeu um avião, cinco carrões, dois deles blindados, e R$ 77 mil em espécie.
VISITANDO AMIGOS
O ex-senador e ex-vice-governador do Distrito Federal Paulo Octávio visitou o Senado esta semana. Questionado, ele explicou sua presença na Casa onde atuou durante vários anos: “Vim visitar os amigos”.
MARCO HISTÓRICO
Para o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Roberto Veloso, a decisão do STF, sobre o cumprimento da pena logo após o condenação em 2º grau, “é um marco contra a impunidade no Brasil”.
AVES NO SENADO
Ao tomar posse, o senador suplente José Eleonildo Soares (PSDB), pediu para ser chamado de Pinto Itamaraty.
José Medeiros brincou: “Como ele é do PSDB, acho que vai ser Tucano Itamaraty e não Pinto.”
PERGUNTA EM CURITIBA
Lula reclama da ampla divulgação da denúncia contra ele na Lava Jato porque prefere ser preso sem ninguém saber?