AÉCIO AINDA É O MAIS TEMIDO ADVERSÁRIO DO PT 26/02/2017
- CLÁUDIO HUMBERTO - DIÁRIO DO PODER
Apesar da imagem desgastada do presidente nacional do PSDB, em razão de citações no âmbito da Lava Jato, o senador Aécio Neves (MG) continua sendo o adversário mais temido pelo PT, que faz dele seu principal alvo, atacando-o no parlamento e nas redes sociais.
Nem mesmo as derrotas eleitorais constrangedoras de Aécio em Minas Gerais, reduto do tucano, diminuíram o temor que ele inspira no PT.
O MAIS XINGADO
PUBLICIDADE
Nas redes sociais controladas por simpatizantes petistas, Aécio é o mais xingado, de longe. Atacam sua honra, sua família, sua história.
RECORDE HISTÓRICO
Adversários se preocupam porque sabem que Aécio se tornou, em 2014, no tucano mais bem votado da História: 51.041.155 de votos.
VIÉS DE ALTA
Apesar de derrotas seguidas, a votação do PSDB aumenta há 15 anos: 33,3 milhões em 2002, 37,5 milhões em 2006, 43,7 milhões em 2010.
PASSADO AJUDA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente em 1994 com 34,3 milhões, e reeleito em 1998 com 35,9 milhões.
PARA O BRASIL, TRUMP AINDA NÃO É UM PROBLEMA
O presidente Michel Temer ainda não vê razões para se preocupar com as medidas do novo presidente Donald Trump.
Até já conversaram por telefone, em clima cordial, e depois foi a vez de o vice-presidente Mike Pence ligar, reafirmando o desejo do governo dos Estados Unidos de manter com o Brasil o melhor relacionamento.
Na conversa, Pence disse que ligaria também para os presidente da Argentina e do Chile.
COMÉRCIO
Na conversa com Temer, o vice-presidente dos EUA destacou que a prioridade deve ser mesmo o aprofundamento do comércio bilateral.
FALA SÉRIO
Brasil não leva a sério, hoje, afirmação do então pré-candidato Trump, em 2015, acusando China, Japão, Índia e Brasil de “roubar” empregos.
NOTÍCIA FALSA
O Itamaraty chegou a se preocupar, mas depois descobriu que era falsa a notícia de que Trump xingou os brasileiros de “porcos latinos”.
PÂNICO NA PF
Esta semana uma pane atingiu os sistemas de informática da Polícia Federal.
O incidente causou pânico nos dirigentes, que ordenaram que todas senhas de e-mails oficiais fossem trocadas imediatamente.
SEMPRE PRESSIONADO
Leandro Daiello é um dos diretores há mais tempo no cargo na Polícia Federal; seis anos.
Com operadores do PMDB na mira da Lava Jato, o novo ministro da Justiça sofrerá pressão para mudar o comando da PF.
PELA SAÚDE
Apesar de distribuídos gratuitamente nos postos de saúde, o folião que for comprar preservativos para aproveitar a festa vai pagar ao governo, em média, o menor percentual de imposto embutido no preço: 18,75%.
NA FILA...
De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, entre 2015 e 2016 aumentou substancialmente o número de crianças e adolescentes aptos para adoção. Eram 29,7 mil antes, agora são 34,6 mil.
...HAJA BUROCRACIA
Em contrapartida, no mesmo período, cresceu também o número de adultos em condições legais de adotar. Em 2015 eram 65,8 mil pessoas. O número saltou para 75,9 mil pretendentes em 2016.
HERANÇA
Além de ter de gastar 77% do orçamento em salários, o governador Rodrigo Rollemberg (DF) foi condenado a pagar R$115 mil a empresa que não recebeu pela construção de escola no governo... Agnelo (PT).
QUE DUPLA
Jorge e Bruno Luz podem ser extraditados ou expulsos dos EUA.
Além de serem procurados pela Polícia Federal do Brasil, foram presos pela polícia americana por estarem em situação irregular no país.
O destino da dupla de pai e filho cabe apenas às autoridades americanas.
AGORA EMPLACOU
Em 2014, o suplente de Osmar Serraglio, Rodrigo Rocha Loures, tentou ser deputado federal pelo PMDB, mas não se elegeu com seus 58 mil votos. Ele perdeu a vaga na Câmara pelo coeficiente eleitoral.
PENSANDO BEM...
...após retirar a vesícula, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, se livrou de pedrinhas. Agora faltam as pedreiras... no Senado.