APETITE E FOCO 01/04/2017
- CLÁUDIO HUMBERTO - DIÁRIO DO PODER
O presidente Michel Temer jantava com dirigentes de entidades de classe, há dias, quando, já nas últimas garfadas do peixe, lembrou que a crise recomenda pedir um prato à base de carne. Jantou de novo.
MAPA DA INTOLERÂNCIA PROTEGE DIPLOMATAS GAYS
O Ministério das Relações Exteriores realiza o mapeamento dos países para onde poderá designar, sem receios, diplomatas que formam casais gays.
O governo quer afastar a repetição de casos de violência já praticados contra diplomatas brasileiros.
PUBLICIDADE
Embaixadas e consulados no exterior foram solicitados a informar a Brasília como as relações assumidamente homoafetivas são encaradas mundo afora.
ÁFRICA, NEM PENSAR
Na Namíbia, onde gays são linchados, uma diplomata brasileira e sua companheira quase foram mortas, após invasão da casa delas.
ÁSIA, É BOM EVITAR
Em países asiáticos, gays são perseguidos como criminosos e, presos em flagrante, em geral são condenados à prisão perpétua.
DISCRIMINAÇÃO
Com o mapeamento, a tendência será designar diplomatas gays só para países “civilizados” tipo “A”, todos do “circuito Helena Rubinstein”.
DISCRIMINAÇÃO
O Itamaraty ferve: agora, os heterossexuais temem discriminação, com a tendência de designação para países africanos e asiáticos, “B” e “C”.
GOVERNO CRIA 86 ‘BOQUINHAS’ NO RIO PARA PICCIANI
Nada se extingue, tudo se transforma no setor público: governo decidiu criar no Rio de Janeiro 86 boquinhas para o ministro carioca Leonardo Picciani (Esporte) chamar de suas, em uma certa “Autoridade de Governança do Legado Olímpico”.
Ele poderá distribuir aos aliados cargos com salários de até R$ 22 mil.
O novo órgão substitui a APO, a Autoridade Pública Olímpica, “cabide” criado para os Jogos Olímpicos.
PARA SEMPRE
A medida provisória estabelece que o novo “cabide” funcionará até 2019, mas nada impede que o prazo seja prorrogado indefinidamente.
BRINQUEDO CARO
Oficialmente, a “Autoridade do Legado” cuidará do Parque Olímpico. Algo que a prefeitura, com apoio federal, faria a custo bem mais baixo.
BOQUINHAS S/A
O antiga APO morreu sem conseguir justificar sua existência durante os Jogos Olímpicos. Nunca passou de um amontoado de boquinhas.
NEGOCIM
A proposta do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), de criar cotas de fundo imobiliário da Cidade Administrativa, para sair do vermelho, é tratada como quem vende a geladeira para almoçar fora.
NOTÍCIA DO DESTERRO
Ocupa uma salinha de corredor, no Itamaraty, o embaixador Américo Fontenelle, aquele que foi acusado e punido por conta de assédios. Deve estar à espera de ser removido para fazer nada em dólar.
VOLTEM MAIS TARDE
Parlamentares que foram ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, pedir doações de equipamentos e viaturas ociosos saíram dos encontros de mãos abanando.
Três semanas após tomar posse, Serraglio ainda não teve acesso a inventário completo dos bens à disposição do ministério.
EXEMPLO COREANO
Enquanto a Coreia do Sul prende a ex-presidente Park Geun-hye vinte dias após o impeachment, no Brasil poucos entendem por que Lula, apontado pelo MPF como o chefe da quadrilha, até hoje não foi preso.
REFORMA POLÍTICA
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem articulado com os presidentes dos partidos a aprovação de sua proposta criando a Federação de partidos e a cláusula de barreira e acabando coligações proporcionais.
NOTÍCIAS DO DITADOR
Deputados de oposição na Venezuela revelaram a colegas brasileiros que até seus vencimentos foram cortados. Os governistas, que apoiam a semi-ditadura de Nicolás Maduro, estão com o contracheque em dia.
PÓS-APOCALÍPTICO?
A série de TV “3%” virou febre no exterior mostrando um Brasil onde apenas 3% da população vive no luxo e o resto não tem comida, água etc. Mais da metade da audiência da série no Netflix vem do exterior.
PENSANDO BEM...
... o governo está precisando de bons “pedreiros” para as reformas da Previdência e trabalhista.