GOVERNO REDUZ META DE INFLAÇÃO E SELIC VAI CAIR 09/04/2017
- CLÁUDIO HUMBERTO - DIÁRIO DO PODER
A equipe econômica do governo Michel Temer deve anunciar a redução na previsão para o centro da meta da inflação de 2017. O presidente foi informado das projeções indicando queda na carestia, este ano, para algo em torno de 4%, com um teto de 5,5%. A previsão do governo é que a Selic, taxa básica de juros, também sofrerá redução significativa, proximamente, chegando à casa de um dígito.
FAZ TEMPO
A taxa básica de juros não alcança um dígito desde outubro de 2013. No governo Temer, vem sendo reduzida a cada reunião do Copom.
O PORTADOR
PUBLICIDADE
As boas notícias da economia foram levadas ao presidente Michel Temer pelo ministro Henrique Meirelles. Os dois ficaram eufóricos.
EVOLUÇÃO
O ano de 2015 marcou a maior inflação da era PT, de 10,67%. Foi o maior resultado desde a posse de Lula, em 2003.
ANO PASSADO
Em 2016, após o impeachment de Dilma, a inflação caiu abaixo dos 10% para dentro do teto da meta do governo Temer de 6,5%.
ROSE TELEFONOU A TEMER DESAUTORIZANDO RENAN
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) telefonou ao presidente Michel Temer, quinta (6), para informar que a bancada, de forma majoritária, não endossa as críticas do temperamental líder no Senado, Renan Calheiros (AL). Rose disse que a bancada diverge da oposição do colega alagoano. A ligação ocorreu tão logo ela enfrentou Renan no plenário e o desautorizou a criticar o governo em nome da bancada.
COISA DE ‘CORONÉ’
“Coroné” Renan reagiu a Rose de Freitas destituindo-a da presidência da Comissão de Orçamento. COMOlíder, ele tem essa prerrogativa.
PERDENDO LIDERANÇA
O ainda líder do PMDB perde terreno entre os colegas, cada vez mais ligados a Temer e ao presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
OS QUE RESTAM
Prestam vassalagem a Renan apenas Kátia Abreu (TO) e Roberto Requião (PR), como ele, candidatos a aliança com Lula, em 2018.
SEM PREJUÍZOS
Na reforma da Previdência, nada muda para quem está aposentado, segundo reiterou nas redes sociais o presidente Michel Temer. Muito menos para o grosso da população, que ganha salário mínimo.
ÚNICA PREOCUPAÇÃO
Com a semana curta devido à folga marota na quinta e o feriado sexta, a discussão do projeto de renegociação das dívidas do Estados será na segunda. É o único item previsto na sessão e relevante da semana.
NADA A VER
O procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, apesar de irmão, não tem lá muitas afinidades políticas com o governador do Maranhão, Flávio Dino, que é filiado ao PCdoB e aliado da petelhada apeada do poder.
BULLYING
A modelo Madelayne Cavalcanti, alvo de comunicado do Colégio Santa Maria, do Recife, agora diz ser vítima de bullying, após a escola pedir que pais - e principalmente mães - usem roupas mais comportadas.
A FEBRE PASSOU
As reformas da Previdência e Trabalhista atropelaram a Tributária, que aguarda em banho-maria o momento de voltar à discussão. O relator, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), roda o País buscando adesão.
EMBROMATION
Tem a resistência no DEM, de Rodrigo Maia, a alteração do regimento da Câmara que prevê o afastamento de membro da Mesa Diretora processado no Conselho de Ética. O DEM quer “aprofundar” o debate.
REFORMA DE BORRACHA
Em reuniões separadas com deputados do PSDB e PPS, seu partido, o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (BA), prometeu levar em conta as propostas deles. Cada partido apresentou 9 emendas.
DISSE BEM, SENADOR
O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) criticou duramente o projeto aprovado da Câmara que incluiu emenda malandra do PT com o objetivo de inviabilizar o Uber. A decisão deve ser reformada.
PENSANDO BEM...
...Donald Trump nem completou três meses no cargo e, COMO todo presidente republicano, já tem uma guerra para chamar de sua.