Vitória de Hugo Chávez marca mudança continental, diz Lula 05/12/2006
- Ricardo Amaral - Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a reeleição do venezuelano Hugo Chávez como mais uma vitória de seus aliados da centro-esquerda na América Latina. Chávez conseguiu no domingo mais um mandato de seis anos.
¨O presidente Lula situou a vitória de Chávez como expressão de um processo mais amplo de transformações sociais e políticas em curso na América Latina, como se pode observar nas recentes eleições no continente¨, informou em nota a assessoria do Palácio do Planalto.
Desde a eleição de Evo Morales na Bolívia, em dezembro do ano passado, presidentes de esquerda e centro-esquerda foram eleitos no Equador, Peru, Chile e Nicarágua, além de Lula, reeleito no Brasil em 29 de outubro.
PUBLICIDADE
Lula telefonou para Chávez no fim da tarde desta segunda. Antes disso, ele havia destacado a ¨normalidade¨ das eleições deste domingo como um passo para consolidar a democracia na região.
¨O presidente Lula demonstrou sua satisfação pela normalidade do processo eleitoral na Venezuela. As eleições naquele país contribuíram para a consolidação da democracia na região sul-americana¨, disse a jornalistas nesta segunda-feira o porta-voz do Palácio do Planalto, André Singer.
A radicalização na disputa entre Chávez e o candidato oposicionista Manuel Rosales gerou apreensões. Observadores da Organização das Nações Unidas, da União Européia, e da Fundação Jimmy Carter acompanharam o pleito.
As apreensões aparentemente foram desfeitas com o rápido reconhecimento do resultado (mais de 60 por cento de votos pela reeleição) por parte do candidato Rosales.
Num movimento sem precedentes na diplomacia brasileira, Lula esteve na Venezuela duas semanas antes das eleições e participou de um ato político pró-Hugo Chávez.
Oficialmente, tratava-se da inauguração de uma ponte sobre o rio Orinoco, feita por uma empresa brasileira, mas Lula discursou pedindo votos para o aliado. A oposição venezuelana criticou a participação do brasileiro no processo.
Foi a primeira viagem internacional de Lula depois de reeleito no Brasil . Chávez retribuirá fazendo também sua primeira visita de Estado, depois das eleições, ao Brasil.
O venezuelano chega a Brasília na noite de quarta-feira e será recebido com um jantar na Granja do Torto, uma das residências oficiais do presidente brasileiro.
Na sexta-feira, Lula receberá em Brasília o presidente eleito do Equador Rafael Correa, também alinhado com as posições de Chávez.