capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.761.238 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

PMDB pode indicar Delfim para a Agricultura
03/01/2007 - Folha Online

O ministério da Agricultura pode ser a quarta vaga no primeiro escalão do governo pleiteada pelo PMDB, além dos três ministérios que já comanda (Saúde, Minas e Energia e Comunicações). O candidato ao novo ministério seria o ex-deputado peemedebista Delfim Netto (SP), que não se reelegeu, e que vem sendo apontado como nome certo para o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PMDB ainda negocia internamente suas indicações e pode trabalhar pela permanência dos atuais ministros.

Alguns dos interlocutores do partido reconhecem que seria sonhar demais com o comando dos ministérios da Integração Nacional ou Transportes, mas descartam aceitar, por exemplo, a Previdência.


PUBLICIDADE


No Ministério da Saúde, José Agenor, que foi secretário-executivo na gestão do mineiro Saraiva Felipe (PMDB) e teria a confiança do Planalto, pode ser confirmado como uma indicação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Nas Comunicações, o ministro Hélio Costa tem dito que cumpriu sua missão por ter levado adiante o projeto de implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, e preparado as condições para a rádio digital e projetos de inclusão digital. Mas apesar de considerar ¨emocionante¨ a atividade no Senado, ele admite que poderia permanecer no cargo por mais algum tempo, se for convidado.

Reconhecido como técnico qualificado, o terceiro ministro do partido, Silas Rondeau, também continua como forte candidato a permanecer no cargo, já que conta não só com o apoio do senador José Sarney (PMDB-AP), mas com o aval da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Qualquer confirmação de ministério para o segundo mandato do presidente Lula, no entanto, só deverá ocorrer após a eleição para as mesas da Câmara e do Senado, no início de fevereiro, para evitar disputas internas nos partidos.

Por enquanto, permanece forte a candidatura ao Ministério da Justiça do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Sepúlveda Pertence.

O ex-ministro Alfredo Nascimento, também pode ser convidado a voltar ao Ministério dos Transportes.

Delfim nega convite para ocupar ministério de Lula

Ex-ministro da Fazenda e do Planejamento e também da Agricultura durante o governo militar, Delfim Netto negou hoje que tenha recebido convite para assumir algum ministério ou até mesmo ocupar a presidência do Banco Central no segundo mandato do governo Lula. A informação foi dada em entrevista concedida pelo ex-deputado federal à reportagem da Rádio Jovem Pan de São Paulo.

De acordo com Delfim, ¨trata-se de pura especulação neste momento em que não há o que se noticiar¨. Questionado ainda se o Brasil poderá crescer 5%, como prometeu o presidente Lula no dia de sua posse, o ex-ministro da Fazenda afirmou que ¨o mecanismo de crescimento é tão complexo que não dá para prever¨.

O nome do economista Delfim Netto, do PMDB de São Paulo, vinha sendo cotado para integrar o primeiro escalão do governo federal neste segundo mandato do presidente Lula. A amizade entre Lula e Delfim chegou a ser citada pelo próprio presidente como símbolo de mudança.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de Clayton Cruz (claytoncruz@imprensando.com.br)
Em 04/01/2007, 12h15
Razão?!
Dias atrás Lula falou sobre a idade da razão em que ele pretensamente teria entrado, deixando o radicalismo no passado. Parece que o comportamente andou contagiando Delfim Neto; a lembra que no passado ele disse: "O Brasil precisa experimentar o PT para livrar-se dele pelos próximos 20 anos"... [ ]

www.imprensando.com.br

  Textos anteriores
14/08/2023 - NONO NONO NONO NONO
11/08/2023 - FRASES FAMOSAS
10/08/2023 - CAIXA REGISTRADORA
09/08/2023 - MINHAS AVÓS
08/08/2023 - YSANI KALAPALO
07/08/2023 - OS TRÊS GARÇONS
06/08/2023 - O BOLICHO
05/08/2023 - EXCESSO DE NOTÍCIAS
04/08/2023 - GUARANÁ RALADO
03/08/2023 - AS FOTOS DAS ILUSTRAÇÕES DOS MEUS TEXTOS
02/08/2023 - GERAÇÕES
01/08/2023 - Visitas surpresas da minha terceira geração
31/07/2023 - PREMONIÇÃO OU SEXTO SENTIDO
30/07/2023 - A COSTUREIRA
29/07/2023 - Conversa de bisnetas
28/07/2023 - PENSAR NO PASSADO
27/07/2023 - SE A CIÊNCIA NOS AJUDAR
26/07/2023 - PESQUISANDO
25/07/2023 - A História Escrita e Oral
24/07/2023 - ESTÃO ACABANDO OS ACREANOS FAMOSOS

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques