CPMI quer jogar Saud contra Joesley Batista; executivo deve ficar em silêncio 31/10/2017
- Coluna do Estadão - Andreza Matais*
Preso há 50 dias, Ricardo Saud irá hoje à CPMI da JBS. A comissão vai tentar jogá-lo contra o ex-chefe Joesley Batista para que conte detalhes das tratativas em torno da delação premiada dos dois.
O colegiado busca indícios de que eles foram orientados pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot e sua equipe a colher provas antes de acertarem a colaboração, o que é ilegal.
Como o acordo está suspenso, Saud não é obrigado a responder às perguntas.
PUBLICIDADE
Quem o conhece diz que ele irá se manter em silêncio para não se prejudicar com a nova procuradora Raquel Dodge, mas como seu temperamento é imprevisível a decisão só será tomada mesmo na sessão.
DIRETO AO PONTO
“Quero que ele entregue os irmãos Batista. Tenho esperança que ele fará isso”, diz o presidente da CPMI, Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que garante até sessão reservada para Ricardo Saud se ele preferir.
DE OLHO
Atendendo a pedido da defesa de Saud, a OAB destacou um advogado para acompanhar a sessão da CPMI da JBS hoje. O objetivo é evitar que os congressistas desrespeitem o depoente.
RECOLHAM
Após analisar as provas que chegaram à CPMI da JBS, Ataídes Oliveira diz estar convencido de que o ex-procurador Marcelo Miller orientou a delação dos executivos da empresa e que o ex-auxiliar de Rodrigo Janot deve ser preso imediatamente.
SEM EXPLICAÇÃO
Em setembro, o ministro Edson Fachin, do Supremo, negou o pedido de prisão de Marcelo Miller. Ataídes Oliveira quer saber por que a PGR nunca recorreu da decisão. Miller nega as acusações.
VOU NÃO
Ex-chefe de gabinete de Rodrigo Janot, o procurador Eduardo Pelella enviou ofício para a CPMI da JBS declinando do convite para ser ouvido amanhã sobre a delação de executivos da empresa.
VEM NA MARRA
A demora de Pelella em se manifestar irritou o comando da CPMI que preparou um requerimento de convocação do procurador para depor na condição de testemunha.
FURA-TETO
Apesar de todo barulho em torno da CPI dos supersalários do Senado, apenas o bloco PT-PDT indicou representante até agora – José Pimentel (PT-CE) como titular e Regina Souza (PT-PI), como suplente. Sem os nomes, a CPI não é instalada.
POVO FALA
Michel Temer prometeu ao vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho, que o governo fará pesquisa para decidir se persiste na tentativa de aprovar a reforma da Previdência.
FALA SÉRIO
Henrique Meirelles tentou minimizar sua fala de que seria “interessante” ser vice na disputa de 2018, mas o PSD não entendeu como brincadeira.
ANIMOU
O partido do ministro da Fazenda comemorou o fato de ele ter incluído a sigla nas discussões rumo ao Planalto, mas achou a vaga de vice pouco.
ROTA CAPIRA
Com viagem a Ribeirão Corrente, o governador-presidenciável Geraldo Alckmin completa hoje sua visita às 645 cidades de São Paulo. Faltam 5 mil…
CONTA OUTRA
A iniciativa da Advocacia-Geral da União de incluir a possibilidade de o governo editar uma medida provisória para resolver a situação da Oi já havia sido descartada em janeiro. Na ocasião, o Planalto considerou inviável dispor de MP para salvar empresa privada.
COM ELES NÃO
O deputado Jarbas Vasconcelos (PE), dissidente do PMDB, aceita se aliar ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), para disputar a eleição de 2018, desde que o PT não esteja no mesmo palanque.
ÁGUA MOLE...
Câmara, porém, insiste numa aliança inédita com Jarbas e o senador Humberto Costa (PT). Não vai ser fácil.
PRONTO, FALEI!
“Meirelles é um gênio do ponto de vista econômico, mas tem dificuldade na articulação política”. Do depurado Thiago Peixoto (PSD-GO), sobre o ministro considerar “interessante” ser vice.