PÓ PARÁ! 08/05/2018
- COLUNA DO ESTADÃO - ANDREZA MATAIS*
Após 20 anos no poder e sem um nome viável eleitoralmente, o PSDB abriu mão de lançar candidato próprio na disputa pela sucessão do governador do Pará, Simão Jatene.
Os tucanos vão apoiar o deputado estadual Márcio Miranda, do DEM, em troca de indicar o vice na chapa.
ALIADO?
PUBLICIDADE
Com essa composição local, se quiser palanque no Pará, Geraldo Alckmin terá de apoiar o nome do DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que também é pré-candidato à Presidência.
DESTINO SELADO
O Ministério Público Federal no DF instaurou inquérito civil contra o ex-presidente dos Correios Guilherme Campos. Ele é acusado de usar R$ 80,3 mil da empresa com passagens aéreas de ida e volta para Campinas (SP), onde mora e tem sua base eleitoral.
O ex-dirigente deixou o cargo em 6 de abril para concorrer a deputado federal pelo PSD.
Como justificativa para as viagens, sempre em fim e início de semana, alegou “necessidade de serviço”.
A suspeita é de que ele usou dinheiro público para voltar para casa. Despesa que não é coberta pelos Correios.
COM A PALAVRA
“Viajei muitas vezes a São Paulo, que fica ao lado de Campinas, porque lá os Correios têm a maior parte das suas operações e precisei despachar no escritório local. Estou tranquilo. Não cometi nenhuma ilegalidade”, diz Guilherme Campos.
Foi na gestão dele que os Correios aprovaram proposta de fechamento de agências e demissões de servidores, como revelou a Coluna.
Sem palavras. A assessoria dos Correios afirma que a empresa não vai comentar os gastos com passagens do ex-presidente porque o tema é alvo de uma apuração interna sigilosa.
AGORA VAI
Há cinco anos registrando prejuízo consecutivo, o balanço dos Correios, que será divulgado nos próximos dias, deve quebrar essa sequência.
“O País vai se surpreender”, diz Carlos Fortner, presidente interino da empresa.
CABO DE GUERRA
A prioridade dos líderes de oposição na Câmara dos Deputados é votar o projeto de lei que define regras para proteger dados de usuários da internet, especialmente nas redes sociais.
Já os governistas vão insistir para votar o projeto que cria o cadastro positivo, a autonomia do Banco Central e privatização da Eletrobrás.
QUERO SER POP
Michel Temer tenta melhorar sua imagem no Norte e Nordeste. Destacou o ministro Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social) para fazer uma turnê propagando o reajuste do Bolsa Família.
ENSAIANDO
O ministro vai com a missão de desmistificar “boatos” e fake news em torno do programa.
CALA BOCA
O líder de governo, Aguinaldo Ribeiro (PP), pediu a Rodrigo Maia que proíba líderes de discursar para acelerar as votações. Maia não quis nem ouvir a medida impopular.
DIA DE CÃO
O cachorro Picoly, resgatado por Marcela Temer no Lago Paranoá, foi presente de Antonio, neto do deputado Heráclito Fortes, a Michelzinho, filho de Temer.
PAI DA CRIANÇA
A base de Temer começa a se rebelar contra o envio de 6,5 mil ambulâncias às prefeituras. A reclamação é de que o governo mandou só uma viatura para cidades com vários aliados. Assim, todos tentam assumir a paternidade.
AMIGOS
A relação de Michel Temer com Rodrigo Maia está na melhor fase desde o início do governo do emedebista. Temer atrasou uma palestra na ESPM na sexta-feira passada para estender conversa com Maia de 50 minutos.
PRONTO, FALEI!
“Aprendi com Mário Covas que existem pecados capitais na política. O primeiro é furar a fila. Se você fura a fila, nunca mais tem votos”. Do governador de São Paulo, Márcio França, candidato à releição, em recado para João Doria (PSDB), seu adversário na disputa.