Governo elabora projeto para vender seus imóveis 17/05/2018
- COLUNA DO ESTADÃO - ANDREZA MATAIS*
O governo prepara um projeto de lei para facilitar grandes vendas de terrenos e imóveis da União em todo País.
O texto está sendo elaborado na Casa Civil com a participação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
O assunto é tratado sob sigilo.
PUBLICIDADE
A Coluna apurou que o objetivo é propiciar a negociação direta, com menos exigências e trâmites para futuras vendas envolvendo valores bilionários.
Paralelamente a isso, o governo começa a vender outros imóveis, com o objetivo de finalizar as operações em seis meses, ainda no governo Temer.
RESERVADO
O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e o titular da SPU, Sidrack Neto, revisaram o projeto na última terça.
O texto deve ser encaminhado ao Congresso na semana que vem.
Sidrack foi indicado para o cargo pelo senador Romero Jucá (MDB-RR), que participa das discussões do tema.
COM A PALAVRA
Sidrack Neto, da SPU, diz que é técnico, sem filiação partidária e que frequenta o gabinete de Jucá “porque ele é relator de alguns projetos da área”.
Sobre o projeto de lei, não comenta.
Quanto às vendas de imóveis a partir de junho, diz que só “requentou” uma lista antiga.
AGORA...
O presidente Michel Temer responde ao recado dos tucanos de que, a partir de agora, o diálogo de Geraldo Alckmin com o MDB sobre eleições será via Romero Jucá.
...AGUENTA
Temer diz que, se o ex-governador de São Paulo quiser uma agenda com o presidente da República, também terá de procurar um preposto: Henrique Meirelles.
ESTOPIM
A crise começou após Temer negar que esteja procurando o tucano para falar de sucessão.
“Essa gente está atrás de mim com ânsia. É o Alckmin que está pedindo encontro comigo. E fica parecendo que sou eu”, disse ao G1.
#SÓQUENÃO
Após encontro com a bancada do PSD, Guilherme Afif ouviu que não há interesse em lançar nome próprio ao Planalto.
SIGILO
A ministra Rosa Weber foi a única que não divulgou nenhuma decisão baixando para outras instâncias processos de parlamentares. Procurada, Rosa disse que não dá entrevistas.
TAMO JUNTO
A Advocacia-Geral da União (AGU) defenderá no Supremo a decisão da juíza que negou autorização para que uma comissão externa da Câmara dos Deputados visitasse o ex-presidente Lula na prisão.
JÁ DEU
Para a ministra Grace Mendonça, o veto da juíza levou em consideração a realização de diligências anteriores e a possibilidade de “turbação” das condições de cumprimento da pena do ex-presidente.
DIZ AÍ
A manifestação da AGU foi a pedido do ministro Edson Fachin, relator de ação que questiona a proibição.
PÓS-BARBOSA
Cid Gomes se encontrou, ontem, com o secretário-geral do PSB, Renato Casagrande. O partido não descarta apoiar a candidatura do seu irmão, Ciro, ao Planalto.
PORTA NA CARA
Rodrigo Maia (DEM) tentou convencer o também pré-candidato ao Planalto Álvaro Dias (Podemos) a participar do grupo DEM-PP-PRB-Solidariedade. Mas não conseguiu. O grupo tem 124 deputados. O Podemos, 17.
BOMBRIL
Quinze deputados da bancada do PR na Câmara dos Deputados discutiram em café da manhã ontem hipóteses eleitorais para Josué Gomes.
“Foi uma conversa de ‘e se’”, definiu um líder. O filho do ex-vice-presidente José de Alencar é cotado para tudo.
PRONTO, FALEI!
“Em junho de 2016, Kalil e Doria estavam com 6%. Ganharam a eleição. Apostar em ‘cavalo paraguaio’ não é novidade”. Do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), em referência aos que saem na frente.
...
*COM NAIRA TRINDADE, ELIANE CANTANHÊDE E RAFAEL MORAES MOURA