O problema do Brasil é Neymar 18/07/2018
- MARIO ROSA*
O problema do Brasil não é o governo Temer. O problema do Brasil não foi a ex-presidente Dilma. O problema do Brasil não tem nada a ver com tudo que aconteceu com as estatais.
O problema do Brasil não tem a ver com a insatisfação dos eleitores com seus representantes. O problema do Brasil não é a barreira que existe entre os políticos e a sociedade e a crise de representação. Nada disso.
O problema do Brasil não é a violência, urbana e rural. O problema do Brasil não é o desemprego, sobretudo aquele que assola e assombra os mais jovens. O problema do Brasil não é a gravidade da pandemia do consumo de droga.
PUBLICIDADE
O problema do Brasil não é o sistema de saúde pública sem condições de atender a uma demanda crescente e com orçamentos arrochados. O problema do Brasil não é ofertar educação de qualidade para todos e começar daí um sistema social efetivamente igualitário. Nada disso.
O problema do Brasil não é a impunidade. O problema do Brasil não é a septicemia dos desvios éticos dominarem o organismo estatal. O problema do Brasil não é o excesso de burocracia e regulações que criam justamente as condições ideias para que achaques e chantagens aconteçam.
O problema do Brasil não é o peso dos tributos e a falta de contrapartida em termos de serviços públicos de qualidade. O problema do Brasil não é o apadrinhamento, o inchaço da máquina estatal, o fisiologismo, o loteamento de cargos. Nada disso.
O problema do Brasil não são os excessos legais cometidos contra empresas e pessoas em nome de princípios supostamente virtuosos, mas desrespeitando as garantias fundamentais do cidadão.
O problema do Brasil não é a bipolaridade constitucional em que vivemos, na qual a mesma Constituição pode ser alternadamente interpretada em questões cruciais pelos magistrados da mais alta corte, deixando um rastro de incertezas e inseguranças jurídicas.
O problema do Brasil não é o ímpeto eventualmente personalista de detentores de poderes que, se extrapolados, podem causar danos irreparáveis para indivíduos e para a Nação. Nada disso.
O problema do Brasil é Neymar. O problema do Brasil é Neymar Jr. O problema do Brasil é o pai do Neymar. O problema do Brasil é o cai cai do Neymar.
O problema do Brasil são os amigos do Neymar. O problema do Brasil é a forma como a namorada do Neymar aparece nas redes sociais. O problema do Brasil é o cabelo do Neymar.
Ah…bons tempos quando Neymar ainda não havia nascido… era uma época em que o Brasil não tinha problemas… não tinha tudo isso, esse grande problema: Neymar.
...
*Especialista em gestão de crise, jornalista vencedor de Prêmios Esso e autor dos livros "Síndrome de Aquiles" (2001), "A Era do Escândalo" (2003), "A Reputação na Velocidade do Pensamento" (2006) e "Entre a Glória e a Vergonha" (2016).