Cargos deram ao Centrão máquina de fazer voto 22/07/2018
- COLUNA DO ESTADÃO - ANDREZA MATAIS*
Mais do que tempo de televisão, políticos experientes dizem que os partidos que compõem o Centrão têm como principal atrativo o fato de unidos serem uma máquina de fazer votos.
DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade fizeram a diferença nas últimas eleições, mas, desta vez, a decisão de agir em bloco tornou o grupo uma potência.
Outro ativo é que controlam no governo Temer ministérios que tocam programas sociais vitrines.
PUBLICIDADE
Prefeitos e vereadores beneficiados com verbas serão cobrados, agora, a retribuir ajudando com votos a eleger os candidatos do bloco.
PLUS
O apoio do Centrão ao presidenciável Geraldo Alckmin, se confirmado, trará para a campanha do tucano uma massa de prefeitos, vereadores, assessores e agregados dessas siglas.
Apoio que faz uma grande diferença numa eleição que será marcada pela abstenção e pelos votos em branco e nulo.
SEGREDO DO SUCESSO
Integrante do Centrão, o PP tem o terceiro maior número de vereadores do País, atrás do MDB e do PSDB.
Somados, os cinco partidos contam com 1.222 prefeitos e 13.710 vereadores. O grupo tem ainda 164 deputados federais e 17 senadores.
UNIDOS VENCEREMOS
A Lava Jato uniu os partidos do Centrão. Seus integrantes admitem que virou uma questão de sobrevivência se manter no poder.
Se Geraldo Alckmin perder, o próximo presidente terá que negociar com o grupo de qualquer jeito para governar.
FAZ-ME...
Em uma das reuniões preliminares do Centrão, o deputado Ricardo Barros (PP), que chegou a se colocar como pré-candidato à Presidência, disse que estará em qualquer governo, independente de quem for eleito.
...RIR
Marcos Pereira (PRB) e ACM Neto (DEM) responderam que não comporiam com um governo do PT. Ciro Nogueira (PP) e Valdemar da Costa Neto (PR) ironizaram. “Ah tá.”
LUPA
A Comissão de Ética Pública decidiu pedir ao Supremo informações sobre os inquéritos da Odebrecht ao analisar a reportagem “Repasses da Odebrecht para amigo e aliados de Temer saíram de aeroportos, diz PF”, do Estado.
O material será juntado aos processos já instaurados no colegiado.
FRANCO
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) é um dos mais críticos no partido à retirada da candidatura de Manuela d’Ávila.
Internamente diz que os petistas titubearam na oferta de vice para a chapa de Lula.
PORTA DOS FUNDOS
O governo ameaça trocar o diretor do Denatran, Maurício Alves, antes mesmo de começar o prazo para que os motoristas brasileiros troquem as placas dos seus carros pelo modelo adotado nos países do Mercosul.
SEMHOR POLÊMICA
Adiada duas vezes, a data para o novo emplacamento entrar em vigor é 1.º de setembro, durante a campanha eleitoral.
Indicado pelo MDB, Alves assinou outras medidas polêmicas como a que obrigava mudanças nas caçambas dos caminhoneiros, irritando a categoria, e a exigência de novo curso para renovação da CNH.
MADUREZA
O deputado federal Rubens Bueno (PPS) organiza curso obrigatório aos pré-candidatos a deputado da sigla no Paraná. São dadas aulas de marketing e legislação eleitoral.
PARA TODOS...
O comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) suspendeu o pagamento de uma gratificação de desempenho de atividade, seguindo recomendação do Ministério do Trabalho, depois de o Sindicato dos Jornalistas questionar a legalidade do benefício.
...OU PRA NINGUÉM
O valor era pago para estimular a meritocracia, mas o sindicato defende que seja concedido a todos os que desempenharem funções técnicas e não de forma discriminatória.
Diante do impasse, o Ministério do Planejamento foi acionado para definir critérios objetivos à concessão do valor de R$ 1 mil.
AGENDA DA SEMANA
Segunda, 23 - Dias Toffoli deve assumir interinamente a presidência do STF. Em função da viagem de Michel Temer ao México, Tóffoli substitui Cármen Lúcia, que assume a Presidência da República.
Sábado, 28 - Partidos ratificam alianças durante convenções nacionais. Estão marcadas reuniões de cinco siglas: SD, PSD, PV, Democracia Cristã e PTB, na qual Geraldo Alckmin é esperado.