capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.746.975 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

Lula avisa a Evo Morales que não vai aceitar calote na Petrobras
19/04/2007 - Vera Rosa - O Estado de S.Paulo

Reunião entre os presidentes termina sob tensão após boliviano dizer que não pagará o valor real das refinarias da estatal tomadas pela nacionalização no país

Voltaram a ficar tensas as relações do Brasil com a Bolívia por causa da política nacionalista do presidente Evo Morales na área de petróleo e gás. Depois de uma reunião de 45 minutos entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo, na manhã de terça-feira, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, não escondeu o mal-estar que caracterizou a conversa. ¨As coisas voltaram a ficar ruins¨, desabafou, após o encontro a portas fechadas, no último dia da Cúpula Energética Sul-Americana, em Isla Margarita, na Venezuela.

Não foi só retórica: na reunião, Evo disse que sua intenção era retomar o controle das refinarias da Petrobras sem pagar o valor real. Irritado, Lula ameaçou cortar todos os investimentos na Bolívia e desestimular projetos privados no país vizinho. O presidente brasileiro saiu do encontro e foi direto para um café da manhã com Hugo Chávez, seu colega da Venezuela. Lula sugeriu a Chávez que conversasse com Evo.

O boliviano, que deixou a reunião visivelmente contrariado, quer nacionalizar as refinarias pagando menos da metade do preço das duas unidades, instaladas em Santa Cruz e Cochabamba. Ao ouvir os planos de Evo, Lula foi taxativo: afirmou que, se a idéia for concretizada, Brasil e Bolívia entrarão em rota de colisão. Aborrecido, repetiu o mesmo argumento minutos depois a Chávez.


PUBLICIDADE


A dura conversa foi assunto de reunião realizada na quarta-feira, no Palácio do Planalto, entre Lula, Gabrielli e os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Silas Rondeau (Minas e Energia). Dilma ficou surpresa com a atitude de Evo, já que há dois meses o governo brasileiro concordou em elevar o preço do gás boliviano. Para uma fonte próxima ao Planalto, a questão saiu do plano comercial e entrou no político. Mas o clima é o pior possível.

O decreto que prevê a nacionalização das refinarias da Petrobras completará um ano no dia 1º de maio. ¨Se não houver acordo, o assunto irá para arbitragem internacional, mas, evidentemente, sem o ressarcimento devido ao Brasil, vamos considerar que não há segurança para novos investimentos na Bolívia¨, destacou Marco Aurélio Garcia, assessor de Relações Internacionais da Presidência, que estava presente ao encontro com Evo, na terça-feira, ao lado de Lula, Gabrielli, Rondeau e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Evo não apresentou a sua proposta à queima-roupa. Antes, demonstrou preocupação com o narcotráfico e combinou com Lula a formação de uma comissão mista entre os dois países para tratar do assunto. Os dois presidentes conversaram, ainda, sobre a situação de imigrantes brasileiros e bolivianos. Só depois desses salamaleques Evo expôs o projeto que provocou a fúria de Lula.

Desde 2006, quando editou o decreto de nacionalização, o presidente da Bolívia transformou em bandeira política a renegociação dos contratos com as companhias estrangeiras para obter aumento do preço do gás. Em fevereiro, conseguiu seu objetivo: após dois dias de conversa com Lula, no Planalto, o governo concordou em reajustar o preço do gás boliviano.

Na época, Lula disse que a negociação exigira ¨muito diálogo, muita paciência e, sobretudo, muita inteligência¨ e defendeu uma ¨parceria estratégica¨ com a Bolívia. ¨Não somos os imperialistas que alguns dizem que somos¨, afirmou há dois meses.

...

*Colaborou Gerusa Marques

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
14/08/2023 - NONO NONO NONO NONO
11/08/2023 - FRASES FAMOSAS
10/08/2023 - CAIXA REGISTRADORA
09/08/2023 - MINHAS AVÓS
08/08/2023 - YSANI KALAPALO
07/08/2023 - OS TRÊS GARÇONS
06/08/2023 - O BOLICHO
05/08/2023 - EXCESSO DE NOTÍCIAS
04/08/2023 - GUARANÁ RALADO
03/08/2023 - AS FOTOS DAS ILUSTRAÇÕES DOS MEUS TEXTOS
02/08/2023 - GERAÇÕES
01/08/2023 - Visitas surpresas da minha terceira geração
31/07/2023 - PREMONIÇÃO OU SEXTO SENTIDO
30/07/2023 - A COSTUREIRA
29/07/2023 - Conversa de bisnetas
28/07/2023 - PENSAR NO PASSADO
27/07/2023 - SE A CIÊNCIA NOS AJUDAR
26/07/2023 - PESQUISANDO
25/07/2023 - A História Escrita e Oral
24/07/2023 - ESTÃO ACABANDO OS ACREANOS FAMOSOS

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques