Fusão da Agricultura com Meio Ambiente. Tudo indica que Bolsonaro desistiu 02/11/2018
- BLOG DE REINALDO AZEVEDO
Pois é. Jair Bolsonaro, presidente eleito, deu um sinal ontem de que os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente não devem mesmo ser fundidos numa única pasta.
Escrevi aos menos seis posts no blog contra a fusão. E o argumento principal é escandalosamente óbvio: o agronegócio é o peso principal na balança comercial brasileira.
Juntar aquele que é um órgão de fiscalização com a atividade a ser fiscalizada corresponde a lançar no mundo uma sombra de suspeição sobre a produção agropecuária brasileira.
PUBLICIDADE
Sim, há muito a fazer no Meio Ambiente para evitar, por exemplo, sobreposição de fiscalizações.
Há casos em que o ente municipal não se entende com o estadual, que, por sua vez, não entra em acordo com o federal.
Também é possível que haja casos de atuação indevida de fiscais, como acusam alguns produtores.
Corrigir desarranjos é uma coisa. Escolher o erro é outra. E a fusão seria um erro.
Enquanto escrevo ao menos, vale a palavra de Bolsonaro da quinta, 1º: tudo indica que os ministérios seguirão separados.
O presidente eleito diz não querer um xiita no Meio Ambiente.
Bem, é preciso que defina o que é isso.
No que diz respeito à produção agropecuária e à área destinada à agricultura e à pecuária, a referência é o bom Código Florestal que temos.
Bolsonaro, por ora, recuou também da ideia de retirar o Brasil do Acordo de Paris — outra proposta que não faz sentido.
Para um presidente que diz que o Brasil não pode ser prejudicado por escolhas ideológicas, essa conversa toda era pura ideologia.
Parece que está prevalecendo o bom senso.
Não sei o que ele considera um “xiita” na área ambiental.
A mim me basta alguém que faça cumprir as leis.
Ou, então, para brincar com a palavra: que seja um xiita da legalidade.
Seguem os títulos, com links, para os textos que escrevi.
Os bolsonaristas não precisam me mandar dedinhos para cima. Faço o meu trabalho sem depender de aprovação ou reprovação de torcidas organizadas.
— Confusão ainda permanece em Agricultura com Meio Ambiente. Transição mal começou, mas a confusão já é grande. Mourão, o vice, está certo
— PELA ORDEM! A turma de Bolsonaro acerta ao tentar manter equipe econômica se vencer e ao não fundir a Agricultura e o Meio Ambiente
— Fusão de ministérios da Agricultura e Meio Ambiente pode ser revista, diz aliado de Bolsonaro
— Bolsonaro já comprou de antemão confusão que é desnecessária e que só serve à ideologia: a fusão das pastas da Agricultura e Meio Ambiente
— Pesos-pesados do agronegócio acham que fusão de agricultura com meio ambiente vai gerar mais dificuldades para os produtores do que respostas
— Homem de Bolsonaro para agronegócio e meio ambiente está fazendo confusão. Em defesa do agro e da natureza, eu a desfaço. Com leis!