capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.921.853 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

Padre Marcelo impedido de se aproximar de do papa Bento 16
15/05/2007 - Ricardo Feltrin - Folha Online, Raymond Colitt - Reuters

Bispos e outros religiosos envolvidos com a organização da visita de Bento 16 manobraram para impedir que o padre Marcelo Rossi e d. Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro, pudessem sequer se aproximar do papa durante os cinco dias em que o sumo pontífice esteve no Brasil.

Padre Marcelo e d. Fernando são dois dos principais expoentes do catolicismo no Brasil nos últimos dez anos, responsáveis diretos pelo ¨reaquecimento¨ do catolicismo não só na mídia, mas talvez no volume de fiéis atraídos às igrejas. Em 1998, por exemplo, uma gravação do padre Marcelo no santuário de Terço Bizantino virou sucesso nacional e vendeu mais de 3,2 milhões de cópias -- número equivalente aos maiores sucessos de Xuxa.

A Folha Online apurou que divergências ¨político-religiosas¨ fizeram com que os católicos envolvidos na visita de Bento 16 vetassem a aproximação de bispos e padres da chamada Renovação Carismática -- caso de d. Fernando e padre Marcelo -- com o papa. Nenhum dos dois se aproximou a menos de 50 metros do sumo pontífice durante os cinco dias.


PUBLICIDADE


Padre Marcelo programara havia meses visitar Bento 16 no mosteiro, durante a visita. Ele tentou ver o papa na manhã quinta e sexta-feira, ao lado de d.Fernando. Recebeu um ¨não¨. Nem ele nem o bispo quiseram falar com a reportagem a respeito. Nenhum porta-voz ligado à organização da visita de Bento 16 foi encontrado até a publicação desta reportagem para se manifestar.

O papa e os carismáticos

Bento 16 não é um entusiasta da Renovação Carismática, mas também não a reprova. Em alguns de seus discursos, ainda como cardeal, criticou a forma espalhafatosa como os carismáticos conduzem a missa. Entre outras admoestações, há uma reação forte de alguns cardeais contra o uso de instrumentos eletrônicos -- como guitarra e baixo --, além da bateria, durante as missas.

Mesmo assim, durante o pontificado de João Paulo 2º, o então cardeal Joseph Ratzinger chegou a receber padre Marcelo -- então um popstar -- e d. Fernando em audiência no Vaticano, com grande empatia. A hierarquia abaixo dele, no entanto, não parece ter o mesmo sentimento.

Índios se dizem ofendidos por comentários de Bento 16

Líderes indígenas disseram na segunda-feira ter ficado ofendidos pelas declarações ¨arrogantes e desrespeitosas¨ do papa Bento 16 de que a Igreja Católica os havia purificado, e que retomar suas religiões originais seria um retrocesso.

Num discurso para os bispos latino-americanos e do Caribe no encerramento de sua visita ao Brasil, o pontífice afirmou que a Igreja não havia se imposto aos povos indígenas das Américas. Segundo o papa, os índios receberam bem os padres europeus, já que ¨Cristo era o salvador que esperavam silenciosamente¨.

Acredita-se que milhões de índios tenham morrido no continente americano em consequência da colonização européia, depois da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.

¨É arrogante e desrespeitoso considerar nossa herança cultural menos importante que a deles¨, disse Jecinaldo Satere Mawe, coordenador-chefe da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Vários grupos indígenas escreveram uma carta para o papa na semana passada pedindo o apoio dele na defesa de suas terras e de sua cultura. Eles disseram que os índios vêm sofrendo um ¨processo de genocídio¨ desde a chegada dos colonizadores europeus.

Os conquistadores contavam com a bênção dos sacerdotes católicos, embora alguns destes depois tenham defendido os índios e muitos hoje estão entre os mais eloquentes aliados dos índios.

¨O Estado usou a Igreja para fazer o trabalho sujo na colonização dos índios, mas eles já pediram perdão ... quer dizer que o papa está voltando atrás com a palavra da Igreja?¨, questionou Dionito José de Souza, líder da tribo Makuxi, de Roraima.

Em 1992, o papa João Paulo 2º falou dos erros na evangelização dos povos nativos das Américas.

As declarações do papa Bento 16 não desagradaram só aos índios, mas também aos padres católicos que os apóiam em sua luta, disse Sandro Tuxa, que comanda o movimento das tribos do Nordeste.

¨Repudiamos as declarações do papa. Dizer que a dizimação cultural de nosso povo representa uma purificação é ofensivo e, francamente, assustador¨, disse Tuxa.

¨Acho que (o papa) tem sido mal assessorado¨, acrescentou.

O próprio grupo católico que defende os índios no Brasil, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), distanciou-se do papa. ¨O papa não entende a realidade dos índios daqui, sua declaração foi equivocada e indefensável¨, disse à Reuters o padre Paulo Suess. ¨Eu também fiquei aborrecido¨.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
14/08/2023 - NONO NONO NONO NONO
11/08/2023 - FRASES FAMOSAS
10/08/2023 - CAIXA REGISTRADORA
09/08/2023 - MINHAS AVÓS
08/08/2023 - YSANI KALAPALO
07/08/2023 - OS TRÊS GARÇONS
06/08/2023 - O BOLICHO
05/08/2023 - EXCESSO DE NOTÍCIAS
04/08/2023 - GUARANÁ RALADO
03/08/2023 - AS FOTOS DAS ILUSTRAÇÕES DOS MEUS TEXTOS
02/08/2023 - GERAÇÕES
01/08/2023 - Visitas surpresas da minha terceira geração
31/07/2023 - PREMONIÇÃO OU SEXTO SENTIDO
30/07/2023 - A COSTUREIRA
29/07/2023 - Conversa de bisnetas
28/07/2023 - PENSAR NO PASSADO
27/07/2023 - SE A CIÊNCIA NOS AJUDAR
26/07/2023 - PESQUISANDO
25/07/2023 - A História Escrita e Oral
24/07/2023 - ESTÃO ACABANDO OS ACREANOS FAMOSOS

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques