60,9% NÃO QUEREM ARMAS EM CASA 21/05/2019
- CLÁUDIO HUMBERTO - DIÁRIO DO PODER
Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa encomendado pelo portal Diário do Poder e por esta coluna indica que a grande maioria dos brasileiros recusam as facilidades para a posse de armas, de acordo com as medidas recentes anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro.
A pesquisa mostra que 60,9% dos brasileiros não querem ter arma em casa.
Apenas 36,7% dos entrevistados responderam afirmativamente.
PUBLICIDADE
MULHERES
Entre as mulheres, o índice de rejeição às armas em casa é o maior da pesquisa: 70,6% não querem nem pensar no assunto.
HOMENS
Os homens são os que mais admitem a posse de arma: 47,6% do total de entrevistados gostariam de ter uma em casa.
JOVENS
Também é significativa a rejeição à posse de armas entre os mais jovens: 66,9% dos brasileiros entre 16 e 24 anos disseram “não”.
DADOS DA PESQUISA
O Paraná Pesquisa entrevistou 2.452 brasileiros, com 16 anos ou mais, dos 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 14 e 18 de maio.
NAMORADA DE LULA GANHOU CARGO EM SEU GOVERNO
A namorada do ex-presidente Lula, Rosângela Silva, a “Janja”, cuja existência o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira tornou pública, foi nomeada na estatal Itaipu Binacional sem concurso (ou processo seletivo), em cargo efetivo, logo após a posse do petista que cumpre pena por corrupção.
A funcionária acompanhou Lula, como “primeira-dama”, durante visitação dele no Paraná antes da sua prisão.
DESDE A CARAVANA
Janja e Lula se relacionam desde a “caravana da cidadania”, quando ele percorreu vários estados, antes do primeiro mandato.
NOMEAÇÃO RÁPIDA
A nomeação de Janja foi concretizada em 2004 pelo então presidente de Itaipu Jorge Samek, petista “histórico” no Paraná.
OUTRA RELAÇÃO
Janja atuava na área de responsabilidade social e se relacionou com um colega de Itaipu, antes de retomar o namoro com Lula.
ALTERNATIVO "FAKE"
A cobertura juvenil da política explica a história do “texto alternativo”, coisa de quem não sabe que para cada projeto em tramitação no Congresso há um relator e um substitutivo.
Ou foi má-fé mesmo.
SENTENÇA DE MORTE
Decisão do Tribunal Regional do Trabalho condena à extinção a estatal Terracap, de Brasília: obriga a empresa a pagar R$ 180 milhões a um grupo de servidores, os novos milionários de Brasília.
DESEJO CRESCENTE
Levantamento Paraná Pesquisa/Diário do Poder mostra que quanto maior a escolaridade, maior o desejo de ter armas de fogo em casa.
Entre aqueles que têm ensino fundamental, 33,6% disseram querer uma arma em casa; ensino médio, 36,8% e ensino superior, 41,3%.
METAMORFOSE AMBULANTE
Rodrigo Maia passou de defensor do teto dos gastos públicos a crítico contumaz.
Disse que as “amarras” da lei podem levar o Brasil a “colapso”.
Em 2016, chamava de “hipócritas” quem pensava assim.
CORPORATIVISMO PUNIDO
A denúncia do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) resultou na demissão da gerente do Fundo da Amazônia, Daniela Baccas.
Essa turma teve a ousadia de negar acesso ao ministro de Estado dos dados relativos à farra bilionária beneficiando ONGs ambientalistas espertas.
FIM DA FARRA
Está pronto para votação no plenário da Câmara o projeto do deputado Jorge Braz (PRB-RJ) que cria o cadastro nacional de números que não querem ser incomodado pela praga de telefonemas de telemarketing.
AJUSTANDO O CINTO
Parlamentares do Distrito Federal se reuniram na Universidade de Brasília com o ministro da Educação.
Discutiram medidas que podem ser adotadas para economizar gastos supérfluos e garantir a eficiência.
CONTA (AINDA) NÃO FECHA
Com o rombo e queda na arrecadação, o governo precisa remanejar R$ 248,9 bilhões para cumprir a regra de ouro este ano.
A comissão de orçamento começa a definir amanhã, quarta (22), de onde vai sair a grana.
PENSANDO BEM…
…após entrevista recente não repercutir, Lula, o rei do factoide, usou um ex-tucano para espalhar algo que o mantém em evidência: seu plano de casamento.