LULA VÊ BOLSONARO CERTO ATACANDO OS ADVERSÁRIOS 19/08/2019
- CLÁUDIO HUMBERTO - DIÁRIO DO PODER
O ex-presidente Lula jamais dirá isso publicamente, mas advogados que o visitaram esta semana relataram seus elogios à estratégia do presidente Jair Bolsonaro de atacar diariamente os opositores e a imprensa.
“Ele está falando para o público dele, seu eleitor”, disse o presidiário, “e não tenta agradar quem já não gosta dele”.
Lula acha que, agindo assim, Bolsonaro manterá sua tropa de 35% do eleitorado.
PUBLICIDADE
PT FEZ O INVERSO
Para o petista condenado por corrupção, ao contrário de Bolsonaro, o PT ignorou as bases e mudou o discurso quando chegou ao governo.
PLANALTO DESCONFIA
Assessores de Bolsonaro desconfiam do elogio de Lula. “Ele quer ver o circo pegar fogo”, disse um ministro com gabinete no Planalto.
PT DESIDRATOU
O candidato derrotado Fernando Haddad teve em 2018 7,5 milhões de votos a menos que Dilma Rousseff conquistou em 2014.
DEVE PIORAR EM 2020
Nas últimas eleições municipais, o efeito anti-PT foi ainda mais grave: o partido de Lula venceu 630 municípios em 2012 e só 256 em 2016.
BOLSONARO ESTADISTA? "NUNCA SEREI ISSO, TALKEI?"
Após 28 anos de mandato parlamentar, o presidente Jair Bolsonaro sempre rejeita qualquer tentativa de auxiliares, inclusive militares, de convencê-lo a evitar declarações polêmicas, que frequentemente geram novas crises.
Quando ouviu um auxiliar muito próximo sugerir “comportamento de estadista”, Bolsonaro deu uma gargalhada e, com seu jeito gozador, deixou tudo bem claro: “Nunca serei isso, ‘talkei’?”
ESSE AÍ NÃO SOU EU
Na sexta (16), Bolsonaro voltou a marcar distância do modelito que muitos imaginam nele: “Eu não sou politicamente correto e ponto final!”
TIRO NO PÉ
A espontaneidade, melhor atributo de Bolsonaro, está sendo usada contra ele, avaliam marqueteiros, após cada declaração à imprensa.
ASSESSOR DELE MESMO
Bolsonaro não dá ouvidos a assessores de imprensa. Não os respeita, como desdenha de marqueteiros. Confia mais no próprio taco.
NÚMEROS PARA OTÁRIO VER
ONGs criadas para arrancar dinheiro de europeus otários voltaram a divulgar dados alarmantes sobre “desmatamento” da Amazônia.
Se esses números fossem corretos já não haveria matas no Brasil – que, aliás, conserva intacta 94% da Amazônia, segundo o Banco Mundial.
DEPOIS NÃO RECLAMEM
Os deputados federais do Novo apelaram ao tapetão do Supremo Tribunal Federal para anular a votação da Lei de Abuso de Autoridade. Depois reclamam de “interferência indevida no Legislativo”.
DESMENTIDO NÃO É MANCHETE
A Polícia Federal confirmou a suspeita do presidente Jair Bolsonaro de que o líder indígena Emyra Waiãpi, no Amapá, não foi assassinado. A PF informou que não há “lesões de origem traumática” e nem facadas.
NA GELADEIRA
Davi Alcolumbre ainda mantém na “geladeira” nove nomeações de embaixadores encaminhadas pelo Palácio do Planalto. O presidente do Senado faz ouvidos de mercador aos apelos do Itamaraty.
ELES SÃO MAUS PARCEIROS
Sob Kirchner, Nestor ou Cristina, a Argentina sempre foi mau parceiro, desrespeitando regras do Mercosul e descumprindo contratos.
Sempre que essa dupla ficava em baixa nas pesquisas, fazia bravatas contra o Brasil, independente de quem fosse o presidente brasileiro.
DROGAS EM NÚMEROS
Segundo dados do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, em um ano o Brasil apreendeu 48 mil quilos de cocaína e 350 mil quilos de maconha. Foram 1.120 mortes relacionadas ao uso; 55% por overdose
HONRARIA SEM DIPLOMA
Nesta segunda (19), completam-se os 58 anos do episódio onde Jânio Quadros condecorou (sem entregar medalha ou diploma) o mítico Ernesto “Che” Guevara com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
MAL COMEÇOU O JOGO
Além da lei de Abuso de Autoridades (2017), desde o início do segundo semestre três projetos foram aprovados no Congresso e aguardam sanção presidencial. Apenas um deles foi elaborado em 2019.
PERGUNTA NAS ONGS
Os problemas ambientais do Brasil desapareceram entre 2003 e 2016?