¨Dengue é repelente para turistas¨, diz jornal argentino 11/04/2008
- BBC
A epidemia de dengue no Brasil está funcionando como ¨um repelente para turistas¨, de acordo com a edição desta sexta-feira do jornal argentino ¨Página 12¨.
A reportagem diz que a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira estima que as reservas turísticas de estrangeiros caíram 20% nos últimos dias.
A própria ministra brasileira do Turismo, Marta Suplicy, reconhece isso, dizendo que foi reduzida sobretudo a chegada de turistas da Espanha, de Portugal e da Itália e, em menor escala, da Argentina, diz o jornal.
PUBLICIDADE
Citando dados da Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro, o Página 12 informa que nos últimos cem dias foram registrados ao menos 75.399 casos de dengue -- 82 resultaram em morte.
Segundo a reportagem, o diretor de Prevenção de Enfermidades e Riscos do Ministério da Saúde da Argentina, Hugo Fernández, afirmou que ¨não há recomendação oficial para não se viajar ao Rio de Janeiro¨, mas aconselha os viajantes que se protejam usando calças compridas, camisas de manga comprida e repelente para insetos -- ¨enfim, tudo o que minimize a possibilidade de picadas de mosquito¨.
Casos na Argentina
Na Argentina, há quatro casos de dengue confirmados -- dois em Buenos Aires de pessoas que viajaram para a América Central; um em Córdoba de uma pessoa que retornou do Rio de Janeiro e um último caso na Província de Salta, diz o jornal.
Mas pode haver mais casos. A Secretaria da Saúde da Província de Missiones aguarda exames em 19 pessoas com suspeita de haver contraído a doença; na Província de Mendoza, três pessoas que passaram as férias em Camboriú, em Santa Catarina. O Página/12 atribui os dados a Fernández.
O funcionário do Ministério da Saúde da Argentina descarta a possibilidade de uma epidemia de dengue no país. Segundo ele, na Grande Buenos Aires, ¨a queda na temperatura própria desta época torna improvável o desenvolvimento do [mosquito] Aedes [aegypti]¨, transmissor da doença, embora ¨no norte da Argentina possam ocorrer casos endêmicos, como em outros anos¨.