Copa das Confederações 2013: dia de alívio ou de fiasco? 08/11/2012
- Veja Online
O país-sede da Copa do Mundo de 2014 enfrentará uma prova de fogo nesta quinta-feira. A Fifa anuncia, a partir das 10 horas (horário de Brasília), no Museu do Futebol, em São Paulo, quais serão as cidades que receberão partidas do ensaio geral do Mundial, a Copa das Confederações, no ano que vem.
As sedes já são conhecidas há muito tempo. O problema é que a Fifa não sentiu confiança no andamento das obras nos estádios escolhidos para receber o torneio. Por isso, o Brasil corre o risco de amargar um fiasco histórico: ver a tabela do torneio ser alterada em função de atrasos em seus preparativos.
A Copa das Confederações está longe de ter a mesma importância que o Mundial, e o torneio pode acontecer sem problemas em um número menor de sedes. O pior aspecto de uma eventual exclusão de estádios previstos para a competição seria mesmo a péssima imagem que o país deixaria, confirmando os temores surgidos quando o Brasil foi escolhido para receber a Copa, cinco anos atrás.
PUBLICIDADE
Seis cidades estão na lista da Fifa: Rio de Janeiro (palco da final), Brasília (local da abertura), Belo Horizonte e Fortaleza estão confirmadas, enquanto Recife e Salvador aguardam a decisão desta quinta.
Recife é a sede mais atrasada, já que as obras na Arena Pernambuco só deslancharam recentemente. A Arena Fonte Nova, em Salvador, também preocupava a Fifa, mas acelerou suas obras nos últimos meses e tem chances razoáveis de ser mantida no torneio.
Por causa das dúvidas sobre as capitais de Pernambuco e da Bahia, a Fifa teve de tomar uma providência inédita: montar três opções de tabelas, com quatro, cinco e seis cidades-sede.
Enquanto dava mais tempo aos anfitriões do torneio, a Fifa mantinha suas opções em aberto. Agora, porém, já não é mais possível esperar: além da confirmação das sedes, a entidade anuncia nesta quinta o sistema - e os preços - da venda de ingressos da competição, o grande teste do Brasil antes de 2014.
Para vender os bilhetes, é preciso estar com a tabela definida, já avisou a Fifa.
O Brasil espera confirmar todas as seis sedes - não só para evitar o fiasco de ter alguma arena excluída por estar atrasada, mas também para testar o maior número possível de cidades na Copa das Confederações, que acontece um ano antes do Mundial, entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.
O Mundial terá o dobro de sedes, doze. Para tentar convencer a Fifa, Recife e Salvador prometeram que terminarão as obras a tempo, até abril do ano que vem, dois meses antes do início da competição.
O anúncio das sedes e dos preços dos ingressos será realizado com a presença de Ronaldo, integrante do comitê organizador da Copa do Mundo, José Maria Marin, presidente da CBF e do COL, Aldo Rebelo, ministro do Esporte, e Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, responsável pela comercialização das entradas para os eventos promovidos pela entidade.
Também participam da entrevista coletiva Walter De Gregorio, diretor de comunicações e assuntos públicos da Fifa, e Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte.
A tabela da Copa das Confederações já está pronta desde maio, com todas as datas dos jogos já definidas. A versão oficial tem seis sedes, como previsto desde o início.
A Fifa avisou, porém, que deixou prontas as outras duas versões como precaução. Em qualquer uma das opções, a seleção brasileira será cabeça de chave do grupo A e disputará a partida de abertura no Estádio Nacional de Brasília. A decisão acontecerá no Maracanã, que deverá ser reinaugurado em fevereiro do ano que vem.
O sorteio dos grupos e dos confrontos da Copa das Confederações será realizado também em São Paulo, no dia 1º de dezembro. Além do Brasil, já estão classificados para o torneio a Espanha (campeã do mundo), o Uruguai (campeão da Copa América), o México (da Concacaf), Japão (Copa da Ásia), Taiti (Copa da Oceania) e Itália (que perdeu a final da Eurocopa para a Espanha e ficou com a vaga). Falta definir o representante da África.