A presidente pergunta: quem disse que as 6 mil creches subiram para 8 mil? 25/10/2013
- Blog de Augusto Nunes - Veja.com
De volta a Belo Horizonte na quarta-feira, de novo para a inauguração de coisas que não construiu, Dilma Rousseff pegou carona na conclusão de Unidades Municipais de Educação Infantil para discursar, em dilmês de jardim de infância, sobre as creches prometidas na campanha de 2010 que nunca desceram do palanque.
Nos primeiros 10 segundos do vídeo de meio minuto, outra pérola divulgada pelo Implicante, a presidente quer saber quem anda inchando ─ certamente para deixá-la mal no retrato ─ as cifras do programa original:
“Tem umas coisas estranha, né, que e sempre estou dizeno que é estranha. De repente, meu compromisso de 6 mil virou 8 mil, não sei muito bem daonde que apareceu os 8 mil”.
PUBLICIDADE
A estranheza do neurônio solitário é reiterada em outro trecho do falatório, que ocupa os 4 segundos finais do vídeo:
“Eu pergunto para mim mesma: quem foi que aumentou para 8 mil? Eu estou assumindo meu compromisso com 6 mil, e espero que as fontes do Planalto se restrinjam às fontes de água”.
Entre uma fala e outra, o vídeo identifica os dois responsáveis pela multiplicação malandra de creches inexistentes: Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante.
Logo depois de garantir que não sabe muito bem “daonde que apareceu as 8 mil”, a chefe de governo reaparece, agora sem óculos e vestida de azul, para presentear com a promessa anabolizada os ouvintes de um Café com a Presidente gravado em abril deste ano:
“Nós vamos chegar a 8.685 creches. O nosso compromisso era 6 mil, mas é muito possível que seja um número maior que nós vamos entregar de creches”.
Ainda é pouco, decidiu o ministro da Educação em Nova York, onde acompanhava Dilma na visita à ONU. Mercadante precisou de quatro segundos para acrescentar 3 mil creches às 6 mil de 2010:
“Nós estamos fazendo… construindo 9 mil creches”.
Como se vê no vídeo, a grande notícia virou manchete no Portal Brasil: MERCADANTE DESTACA A META DE CONSTRUIR 9 MIL CRECHES.
Em quase três anos, o governo jura ter concluído apenas 1.180. Para chegar às 6 mil festejadas nos palanques, teria de construir 19 por dia até o fim de julho de 2014.
Para alcançar as 9 mil de Mercadante, 31 por dia. Mais de uma creche por hora. Não há limites para a vigarice no Brasil Maravilha.
Faz de conta que a presidente não ouve nem lê o que diz o Herói da Rendição. Seria até um sinal de sensatez se não tivesse esquecido o que disse há seis meses.
Caso fossem menos reverentes, os jornais teriam noticiado a patética caça às fontes sob um título que resume a ópera-bufa: DILMA PROCURA DILMA.