De novo, cumpre-se a Maldição dos Enforcados 15/06/2002
- Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
Por iniciativa do vice-presidente, Sepúlveda Pertence, o TSE suspendeu campanha institucional com outdoor, encomendada pelo presidente Nelson Jobim.
...
Motivo: excesso de azul e amarelo -- as cores do PSDB.
PUBLICIDADE
...
Não é à toa que o TSE sob Jobim também é conhecido por TSDB...
*/*/*
Pura coincidência:
...
O deputado José Riva desistiu da pré-candidatura ao Senado um dia depois de o Caso dos Empréstimos Espíritas passar para a alçada exclusiva do Ministério Público Estadual.
...
O bom das coincidências é que elas coincidem, sempre...
*/*/*
A propósito, com a desistência de Riva, confirma-se, mais uma vez, a "Maldição do Campo DOurique" ou "Maldição dos Enforcados".
...
Roberto França foi o última vítima...
...
Para quem ainda não sabe da maldição, repetimos a história no final da coluna.
*/*/*
O senador carlos Bezerra escolheu o empresário e produtor Iraí Maggi para a primeira suplência na disputa pela reeleição ao Senado.
...
Iraí Maggi -- cujo nome chegou a ser ventilado como vice de Pés de Barro -- é filiado ao PSDB...
...
Só falta, agora, o ex-governador Dante de Oliveira retribuir o gesto e escolher Elarmin Miranda ou Charles Lemos para a primeira suplência da cadeira que vai disputar em outubro...
*/*/*
O prefeito Roberto França demonstra para com a candidatura Maggi o entusiasmo que jamais teve para com sua própria candidatura...
*/*/*
Leitura dinâmica:
Governo de MT rechaça informações do Inpe sobre queimadas
...
Realmente, o Inpe não é uma instituição séria.
...
A Fema, sim...
...
Só rindo...
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Quem riu?
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Fui eu!
*/*/*
Nada menos que 320 revendedores abriram o bico e 30 mil trabalhadores perderam o emprego por conta do novo modelito de contrato imposto pelo performático presidente da Ford do Brasil, Antônio Maciel -- aquele que faz questão de aparecer em todos os comerciais da empresa.
*/*/*
A MALDIÇÃO
Esta da história da "maldição" me foi contada por uma senhora, na friorenta noite da sextafeira 13 de agosto de 1999, logo após a inauguração do Museu do Rio "Hid Alfredo Scaff".
Escrevi algo a respeito no Diário de Cuiabá, no sábado ou domingo seguintes e, nos dias que se seguiram, havia sal grosso pelos cantos e o cheiro característico de defumador, vindo dos gabinetes, rescendia até pelos corredores da AL.
Em resumo, a referida senhora relatou que sobre o Campo DOurique -- o terreno onde, desde o governo Pedrossian, funciona a sede da Assembléia Legislativa -- pesa uma maldição "muito poderosa", para usar suas próprias palavras.
-- Depois que a Assembléia foi transferida para cá, nenhum presidente desta casa vai chegar ao Senado ou ao Governo do Estado, vaticinou.
Sugeriu que conferisse, depois, a relação de ex-presidentes.
Conferi, claro.
E não é que a mulher tinha razão!
Pelo voto, no máximo, os ex-presidente da AL chegaram à Câmara Federal, prefeito das respectivas cidades onde têm domicílio eleitoral ou, pela via da nomeação, ao Tribunal de Contas.
Disse mais aquela estranha senhora de branco:
-- Em todas as legislaturas morre um deputado...
E não é que morre, mesmo!
Ela contou que no Campo DOurique, inicialmente, ficava instalado o patíbulo onde eram enforcados os inconvenientes ao regime colonial português ou aqueles que afrontavam as leis estabelecidas pela Corte -- geralmente escravos ou pobres.
No mesmo local, passaram a ser realizadas, bem mais tarde, as famosas touradas, ocasiões em que o "ponto alto" era o sacrifício dos animais.
-- "Esse lugar é amaldiçoado", arrematou, apontando para o exato lugar onde, segundo ela, ficava o patíbulo: o mesmo local onde está a abóbada da Capela da AL.
Trocando em miúdos, na visão dela, após abrir o cadafalço, os condenados agonizantes ficavam suspensos no ar exatamente sobre o lugar onde está localizado o altar da capelinha.
-- Já foi à capela?
Disse que não.
-- Então, vá lá e repare: é a única capela que não tem Jesus pregado na cruz. Só a cruz.
Conferi. Não tem mesmo.
Quando escrevi esta história pela primeira vez, recebi duas explicações -- uma furada, outra bem humorada -- para este fato:
A explicação furada:
-- "Trata-se de uma capela ecumênica, daí a inexistência de imagens", foi a justificativa. Furada porque, na mesma capela, existem duas imagens de santos sobre pedestais de concreto.
A explicação bem-humorada:
-- Acontece que Jesus Cristo bateu ponto e vazou, como todo bom funcionário público!, brincou uma figura cujo nome não vou revelar, obviamente.
Papo-furado, brincadeiras e superstições à parte, o fato concreto é que -- conforme dissemos no início -- adesistência do ex-presidente da AL -- mais uma vez -- mantém a "escrita" da "Maldição dos Enforcados" ou "Maldição do Campo DOurique".
Quem está sabendo desta história pela primeira-vez pode até estar se perguntando: ela não explicou o que deveria ou poderia ser feito para acabar com a maldição?
Explicar até que explicou. Mas, confesso que, naquele momento e até conferir e constatar que tudo o que ela disse "batia", também não estava acreditando muito e, como agnóstico, não prestei muita atenção nesta parte. Lembro assim, por alto.
Um aspecto interessante é que, enquanto fazia as pesquisas no Instituto Memória da AL para ver se o relato daquela senhora tinha algum fundo de verdade, acabei descobrindo outros tabus igualmente interessantes, além do fato de nenhum presidente ou ex-presidente da AL chegar ao Governo ou ao Senado:
-- Nenhum governador que deixou o cargo para se candidatar ao Senado jamais foi eleito.
Dante deixou o governo para disputar o Senado...
...
-- Nenhum senador conseguiu se eleger governador de Mato Grosso.
...
O senador Antero Pés de Barro é candidato ao governo do Estado...
...
-- Nenhum ex-senador conseguiu retornar ao antigo posto.
Júlio Campos -- ex-senador que tentava retornar ao antigo cargo -- já ficou pelo caminho.
...
NR - 1: Para quem possa ter alguma dúvida, basta checar se o Museu do Rio foi mesmo inaugurado numa sexta-feira 13 de agosto e se, na noite daquele dia, o tempo "virou" e a temperatura caiu bruscamente. Ou, então, checar com os moradores mais antigos daquelas imediações qual é a verdadeira "fama" do Campo DOurique.