capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.933.704 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 11/08/2003

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00


><>///<>///<><

Para não dizer que a última semana foi totalmente perdida, tivemos aí a morte do nonagenário argentário Roberto Marinho, que produziu, em vida, reconhecidamente, uma única coisa digna de registro, ao cunhar a frase:

-- “Não se faz jornal sem comunistas e nem televisão sem veados”.

No mais, nada a lamentar, hipocrisias à parte.

><>///<>///<><

Leitura dinâmica:
Índios querem plantar soja em reserva...

Dispensável dizer que a reserva Paresi fica no município de Sapezal – terra do “Rei da Soja” -- e que tem até uma múlti disposta a ajudar.

Por “ajudar” entenda-se um contrato leonino, onde os índios entram com a terra, com o trabalho, com os maquinários, com os insumos e com os riscos...

...E ficam com 3% do lucro líquido.

Até parece que o plantio de soja é a única e a mais importante alternativa econômica naquela região de Cerrado.

Não é.

Voltaremos ao tema.

><>///<>///<><

São várias as espécies de peixes já ovadas, quatro meses antes da piracema, não apenas os curimbatás, conforme revelamos aqui na última semana.

O fenômeno – que passou a ser observado no rio Cuiabá, com intensidade cada vez maior há cerca de três anos -- mais exatamente desde o fechamento das comportas da Usina de Manso – é atribuído por pescadores e ribeirinhos à qualidade e à temperatura da água liberada através do vertedouro da represa.

Levada a sério, a situação pode obrigar à antecipação do período da piracema e, por conseqüência, resultar em prejuízo ao turismo nos Pantanais de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.

Vamos ver como reagem, agora – passada a Era Dantesca -- a Fema e o Ministério Público Estadual. A primeira porque permitiu e o segundo porque não fez valer nenhum dos dois termos de ajustamento de conduta assinados por Furnas durante a construção da usina.

Aliás, este outro país é o único lugar em que predadores e criminosos ambientais têm assegurado o “direito” de assinar dois termos de ajustamento de conduta, não cumprir nenhum e ficar tudo por isto mesmo.

Mais:
Se bem conhecemos o gado, não há de faltar “especialista” disposto a oferecer outra “explicação científica” para o fenômeno...

...Como aconteceu quando antecipamos o esvaziamento da Baía de Chacororé, em razão da abertura de um canal durante a Era do Desfrute, ocasião em que apareceu um “especialista” para “explicar” que as baías pantaneiras “morrem” a cada 500 anos...

Já que a Turma da Botina se diz disposta a “quebrar paradigmas”, taí uma belíssima maneira de prová-lo: o mínimo que se espera é que seja lançada na conta de Furnas a conta referente aos prejuízos que a proibição da pesca acarretará ao trade turístico, bem como à Previdência, que também terá de antecipar o pagamento aos pescadores profissionais...

...Se o governo tiver mesmo peito para fazer o que deve ser feito, claro.

><>///<>///<><

Coisa impensável há menos de um ano, o grupo JAR, capitaneado pelo comendador João Arcanjo Ribeiro, estreou, quinta-feira da semana passada, na lista de títulos protestados, publicada diariamente pelo Cartório do 4º Ofício.

A propósito, desde a Operação Arca de Noé, o que apareceu de “corajoso” disposto a desancar o comendador é uma grandeza.

Nos jornais, o título honorífico, que antes invariavelmente vinha acompanhado dos mais melosos adjetivos, agora só aparece entre aspas.

É a tal história: depois da fera morta, o que não falta é “amigo da onça” querendo ficar bonito no retrato.

><>///<>///<><


Leitura dinâmica:
Comitiva do PSDB faz “operação estradeiro” na BR-163...

Para “denunciar” as péssimas condições da rodovia, claro.

Pois é... Tucanalha perde o pêlo, mas não perde a manha.

Afinal, a situação chegou ao ponto em que chegou em razão de superfaturamentos que obrigaram o TCU a embargar e paralisar as obras, durante o desgoverno tucano.

Só rindo:
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Quem riu?
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Fui eu!

><>///<>///<><

Livro que traça a biografia do empresário André Maggi pula aquela parte em que o biografado foi vítima de extorsão por membros do governo tucano – que dormita no MPE desde agosto do ano passado...

...E nenhuma referência faz à resistência da família – mulher e filhos, atual governador Blairo Maggi incluído – quando, em companhia de um grupo de amigos, o “velho” decidiu partir para o Chapadão do Paresi e fundar Sapezal.

><>///<>///<><

Custou, mas Blairo Maggi acabou promovendo a primeira mudança em seu secretariado, substituindo a titular da Saúde, conforme antecipamos aqui há muitas e muitas luas...

...Fato que acabou se consumando, mas que, na ocasião, a mídia amestrada e fornecedores de opinião, entre outras sandices, qualificaram como “plantação”, “lobby das empresas de medicamentos” e, claro, “tentativa de desestabilizar o governo”.

Certo que, poucos dias antes, o governador já havia promovido a substituição dos titulares da dispensável Secretaria de Esportes e Lazer – o que não conta e razão pela qual sequer nos demos ao trabalho de registrar..

Afinal, como o próprio nome indica, não se trata exatamente de uma Secretaria, mas de algo que se mantém “por esporte e lazer” e que, a rigor -- para não dizer que não serve para coisa alguma -- só serve para acomodações políticas, o que vem a dar no mesmo.

><>///<>///<><

Aproveitando o embalo:
Indicação de Carla Muniz para a Secretaria Estadual de Educação promete mais estragos que a escolha do colega e “xará” Carlos Brito para a Chefia da Casa Civil.

Esperar pra ver.

><>///<>///<><

Lá se vão oito meses que a Turma da Botina está no Paiaguás e, serviço que é bom, até agora nada.

Qualquer coincidência com a Era do Desfrute é mera semelhança.

No mais, nada mais.

Só “lançamentos”, “reuniões” e conversa fiada.

><>///<>///<><

Leitura dinâmica:
França será o candidato do PPS ao Senado...

Considerando que apenas uma vaga no Senado da República estará em jogo, em 2006, trocando em miúdos, isto significa que o PPS disputa com “chapa pura” a próxima eleição geral e ao “aliado” Jota Veríssimo não resta outra alternativa que não seja a de peitar a disputa pelo governo do Estado contra Bráulio Mággico, candidatíssimo à reeleição.

><>///<>///<><






































   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 06 de Agosto de 2003
Edição de 1º de Agosto de 2003
Edição de 29 de Julho de 2003
Edição de 03 de Julho de 2003
Edição de 1º de Julho de 2003
Edição de 24 de Junho de 2003
Edição de 17 de Junho de 2003
Edição de 10 de Junho de 2003
Edição de 07 de Junho de 2003
Edição de 05 de Junho de 2003
Edição de 29 de Maio de 2003
Edição de 28 de Maio de 2003
Edição de 27 de Maio de 2003
Edição de 14 de Maio de 2003
Edição de 13 de Maio de 2003
Edição de 06 de Maio de 2003
Edição de 1º de Maio de 2003
Edição de 29 de Abril de 2003
Edição de 28 de Abril de 2003
Edição de 24 de Abril de 2003

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques