|
CURTO & GROSSO
Edição de 11/08/2003
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
><>///<>///<><
Para não dizer que a última semana foi totalmente perdida, tivemos aí a morte do nonagenário argentário Roberto Marinho, que produziu, em vida, reconhecidamente, uma única coisa digna de registro, ao cunhar a frase:
-- “Não se faz jornal sem comunistas e nem televisão sem veados”.
No mais, nada a lamentar, hipocrisias à parte.
><>///<>///<><
Leitura dinâmica:
Índios querem plantar soja em reserva...
Dispensável dizer que a reserva Paresi fica no município de Sapezal – terra do “Rei da Soja” -- e que tem até uma múlti disposta a ajudar.
Por “ajudar” entenda-se um contrato leonino, onde os índios entram com a terra, com o trabalho, com os maquinários, com os insumos e com os riscos...
...E ficam com 3% do lucro líquido.
Até parece que o plantio de soja é a única e a mais importante alternativa econômica naquela região de Cerrado.
Não é.
Voltaremos ao tema.
><>///<>///<><
São várias as espécies de peixes já ovadas, quatro meses antes da piracema, não apenas os curimbatás, conforme revelamos aqui na última semana.
O fenômeno – que passou a ser observado no rio Cuiabá, com intensidade cada vez maior há cerca de três anos -- mais exatamente desde o fechamento das comportas da Usina de Manso – é atribuído por pescadores e ribeirinhos à qualidade e à temperatura da água liberada através do vertedouro da represa.
Levada a sério, a situação pode obrigar à antecipação do período da piracema e, por conseqüência, resultar em prejuízo ao turismo nos Pantanais de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.
Vamos ver como reagem, agora – passada a Era Dantesca -- a Fema e o Ministério Público Estadual. A primeira porque permitiu e o segundo porque não fez valer nenhum dos dois termos de ajustamento de conduta assinados por Furnas durante a construção da usina.
Aliás, este outro país é o único lugar em que predadores e criminosos ambientais têm assegurado o “direito” de assinar dois termos de ajustamento de conduta, não cumprir nenhum e ficar tudo por isto mesmo.
Mais:
Se bem conhecemos o gado, não há de faltar “especialista” disposto a oferecer outra “explicação científica” para o fenômeno...
...Como aconteceu quando antecipamos o esvaziamento da Baía de Chacororé, em razão da abertura de um canal durante a Era do Desfrute, ocasião em que apareceu um “especialista” para “explicar” que as baías pantaneiras “morrem” a cada 500 anos...
Já que a Turma da Botina se diz disposta a “quebrar paradigmas”, taí uma belíssima maneira de prová-lo: o mínimo que se espera é que seja lançada na conta de Furnas a conta referente aos prejuízos que a proibição da pesca acarretará ao trade turístico, bem como à Previdência, que também terá de antecipar o pagamento aos pescadores profissionais...
...Se o governo tiver mesmo peito para fazer o que deve ser feito, claro.
><>///<>///<><
Coisa impensável há menos de um ano, o grupo JAR, capitaneado pelo comendador João Arcanjo Ribeiro, estreou, quinta-feira da semana passada, na lista de títulos protestados, publicada diariamente pelo Cartório do 4º Ofício.
A propósito, desde a Operação Arca de Noé, o que apareceu de “corajoso” disposto a desancar o comendador é uma grandeza.
Nos jornais, o título honorífico, que antes invariavelmente vinha acompanhado dos mais melosos adjetivos, agora só aparece entre aspas.
É a tal história: depois da fera morta, o que não falta é “amigo da onça” querendo ficar bonito no retrato.
><>///<>///<><
Leitura dinâmica:
Comitiva do PSDB faz “operação estradeiro” na BR-163...
Para “denunciar” as péssimas condições da rodovia, claro.
Pois é... Tucanalha perde o pêlo, mas não perde a manha.
Afinal, a situação chegou ao ponto em que chegou em razão de superfaturamentos que obrigaram o TCU a embargar e paralisar as obras, durante o desgoverno tucano.
Só rindo:
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Quem riu?
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Fui eu!
><>///<>///<><
Livro que traça a biografia do empresário André Maggi pula aquela parte em que o biografado foi vítima de extorsão por membros do governo tucano – que dormita no MPE desde agosto do ano passado...
...E nenhuma referência faz à resistência da família – mulher e filhos, atual governador Blairo Maggi incluído – quando, em companhia de um grupo de amigos, o “velho” decidiu partir para o Chapadão do Paresi e fundar Sapezal.
><>///<>///<><
Custou, mas Blairo Maggi acabou promovendo a primeira mudança em seu secretariado, substituindo a titular da Saúde, conforme antecipamos aqui há muitas e muitas luas...
...Fato que acabou se consumando, mas que, na ocasião, a mídia amestrada e fornecedores de opinião, entre outras sandices, qualificaram como “plantação”, “lobby das empresas de medicamentos” e, claro, “tentativa de desestabilizar o governo”.
Certo que, poucos dias antes, o governador já havia promovido a substituição dos titulares da dispensável Secretaria de Esportes e Lazer – o que não conta e razão pela qual sequer nos demos ao trabalho de registrar..
Afinal, como o próprio nome indica, não se trata exatamente de uma Secretaria, mas de algo que se mantém “por esporte e lazer” e que, a rigor -- para não dizer que não serve para coisa alguma -- só serve para acomodações políticas, o que vem a dar no mesmo.
><>///<>///<><
Aproveitando o embalo:
Indicação de Carla Muniz para a Secretaria Estadual de Educação promete mais estragos que a escolha do colega e “xará” Carlos Brito para a Chefia da Casa Civil.
Esperar pra ver.
><>///<>///<><
Lá se vão oito meses que a Turma da Botina está no Paiaguás e, serviço que é bom, até agora nada.
Qualquer coincidência com a Era do Desfrute é mera semelhança.
No mais, nada mais.
Só “lançamentos”, “reuniões” e conversa fiada.
><>///<>///<><
Leitura dinâmica:
França será o candidato do PPS ao Senado...
Considerando que apenas uma vaga no Senado da República estará em jogo, em 2006, trocando em miúdos, isto significa que o PPS disputa com “chapa pura” a próxima eleição geral e ao “aliado” Jota Veríssimo não resta outra alternativa que não seja a de peitar a disputa pelo governo do Estado contra Bráulio Mággico, candidatíssimo à reeleição.
><>///<>///<><
Compartilhe:
|
|