Cuiabá... Terça-feira... Coresma – com direito à praga do tal jogo "intenso" da Seleção de Tite... Francamente!... Mas tem notícia digoreste de boa para o contribuinte cansado de sustentar marajá e suas espertezas... Glória! Lembra do Procurador Mauro? Aquele mesminho que nunca esqueceu...
...de disputar eleição majoritária pelo PSOL e, assim, ter licença extra de seis meses de dois em dois anos? Pois é... Pelo bem do pooovo e felicidade geral destanação... Cansei!, diz ele, que promete largar mão dessa vida errante para se dedicar – pasmem! – ao "trabalho" e à carreira de bandlíder...
...de um grupo de rasqueado ou qualquer coisa parecida – embora os intelequituais notem diferença enorme entre a latomia dos diferentes ritmos que dizem "cuiabanos", porém, são sorocabanos, trazidos pelo fundadores desta Villa Real das Minas de São Bão: Miguel Sutil, Moreira Cabral "et aliæ".
Não era esse, contudo, tais divagações vem a calhar a propósito de um troço que imaginanos venha a ser do apreço de culturetes a afins: a diferença entre reclamar – ooops! – declamar e recitar. Os "pobrema" de Cuiabá estão todos "arresolvidos" – vimos ontem – só falta um teatro... Que quiá?
Por certo, qualquer poesia pode ser declamada, desde que o elemento saiba ler e respeite a pontuação e, claro, capriche na modulação da voz – tipo "vírgula", pausa curta; "ponto", mais longa; "ponto final", silêncio eloqûente. Já recitar não é pra quarqué – requer um tchan de quem escreve e se atreve.
Neste último qüesito beira a perfeição o Hino de Cuiabá. A letra do poeta Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, de tão melodiosa – com todo respeito ao compositor Luis Cândido da Silva – é do balacobaco. Faça o teste. Por desafinado que você seja, fica Top!... Em Verdade, em Verdade vos digo.
Além de realizar um “revogaço” de medidas burocráticas nos próximos dias, o governo prometeu ontem a empresários da indústria o lançamento de um pacote de competitividade para as empresas nas próximas duas semanas – incluindo ações para baratear o custo da energia.
Onze entidades industriais se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para manifestarem apoio integral à reforma da Previdência.
O Ministério Público Federal (MPF) informou na boca da noite de ontem que vai recorrer da decisão que soltou o ex-presidente Michel Temer (MDB), o ex-ministro Moreira Franco e João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, na tarde desta segunda-feira, 25.
Segundo a procuradora Mônica de Ré, que integra a força-tarefa da Lava Jato da Procuradoria Regional da 2ª Região, existem fatos recentes que podem justificar a manutenção da prisão, como a tentativa de depósito em espécie de R$ 20 milhões, em outubro do ano passado, na conta da Argeplan, do coronel Lima, que seria operador de Temer, identificado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Além disso, a procuradora alegou que o ex-presidente está bem de saúde e que as condições da sala em que foi colocado na superintendência da PF no Rio “são muito boas”.
Eduardo Sampaio, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, explicou ontem em evento em Brasília que já há “consenso, no nível técnico e político” para reforçar o seguro rural. Porém...
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA, informou ao Ministério da Agricultura que poderá enviar missão ao Brasil entre 10 e 28 de junho para fazer uma auditoria no sistema de inspeção de estabelecimentos de carnes bovinas e suínas do País.
“Este é um passo importante para que possamos voltar a exportar, num futuro próximo, carne in natura aos EUA”, registrou em nota a ministra Tereza Cristina.