|
CURTO & GROSSO
Edição de 25/01/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Recomenda-se deixar a turma do foguetório bem longe do local da solenidade... Mas, pelo sim ou pelo não, "nosso representante" certamente não deve fazer má figura caso algua coisa saia errada amanhã, quando o novo ministro da Justiça, Aloísio Nunes, vier para a inauguração da Companhia de Policiamento Comunitário na Estrada do Moinho.
...
O último ministro da Justiça que esteve em Mato Grosso -- o advogado de carreira José Carlos Dias --, não deu nem pro cheiro...
...
Foi garbosamente ultrapassado por Sua Excia assim que pipocou um tiroteio na Penitenciária de "Segurança Máxima" de Rondonópolis -- episódio que passou à História como a "Retirada de Mata Grande.
...
Se o novo ministro quiser superar "nosso herói de carreira" vai ter que passar muito sebo nas canelas.
...
Agora, falando sério: se a população de Tangará da Serra quer ver mesmo o assassinato do vereador Daniel do Indea ser desenleado, pode tratar de fazer o caso chegar ao conhecimento do ministro Aloísio Nunes.
...
Normalmente, ministro vem acompanhado por um séquito de jornalistas. Basta redigir um documento -- com cópias aos profissionais de Imprensa que acompanham Aloísio Nunes -- explicando tudo.
...
Inclusive e sobretudo aquela parte referente ao camarada que se diz executor do crime, quer entregar o mandante, mas ninguém aqui liga a mínima pra ele, que só exige ser beneficiado pelo Programa de Proteção a Testemunhas.
...
O Programa de Proteção a Testemunhas, para quem não sabe, é gerenciado pelo Ministério da Justiça.
...
Dante convidou o ministro para inaugurar a nova Companhia da PM com o evidente propósito de pegar uma carona nessa onda pró-segurança despertada pela assassinato de outro Daniel, o do PT, prefeito de Santo André.
...
Como o Exmo. Sr. Dr. Governador do Estado, Comandante em Chefe do Batalhão de Trânsito e Herói de Carreira da célebre "Retirada de Mata Grande" péla de medo da imprensa "do exterior", é a chance que a população de Tangará da Serra tem para ver o caso ganhar a dimensão devida e se encaminhar para a solução esperada.
...
Ficar esperando pela palavra empenhada de Dante já sabe... Duzentos e cinco dias depois, pode perder as esperanças.
...
A propósito, nossa enquete sobre o Caso Daniel do Indea registrou esta quinta o primeiro e único voto, até agora, de alguém que acredita na palavra de Dante. Os outros 3.853 continuam desacreditando...
*/*/*
Sei não... Tenho a leve desconfiança de que Sinop fica sobre algum cemitério de índio ou algo parecido.
...
Os primeiros colonizadores foram pra lá na doce ilusão de que se tratava de terras fertilíssimas, cobertas de pura madeira-de-lei, quando não passava de um baita areão repleto de madeiras brancas, ocadas, de pouquíssimo ou nenhum valor comercial.
...
Depois, veio a história da usina de álcool de mandioca -- a maior do mundo. A terra não produzia a quantidade que se alardeava -- 15 toneladas/ha -- e as instalações ficaram vários anos abandonadas...
...
Aí me aparece o FHC, em campanha para o primeiro mandato, em 94, prometendo asfaltar a BR-163. Voltou para renovar a promessa em 98 e, e no ano passado para lançar o tal Programa de Informatização de escolas públicas que, até agora, não saiu do papel.
...
Quarta-feira que vem é a vez de outra encenação. Esta por conta da visita do candidato dos tucanos e dos banqueiros à Presidência da República, quando -- de novo -- será renovada a promessa de pavimentação da BR.
...
Até quando o povo de Sinop vai continuar sendo levado -- ou se deixar levar -- no bico?
*/*/*
Falar em candidato dos banqueiros, o Banco Central anda tentando arranjar uma desculpinha esfarrapada para justificar a redução do total de impostos recolhidos pelos bancos o ano passado.
...
Vai encontrar, é claro. E convencer quem gosta de ser enganado.
*/*/*
Enfim, uma notícia boa:
...
O Museu Emílio Goeldi acaba de lançar dois livros sobre a Amazônia. Foi esta quinta, à tarde, na biblioteca Clara Galvão, no Parque Zoobotânico, em Belém.
...
"Plantas Aromáticas na Amazônia e seus Óleos Essenciais" e "Aroma de Flores na Amazônia" são os novos títulos, obras escritas por Guilherme Maia, Maria das Graças Zoghbi e Eloísa Helena Andrade, pesquisadores do Museu.
*/*/*
Vejam só as voltas que o mundo dá. Há pouco mais de um mês, a Enron era a maior empresa do mundo do setor de energia. Agora está com os bens arrestados porque não pagou a conta de energia. Triste fim!
...
Triste fim para os ex-funcionários, credores e investidores, que ficaram micados. Porque o chefão, mesmo, o autor do golpe, pediu aposentadoria ontem com um salário de 450 mil dólares/ano.
Compartilhe:
|
|