|
CURTO & GROSSO
Edição de 25/12/2001
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Enquanto na "Casa Grande" o clima é de festa e comemoração por mais um
lobby em curso (Leia "Dante agora quer linhão Cuiabá/Três Lagoas"), na "senzala" o Natal não é tão festivo assim...
...
A Rede Cemat promoveu uma ampla operação de corte de energia no última sexta-feira, deixando moradores sem luz justamente na véspera do Natal. Quem não conseguiu juntar dinheiro para pagar a conta nesta segunda-feira, dançou.
...
A situação também não é diferente no meio rural, onde centenas de pequenos produtores não conseguem, ao mesmo tempo, quitar a conta de energia e as parcelas do financiamento da rede de distribuição.
...
A propósito, o tal programa "Luz no Campo" só serviu mesmo para carrear dinheiro para as empreiteiras do ramo e para ampliar o quadro de consumidores das empresas de energia.
...
Ao contrário do que diz toda a propaganda oficial, quem está pagando tudo -- e com juros escorchantes -- são os "beneficiários" do programa.
...
O preço cobrado dos "beneficiários" pela implantação da rede de distribuição, em alguns casos, chega a quatro vezes ao de mercado.
*/*/*
"Governo fecha o ano sem déficit e sem superávit", informa a Folha do Estado.
...
Resumo da ópera: só ficou a capa da gaita...
*/*/*
A mesma Folha "informa" que o programa BID/Pantanal foi criado no governo Dante. Na verdade o programa nasceu no governo Jota Veríssimo, baseado em uma idéia do então deputado Paulo Moura.
...
O jornal que luta para ser mais eficiente que a Secom também traz o lamento, a dor de cotovelo mesmo, do governador do Estado, pelo fato de o presidente Fernando Henrtique ter escolhido o Pantanal de Mato Grosso do Sul para passar as festas de final de ano.
...
FHC nada mais fez que o que fazem 9 em cada 10 turistas que programam o Pantanal. Nove vão para o Mato Grosso do Sul e só um vem pra cá...
...
De onde volta estarrecido, certamente, por encontrar mansões erguidas sobre baías, aterros pra tudo quanto é lado, o fogo consumindo áreas cada vez mais extensas e até projeto para o asfaltamento da rodovia Transpantaneira.
...
Há exatos sete anos, o fluxo de turistas no Pantanal percorria caminho exatamente oposto. Nove vinham para cá e apenas um programava o Pantanal de MS.
*/*/*
A venda de produtos ecologicamente corretos aumenta na Europa, principalmente na Grã-Bretanha, onde a repulsa pelos transgênicos é generalizada.
...
A mesma tendência se observa nos Estados Unidos, Japão e também na China, onde são quase dois bilhões de bocas...
...
A previsão é a de que até 2005 o mercado consumidor europeu e americano -- o povão, mesmo, aquelas gordas senhoras que vão às compras -- rejeitem totalmente qualquer tipo de alimento que contenha substâncias geneticamente modificadas.
...
Enquanto isto, naquele "outro país", uns e outros dão todo apoio à introdução do plantio de sementes transgênicas em Mato Grosso. Tudo por conta de um Budão...
Compartilhe:
|
|