|
CURTO & GROSSO
Edição de 29/01/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
O comício do PSDB desta quarta-feira, em Sinop, tem todos os ingredientes para fazer deslanchar ou sepultar de vez a candidatura de José Serra.
...
Tudo vai depender da reação da população local, já cansada de ouvir promessas de campanha que jamais de concretizam.
...
Fernando Henrique esteve por três vezes em Sinop nos últimos sete anos -- duas para prometer a pavimentação da BR-163 até a divisa com o Pará e uma para lançar o Programa Nacional de Informatização de Escolas de Segundo Grau.
...
Nenhuma das promessas se concretizou.
...
A última, por conta de algumas coisas um tanto quanto estranhas na milionária aquisição dos computadores e as duas primeiras por culpa do Exmo. Sr. Dr. Governador do Estado -- justamente o anfitrião do ministro-candidato tucano, José Serra.
...
As obras de pavimentação do trecho Santa Helena até a divisa com o Pará estão paralisadas por causa do superfaturamento de 12 milhões de reais detectado pelo Tribunal de Contas da União.
...
Como o governador do Estado não tem peito para denunciar unilateralmente o contrato, as obras continuam paralisadas, impedindo que a produção regional seja escoada para o Porto de Santarém.
...
O Sr. Dante Martins de Oliveira não denuncia o contrato devido às estreitas ligações de seu governo com a Construtora Triunfo -- a vencedora da concorrência, segundo o TCU, superfaturada.
...
Explica-se: a Construtora também é dona do Grupo Gazeta de Comunicação -- o órgão oficioso do governo -- e seu sócio-majoritário o coordenador da campanha do PSDB em Mato Grosso, inclusive do comício do ainda ministro José Serra amanhã, em Sinop.
...
Além do governador do Estado, no palanque tucano, ao lado de Serra, estará o (ainda) candidato oficial do PSDB ao governo de Mato Grosso, o senador Antero Pés de Barro -- ex-funcionário do Grupo Gazeta.
...
O Palácio Paiaguás está se cercando de todos os cuidados para que a primeira alternativa se concretize.
...
Para ludibriar a Justiça Eleitoral, alega que o comício de amanhã à noite não pode ser caracterizado como uso da máquina porque será realizado depois das seis horas da tarde, quando estará encerrado o expediente.
...
Como se o ministro, o governador e os secretários de estado presentes abrissem mão das mordomias dos respectivos cargos -- diárias, carro oficial, etc -- e deixassem de ser ministro, governador e secretários, depois do expediente.
...
Despreocupados com a Justiça Eleitoral, tucanos de carteirinha e aliados estão sendo mobilizados para que o primeiro comício do candidato Serra seja um sucesso.
...
Esperam reunir, no mínimo, três mil militantes para aplaudir o candidato de FHC (aquele das promessas não cumpridas), de Dante (aquele que não denuncia o contrato com a empreiteira e não realiza nova concorrência) e de Pés de Barro (aquele que mente até sob juramento).
...
Se, mais uma vez, a população de Sinop vai se deixar levar no bico, é a grande incógnita que só será desvendada amanhã à noite.
...
Os principais veículos de comunicação do país estarão acompanhando o candidato tucano à Presidência da República.
...
Se a população de Sinop -- mais uma vez -- acreditar nas promessas de pavimentação da BR-163 (o grande gargalo ao desenvolvimento regional), a candidatura Serra sobrevive.
...
Mas, se a população de Sinop aproveitar a "deixa" para deixar bem clara sua insatisfação, promovendo, por exemplo, uma estrondosa vaia -- dessas de sair no Jornal Nacional...
...
...Serra, Dante e Pés de Barro podem enfiar a viola no saco.
...
Independente de qual seja a reação da população local, uma coisa é rigorosamente certa: o comício de amanhã à noite em Sinop vai entrar na História.
...
Esperar pra ver.
Compartilhe:
|
|